ÉTICA E COMPLIANCE

O Grupo Renault transformou a ética num dos pilares do seu desempenho sustentável 

Ética e compliance

Para o Grupo Renault a ética é uma das bases do seu desempenho sustentável.

A ética vai muito além do inevitável respeito pelas leis e regulamentos. Refere-se a todas as normas escritas e não escritas, que nos ajudam a tomar a decisão correta numa situação específica, com precisão e sentido de responsabilidade.

ética renault

Código de Ética

O Código de Ética do Grupo Renault não estabelece apenas os princípios e compromissos do Grupo, mas também define o espírito com o qual devem ser abordadas as relações profissionais internas e externas, bem como a atitude que deve ser adotada perante qualquer violação da ética.

 

O Código de Ética do Grupo Renault aplica-se a executivos, funcionários, estagiários, trabalhadores temporários do Grupo Renault e das suas subsidiárias em todo o mundo. Todos aqueles que trabalham direta ou indiretamente com o Grupo Renault também podem consultá-lo e fazer-lhe menção.

ética renault

O Código de Ética do Grupo Renault apresenta:

 

  • A nossa Ética como empregadora, ao confirmar os nossos compromissos nas áreas da saúde, higiene, segurança, diversidade, inclusão, combate contra todas as formas de assédio, bem como a imparcialidade religiosa e política;
  • A nossa Ética como empresa, ao revisitar a forma como gerimos as relações com os nossos fornecedores, prestadores de serviços, clientes e acionistas;
  • A nossa Ética como “empresa cidadã” ao revisitar os direitos e deveres de todas as pessoas, bem como os compromissos assumidos pelo Grupo Renault perante o meio ambiente, a sustentabilidade e a mobilidade.
ética renault

Código de Conduta Anticorrupção

"Tolerância Zero"

 

Este é o lema inegociável que se aplica a todos os funcionários do Grupo Renault quando se trata de corrupção.

 

Em cumprimento do Pacto Global das Nações Unidas, no âmbito do qual é solicitada às empresas que "combatam a corrupção em todas as suas formas", o nosso Grupo está comprometido em prevenir e detetar qualquer tentativa de suborno e tráfico de influências no âmbito das suas relações com os diferentes grupos de interesse. Ademais, tendo em consideração a nossa história, a força simbólica de nossa imagem e a nossa grande visibilidade, estamos cientes de que o nosso dever de exemplo é ainda mais importante.

ética renault

O conceito de progresso responsável está no centro da nossa estratégia. A capacidade de tomar decisões corretas, o sentido de responsabilidade e a ética são premissas fundamentais para todos e cada um de nós. Estamos também cientes dos custos económicos, sociais e reputacionais especialmente elevados que qualquer infração à integridade poderia ter para o Grupo.

 

O Grupo Renault publicou um Código Ético, que é o pilar da nossa política de ética e compliance e que complementa este Código de Conduta Anticorrupção, o qual foi atualizado para inspirar o comportamento de todos, com o propósito firme de se alcançar a integridade.

 

Contamos com a sua colaboração para se obter um desempenho sustentável e responsável do Grupo Renault.

Em cumprimento do Regime Geral da Prevenção da Corrupção previsto no anexo do Decreto-Lei n.º 109-E/2021, de 9 de dezembro, a Renault Portugal aprovou um Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas, o qual pode ser consultado aqui.

ética renault

Canal de Alertas

O Grupo Renault envida todos os esforços para manter um ambiente empresarial transparente e um alto nível de ética empresarial.

 

Com esse propósito, disponibilizamos este canal para que comunique, de forma confidencial, aquelas atividades que possam ser contrárias à lei, às políticas do Grupo Renault ou aos valores contidos no seu Código Deontológico.

 

Aceda ao nosso Canal de Denúncias