human first program - Renault

human first program

aumentar a segurança de cada utente da estrada

 

 

Com a partilha de dados, crash tests e exercícios em grande escala, a Renault está determinada a reduzir a quantidade e a gravidade dos acidentes.

 

O seu programa «Human First Program», desenvolvido em conjunto com investigadores, especialistas e bombeiros sapadores, tem um único objetivo: aumentar de dia para dia a segurança de todos os utentes da estrada.

O Youtube está desativado. Autorize o depósito de cookies sociais para aceder ao conteúdo. (CTA - Permitir)

até

32

sistemas avançados de ajuda à condução

mais de

60

equipamentos de segurança

mais de

2000

patentes de segurança registadas

mais de

5000

bombeiros sapadores formados

A Renault e os bombeiros sapadores uma parceria inédita e única

A Renault treinou 5.000 bombeiros em 17 países europeus, asiáticos, africanos e latino-americanos. Como resultado, têm um melhor conhecimento dos veículos de nova geração. É a única fabricante a incluir equipas de salvamento rodoviário no processo de inovação e a única a ter nomeado um tenente-coronel bombeiro em tempo integral nas equipas de engenharia. O lançamento da Renault QRescue em todos os modelos(1), SD Switch(2) e Fireman Access(3) é o resultado dessa colaboração.

formações dos bombeiros - segurança automóvel - Renault

formações dos bombeiros sapadores

Sendo o único construtor do mundo a ter integrado um tenente-coronel bombeiro sapador a tempo inteiro no centro da sua engenharia e a colaborar regularmente com as equipas de emergência rodoviária, em poucos anos a Renault deu formação a 5000 bombeiros sapadores de 17 países a nível mundial! Para 2023, já se encontram previstas novas formações na Europa e na América Latina.

QRescue - segurança automóvel - Renault

QRescue Renault: tempo ganho nos resgates

Com o QR code afixado nos para-brisas dianteiros e traseiros, o QRescue Renault permite que os bombeiros sapadores acedam imediatamente à ficha técnica do veículo acidentado específica para os resgates. 

 

Esta dá aos bombeiros sapadores todas as informações úteis para lhes permitir atuar eficazmente e com total segurança. Deste modo, ganharam-se cerca de 15 valiosos minutos para o salvamento das vítimas durante a golden hour*.

 

*hora crítica

Fireman Access - segurança automóvel - Renault

Fireman Access

Apesar das nossas baterias de alta tensão serem concebidas de forma a que nenhuma causa intrínseca as deteriore, é sempre possível ocorrer um incêndio decorrente de razões externas. Em caso de propagação do fogo até à bateria, o Fireman Access - uma inovação Renault - permite aos bombeiros sapadores dirigir o jato da lança diretamente para o centro da bateria. O tempo de intervenção dos bombeiros passa, assim, de várias horas para cinco minutos!

Fireman Access - segurança automóvel - Renault

Fireman Access

Apesar de as nossas baterias de alta tensão serem concebidas de forma a que nenhuma causa intrínseca as deteriore, é sempre possível ocorrer um incêndio decorrente de razões externas. Em caso de propagação do fogo até à bateria, o Fireman Access - uma inovação Renault - permite aos bombeiros sapadores dirigir o jato da lança diretamente para o centro da bateria. O tempo de intervenção dos bombeiros passa, assim, de várias horas para cinco minutos!

SD Switch - segurança automóvel - Renault

SD Switch

O interruptor «SD Switch» desliga imediatamente a bateria da rede elétrica de alta tensão.

segurança, veículos na vanguarda

Em 50 anos, a Renault contribuiu para diminuir para um quinto o número de vítimas rodoviárias. De forma a melhorar continuamente a segurança de todos, os especialistas do LAB (Laboratoire d'Accidentologie et de Biomécanique - Laboratório de Sinistralidade e Biomecânica) e os 600 engenheiros e técnicos têm vindo a inovar incansavelmente. No total, tratam-se de mais de 2000 patentes registadas e uma oferta de soluções com tecnologia de ponta, entre os quais o Fireman Access e o SD Switch.

adas - segurança automóvel - Renault

sistemas avançados de ajuda à condução (ADAS)

Os ADAS são sistemas inteligentes que utilizam tecnologias avançadas (sensores, câmaras, inteligência artificial…) para ajudar os condutores ao longo das viagens. 

 

Apesar de 67% dos condutores não utilizar os sistemas de ajuda à condução a menos que estes se ativem automaticamente (estudo de 2019 da SSHRC)*, a Renault trabalha, ainda assim, para inverter esta tendência.

 

*alerta de transposição involuntária da faixa, assistente de manutenção na faixa de rodagem, regulador de velocidade adaptativo inteligente, regulador/limitador de velocidade

dispositivos de retenção - segurança automóvel - Renault

dispositivos de retenção

Apenas 25% das crianças são corretamente sustidas nos veículos (10% não são sustidas sob qualquer forma)*: por esta razão, a Renault equipa os seus veículos com dispositivos de retenção inovadores destinados a melhorar a segurança dos ocupantes.

*estudos naturalísticos/projetos europeus/IBSR, estudo belga

adas - segurança automóvel - Renault

sistemas avançados de ajuda à condução (ADAS)

Os ADAS são sistemas inteligentes que utilizam tecnologias avançadas (sensores, câmaras, inteligência artificial…) para ajudar os condutores ao longo das viagens. 

 

Apesar de 67% dos condutores não utilizar os sistemas de ajuda à condução a menos que estes se ativem automaticamente (estudo de 2019 da SSHRC)*, a Renault trabalha, ainda assim, para inverter esta tendência.

 

*alerta de transposição involuntária da faixa, assistente de manutenção na faixa de rodagem, regulador de velocidade adaptativo inteligente, regulador/limitador de velocidade

dispositivos de retenção - segurança automóvel - Renault

dispositivos de retenção

Apenas 25% das crianças são corretamente sustidas nos veículos (10% não são sustidas sob qualquer forma)*: por esta razão, a Renault equipa os seus veículos com dispositivos de retenção inovadores destinados a melhorar a segurança dos ocupantes.

*estudos naturalísticos/projetos europeus/IBSR, estudo belga

mobilidade e segurança do futuro

o futuro da segurança na Renault

o futuro da segurança na Renault

A política de segurança rodoviária da Renault assenta em 5 eixos: sensibilizar, prevenir, corrigir, proteger e socorrer. Surgem permanentemente inovações, como por exemplo os dispositivos Safety score, Safety coach e Safety guardian, que vão revolucionar a segurança ao volante.

safety by Renault: segurança pela Renault

(1) como padrão a partir de 2022 para novos modelos Renault

(2) em todos os veículos elétricos

(3) em veículos E-Tech 100% elétrico e E-Tech plug-in hybrid

descobrir também