O seu automóvel elétrico é carregado através de ligação à corrente elétrica graças aos diferentes cabos disponíveis. Num posto de carregamento doméstico de 7,4 kW CA monofásico ou 11 kW CA trifásico, terá acesso a um carregamento melhorado. Numa tomada reforçada, o carregamento será mais lento.
Seja qual for a natureza das suas deslocações, o seu automóvel elétrico é compatível com inúmeros postos de carregamento públicos. Estão disponíveis 630 000 postos de carregamento em toda a Europa.
*Dados ACEA no final de 2023
vive numa habitação pessoal?
Carregue o seu automóvel com a instalação de uma solução de carregamento no seu domicílio.
carregamento num posto de CA 7 kW ou 11 kW
Ideal para utilização aquando de paragens de média duração, recupere 100 km em aproximadamente 2h30 através de um posto de carregamento de 7,4 kW.
Destina-se especificamente a este tipo de utilização e permite efetuar o carregamento mais rapidamente.
carregamento através de uma tomada reforçada ou padrão
cabo de carregamento para posto de carregamento doméstico ou público
Este cabo de carregamento dedicado permite-lhe carregar apenas o seu automóvel elétrico num posto de carregamento dedicado com uma potência entre os 7 kW e os 22 kW. Por exemplo, com uma Wallbox ou nos postos de carregamento públicos.
Ideal para a utilização durante uma paragem de média duração (1h a 3h), com o controlo permanente do carregamento efetuado pelo posto de carregamento.
cabo de carregamento para tomada doméstica
Utilizável ocasionalmente, este cabo permite efetuar o carregamento do seu automóvel nas tomadas domésticas convencionais quando não existe um modo de carregamento alternativo mais rápido ou uma tomada reforçada de 16 A em sua casa, para necessidades de carregamento moderadas.
Este cabo garante o controlo e a segurança do carregamento, graças à caixa de comunicação diretamente integrada.
O carregamento de um automóvel elétrico é mais económico do que atestar o depósito de um automóvel térmico.
Por exemplo, no Renault Megane E-Tech elétrico calculamos o custo médio de um carregamento para 100 km em cerca de 4 €, quando realizado no domicílio.
Em sua casa, beneficie das tarifas de horário em vazio e reduza os seus custos de carregamento.
efetue o carregamento do seu automóvel elétrico enquanto viaja
Existem inúmeros centros comerciais e parques de estacionamento públicos que fornecem locais específicos com postos de carregamento para poder carregar o seu automóvel elétrico. Este serviço, excluindo o custo do estacionamento, é frequentemente gratuito.
efetue o carregamento nos nossos concessionários
Com vários concessionários Renault equipados com postos de carregamento em Portugal, aceda ao modo de carregamento acelerado para carregar até 80 % da bateria do seu automóvel em 1h30.
carregamento rápido em autoestrada
Existem inúmeros pontos de carregamento disponíveis na rede de autoestradas portuguesa que oferecem a possibilidade de carregamento rápido para otimizar o tempo de carregamento aquando dos seus trajetos longos.
cabo de carregamento para posto de carregamento público de até 22 kW
O cabo de carregamento fornecido de base com o seu automóvel é polivalente: oferece-lhe a possibilidade de efetuar o carregamento do seu automóvel nos postos de carregamento públicos e privados de até 22 kW.
Os postos de carregamento públicos existem em todo o lado e são cada vez mais: centros comerciais, centros das cidades, escritórios, parques de estacionamento...
cabo e posto de carregamento ultrarrápido CC a partir de 50 kW
Os cabos estão diretamente integrados no posto de carregamento, pelo que apenas tem de validar o seu carregamento e ligar o seu automóvel para recuperar rapidamente autonomia. Neste caso específico, o encaixe de conexão difere dos outros cabos. Mas continua a ser compatível e reconhecido pelo seu automóvel elétrico. Com o Megane E-Tech elétrico, recupere 300 km WLTP em 30 min ou 200 km de autonomia real em autoestrada*.
* As temperaturas exteriores influenciam a potência máxima aceite pela bateria e, consequentemente, o tempo de carregamento.
Quando em viagem, recomenda-se o carregamento do automóvel elétrico através de um posto de carregamento público. O custo de carregamento varia consoante os operadores; a faturação pode ser efetuada de diferentes formas: por kWh consumido, por tempo passado ou a conjugação de ambos.
Em média, calculamos o custo aproximado do carregamento em 0,5 € por kWh.
O carregamento é um aspeto importante do dia-a-dia elétrico.
Damos-lhe algumas dicas para torná-lo mais prático, mais económico e mais ecológico.
Planeamento e acompanhamento do carregamento através da My Renault.
Planeie o seu carregamento para um horário preciso, para beneficiar do tarifário do horário económico.
Confirme remotamente que o seu automóvel se encontra efetivamente a carregar ou se já acabou de carregar.
No dia-a-dia, privilegie um carregamento entre os 15% e os 80% no máximo, de forma a otimizá-lo.
Apenas pretenda alcançar os 100% aquando das suas viagens longas.
Se prevê efetuar uma paragem intermédia, privilegie um posto de carregamento acelerado. Será menos dispendioso.
Otimize os seus trajetos num automóvel elétrico com o planeador de viagens integrado no Google Maps*.
Caso introduza um destino até ao qual o nível de carga da bateria é insuficiente, o seu automóvel irá automaticamente indicar-lhe pontos de carregamento à sua escolha disponíveis ao longo do trajeto e irá propor-lhe a melhor combinação (% de carregamento-alvo em cada paragem) para chegar o mais cedo possível ao destino.
Ao aproximar-se da estação de carregamento planeada no Google Maps do seu openR link, o seu automóvel pré-aquece a bateria, para permitir efetuar o respetivo carregamento o mais rápido possível. Assim, poupará tempo e dinheiro.
* consoante os modelos e as versões.
installation type | power at charging point | vehicle charger power | required cable | battery charge (recommended) | comfort-range battery (52kWh) |
---|---|---|---|---|---|
fast public charging point (DC) | 100kW | 100kW DC(1) | tethered cable |
15-80% |
30 min |
public or home charging point | 22 kW | 11 kW AC | Type 2 cable available (three-phase) | 15-80% |
3 hr 13 |
7.4 kW | 15-80% | 5 hr 11 | |||
reinforced domestic socket |
3.7 kW |
11 kW AC |
Optional flexicharger cable (single-phase) |
15-80% |
9 hr 48 mins |
(1) with the comfort-range battery, maximum peak power is 130 kW. With the long-range battery, maximum peak power is 150 kW. Remember that DC charging is not linear and varies by charge status and battery temperature.
installation type | power at charging point | vehicle charger power | required cable | battery charge (recommended) | charging times | |
---|---|---|---|---|---|---|
comfort-range battery (60 kWh) | long-range battery (87 kWh) | |||||
fast public charging point (DC) | 150 kW | 130/150 kW DC¹ | tethered cable | 15-80% | 32 mins | 37 mins |
public charging point | 22 kW | 22 kW AC | Type 2 charging cable included with purchase (3-phase) | 15-80% | 1 hr 50 mins | 3 hrs |
home charging point | 7.4 kW | 15-80% | 6 hrs 1 min | 8 hrs 27 mins | ||
public charging point | 22 kW | 7.4 kW AC | Type 2 charging cable included with purchase (1-phase) | 15-80% | 6 hrs 1 min² | 8 hrs 27 mins² |
home charging point | 7.4 kW | 15-80% | 6 hrs 1 min | 8 hrs 27 mins |
(1) with the comfort-range battery, maximum peak power is 130 kW. With the long-range battery, maximum peak power is 150 kW. Remember that DC charging is not linear and varies by charge status and battery temperature.
(2) with the vehicle’s included 7.4 kW single-phase AC charger, the maximum power offered by three-phase AC terminals will not be accessible.
tipo de instalação | potência de carregamento | cabo a utilizar | tempo de carregamento | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
bateria de 40 kWh | bateria de 60 kWh | ||||||||
50 km | 150 km | 300 km | 50 km | 250 km | 450 km | 470 km | |||
posto de carregamento doméstico(1) | 7,4 kW | cabo de modo 3 incluído na compra | 1 h 10 | 3 h 15 | 6 h 30 | 1 h | 5 h | 9 h 15 | 9 h 15 |
tomada doméstica Green'Up | 3,7 kW | cabo de modo 2 padrão ou flexi-charger em acessórios | 2 h 15 | 6 h 15 | 12 h 15 | 2 h | 10 h | 18 h | 18 h |
tomada doméstica padrão(2) | 2,3 kW | cabo de modo 2 flexi-charger em acessórios | 3 h 40 | 10 h 35 | 21 h | 3 h 20 | 17 h | 30 h 30 | 30 h 30 |
posto de carregamento rápido público | 130 kW | cabo compatível com o posto de carregamento | N.A. | N.A. | N.A. | 7 min | 25 min | 1 h 15 | 1 h 15 |
posto de carregamento público | 22 kW | cabo de modo 3 incluído na compra | 30 min | 1 h 10 | 2 h 20 | 20 min | 1 h 30 | 3 h 15 | 3 h 15 |
(1) ofertas de soluções de carregamento no domicílio propostas pela Mobilize Power Solutions. Para saber mais, consulte o seu conselheiro Renault.
(2) apenas para uma utilização ocasional.
as potências máximas e o tempo de carregamento são baseadas em condições meteorológicas moderadas (20°).
tipo de instalação | potência de carregamento | cabo a utilizar | tempo de carregamento | ||
---|---|---|---|---|---|
bateria de 45 kWh | |||||
50 km | 170 km | 285 km | |||
posto de carregamento doméstico(1) | 7,4 kW | cabo de modo 3 incluído na compra | 1 h 10 | 4 h 06 | 7 h |
tomada doméstica reforçada(1) | 3,7 kW | cabo de modo 2 padrão ou “flexi-charger” em opção(3) | 2 h 25 | 8 h 12 | 14 h |
tomada doméstica padrão(2) | 2,3 kW | cabo de modo 2 "flexi-charger" em opção(3) | 3 h 50 | 13 h 12 | 22 h 30 |
posto de carregamento rápido público | 80 kW | cabo compatível com o posto de carregamento | 6 min | 27 min | 1 h 25 |
posto de carregamento público | 22 kW | cabo de modo 3 incluído na compra | 24 min | 1 h 24 | 2 h 25 |
(1) ofertas de soluções de carregamento no domicílio propostas pela Mobilize Power Solutions. Para saber mais, consulte o seu conselheiro Renault.
(2) apenas para uma utilização ocasional. (3) consoante a versão.
as potências máximas e o tempo de carregamento são baseadas em condições meteorológicas moderadas (20°).
tipo de instalação | potência de carregamento | cabo a utilizar | tempo de carregamento | ||
---|---|---|---|---|---|
bateria de 22 kWh | |||||
40 km | 75 km | 190 km | |||
posto de carregamento doméstico(1) | 7,4 kW | cabo de modo 3 em opção | 51 min | 1 h 35 | 4 h |
tomada doméstica reforçada(1) | 3,7 kW | cabo de modo 2 incluído na compra | 1 h 45 | 3 h 17 | 8 h 20 |
tomada doméstica padrão(2) | 2,3 kW | cabo de modo 2 incluído na compra | 3 h 09 | 5 h 55 | 15 h |
posto de carregamento público | 11 kW | cabo de modo 3 padrão em opção | 32 min | 59 min | 2 h 52 |
posto de carregamento público | 22 kW | cabo de modo 3 padrão em opção | 16 min | 30 min | 1 h 26 |
(1) ofertas de soluções de carregamento no domicílio propostas pela Mobilize Power Solutions. Para saber mais, consulte o seu conselheiro Renault.
(2) apenas para uma utilização ocasional.
as potências máximas e o tempo de carregamento são baseadas em condições meteorológicas moderadas (20°).
tipo de instalação | potência de carregamento | cabo a utilizar | tempo de carregamento | ||
---|---|---|---|---|---|
bateria de 45 kWh | |||||
50 km | 170 km | 300 km | |||
posto de carregamento doméstico(1) | 7,4 kW | cabo de modo 3 incluído na compra | 1 h 10 | 3 h 35 | 7 h |
tomada doméstica reforçada(1) | 3,7 kW | cabo de modo 2 padrão ou flexi-charger em acessórios | 2 h 25 | 7 h 10 | 14 h |
tomada doméstica padrão(2) | 2,3 kW | cabo de modo 2 flexi-charger em acessórios | 3 h 50 | 11 h 35 | 22 h 30 |
posto de carregamento rápido público | 80 kW | cabo compatível com o posto de carregamento | 6 min | 25 min | 1 h 25 |
posto de carregamento público | 22 kW | cabo de modo 3 incluído na compra | 24 min | 1 h 10 | 2 h 25 |
(1) ofertas de soluções de carregamento no domicílio propostas pela Mobilize Power Solutions. Para saber mais, consulte o seu conselheiro Renault.
(2) apenas para uma utilização ocasional.
as potências máximas e o tempo de carregamento são baseadas em condições meteorológicas moderadas (20°).
type of installation | charge power | required cable | battery charge (recommended) | charging time | |
---|---|---|---|---|---|
40 kWh battery(3) |
87 kWh battery(3) | ||||
200 km(4)(6) | 460 km(5)(6) | ||||
home charging point(1) | 7.4 kW | mode 3 charging cable included with purchase | 15-80% | 5 hrs 55 mins | 11 hrs 35 mins |
reinforced domestic socket | 3.7 kW | optional mode 2 standard or flexi-charger cable | 15-80% | 11 hrs 35 mins | 23 h 55 mins |
standard domestic socket(2) | 2.3 kW | optional mode 2 flexicharger cable | 15-80% | 18 hrs 35 mins | 39 hrs 50 mins |
fast public charging point | 150 kW | tethered cable | 15-80% | 41 mins | 38 mins |
public charging point | 22 kW | mode 3 charging cable included with purchase | 15-80% | 3 hrs 50 mins | 3 hrs 55 mins |
(1) Mobilize power solutions offer. For more information about Mobilize services, please go to the Mobilize services page or call 0 800 12 34 56. (to be country localised)
(2) for occasional use only
(3) from 150 kW public fast-charging station. Charging times shown are calculated for optimum battery performance, temperature and charging points. This time varies according to vehicle version, options and configuration. Distances are measured based on the WLTP protocol.
(4) in L2H2 E-Tech 100% electric version - 40 kWh - 3.8 tons
(5) in L2H2 E-Tech 100% electric version - 87 kWh - 4 tons
(6) WLTP cycle calculation
as suas perguntas sobre o carregamento
Existem duas formas de corrente elétrica: CA e CC.
Os postos de carregamento convencionais (domésticos e públicos) fornecem corrente do tipo CA, a chamada corrente alternada.
Os postos de carregamento rápido, que encontramos nas autoestradas, fornecem corrente do tipo CC, a chamada corrente contínua.
A bateria de um automóvel elétrico funciona com corrente CC, em que o próprio carregador do automóvel efetua a conversão de CA para CC quando o automóvel é ligado a um posto de carregamento convencional.
Tal como acontece com a maioria dos aparelhos elétricos que possui em sua casa, um automóvel elétrico é carregado mediante a ligação à corrente elétrica através de um cabo.
Fornecido juntamente com o automóvel, este cabo pode ser ligado em sua casa a um posto de carregamento doméstico ou a um posto de carregamento público. Com um cabo disponível em opção, pode efetuar o carregamento através de uma tomada elétrica.
Em termos técnicos:
Conselhos práticos:
A frequência dos carregamentos de um automóvel depende de vários fatores.
Fator n.º 1: o modelo do automóvel.
Os modelos são todos diferentes, pelo que a respetiva autonomia pode variar. Os automóveis elétricos Renault foram concebidos para oferecer uma autonomia adequada a cada utilização, que pode alcançar os 625 km segundo a norma WLTP.
Fator n.º 2: a utilização.
O tipo de estrada, o estilo de condução, o tráfego e as condições climáticas (temperaturas) são alguns dos elementos que influenciam o consumo de energia.
Estes fatores fazem com que seja impossível indicar uma frequência de carregamento «geral».
No entanto, temos alguns conselhos práticos:
A potência máxima de carregamento admissível pelo seu automóvel elétrico evolui em função do estado de carga da bateria (%) e da respetiva temperatura (°C).
Se a temperatura da bateria de iões de lítio for demasiado baixa, o sistema de gestão da bateria irá limitar pontualmente a eficácia do carregamento, para garantir a segurança dos componentes. Esta proteção irá prolongar-se durante o tempo necessário para um carregamento, em especial nos postos de carregamento ultrarrápido CC durante o inverno.
De forma a atenuar este fenómeno, a Renault propõe-lhe (consoante os modelos e versões) um sistema de pré-condicionamento da bateria, de modo a otimizar a potência de carregamento e, por conseguinte, o tempo de carregamento.
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