a segurança automóvel aos olhos da Renault
human first program
aumentar a segurança de cada utente da estrada
Com a partilha de dados, crash tests e exercícios em grande escala, a Renault está determinada a reduzir a quantidade e a gravidade dos acidentes.
O seu programa «Human First Program», desenvolvido em conjunto com investigadores, especialistas e bombeiros sapadores, tem um único objetivo: aumentar de dia para dia a segurança de todos os utentes da estrada.
até
32
sistemas avançados de ajuda à condução
mais de
60
equipamentos de segurança
mais de
2000
patentes de segurança registadas
mais de
5000
bombeiros sapadores formados
A Renault treinou 5.000 bombeiros em 17 países europeus, asiáticos, africanos e latino-americanos. Como resultado, têm um melhor conhecimento dos veículos de nova geração. É a única fabricante a incluir equipas de salvamento rodoviário no processo de inovação e a única a ter nomeado um tenente-coronel bombeiro em tempo integral nas equipas de engenharia. O lançamento da Renault QRescue em todos os modelos(1), SD Switch(2) e Fireman Access(3) é o resultado dessa colaboração.
formações dos bombeiros sapadores
Sendo o único construtor do mundo a ter integrado um tenente-coronel bombeiro sapador a tempo inteiro no centro da sua engenharia e a colaborar regularmente com as equipas de emergência rodoviária, em poucos anos a Renault deu formação a 5000 bombeiros sapadores de 17 países a nível mundial! Para 2023, já se encontram previstas novas formações na Europa e na América Latina.
QRescue Renault: tempo ganho nos resgates
Com o QR code afixado nos para-brisas dianteiros e traseiros, o QRescue Renault permite que os bombeiros sapadores acedam imediatamente à ficha técnica do veículo acidentado específica para os resgates.
Esta dá aos bombeiros sapadores todas as informações úteis para lhes permitir atuar eficazmente e com total segurança. Deste modo, ganharam-se cerca de 15 valiosos minutos para o salvamento das vítimas durante a golden hour*.
*hora crítica
Fireman Access
Apesar das nossas baterias de alta tensão serem concebidas de forma a que nenhuma causa intrínseca as deteriore, é sempre possível ocorrer um incêndio decorrente de razões externas. Em caso de propagação do fogo até à bateria, o Fireman Access - uma inovação Renault - permite aos bombeiros sapadores dirigir o jato da lança diretamente para o centro da bateria. O tempo de intervenção dos bombeiros passa, assim, de várias horas para cinco minutos!
Fireman Access
Apesar de as nossas baterias de alta tensão serem concebidas de forma a que nenhuma causa intrínseca as deteriore, é sempre possível ocorrer um incêndio decorrente de razões externas. Em caso de propagação do fogo até à bateria, o Fireman Access - uma inovação Renault - permite aos bombeiros sapadores dirigir o jato da lança diretamente para o centro da bateria. O tempo de intervenção dos bombeiros passa, assim, de várias horas para cinco minutos!
SD Switch
O interruptor «SD Switch» desliga imediatamente a bateria da rede elétrica de alta tensão.
Em 50 anos, a Renault contribuiu para diminuir para um quinto o número de vítimas rodoviárias. De forma a melhorar continuamente a segurança de todos, os especialistas do LAB (Laboratoire d'Accidentologie et de Biomécanique - Laboratório de Sinistralidade e Biomecânica) e os 600 engenheiros e técnicos têm vindo a inovar incansavelmente. No total, tratam-se de mais de 2000 patentes registadas e uma oferta de soluções com tecnologia de ponta, entre os quais o Fireman Access e o SD Switch.
sistemas avançados de ajuda à condução (ADAS)
Os ADAS são sistemas inteligentes que utilizam tecnologias avançadas (sensores, câmaras, inteligência artificial…) para ajudar os condutores ao longo das viagens.
Apesar de 67% dos condutores não utilizar os sistemas de ajuda à condução a menos que estes se ativem automaticamente (estudo de 2019 da SSHRC)*, a Renault trabalha, ainda assim, para inverter esta tendência.
*alerta de transposição involuntária da faixa, assistente de manutenção na faixa de rodagem, regulador de velocidade adaptativo inteligente, regulador/limitador de velocidade
dispositivos de retenção
Apenas 25% das crianças são corretamente sustidas nos veículos (10% não são sustidas sob qualquer forma)*: por esta razão, a Renault equipa os seus veículos com dispositivos de retenção inovadores destinados a melhorar a segurança dos ocupantes.
*estudos naturalísticos/projetos europeus/IBSR, estudo belga
sistemas avançados de ajuda à condução (ADAS)
Os ADAS são sistemas inteligentes que utilizam tecnologias avançadas (sensores, câmaras, inteligência artificial…) para ajudar os condutores ao longo das viagens.
Apesar de 67% dos condutores não utilizar os sistemas de ajuda à condução a menos que estes se ativem automaticamente (estudo de 2019 da SSHRC)*, a Renault trabalha, ainda assim, para inverter esta tendência.
*alerta de transposição involuntária da faixa, assistente de manutenção na faixa de rodagem, regulador de velocidade adaptativo inteligente, regulador/limitador de velocidade
dispositivos de retenção
Apenas 25% das crianças são corretamente sustidas nos veículos (10% não são sustidas sob qualquer forma)*: por esta razão, a Renault equipa os seus veículos com dispositivos de retenção inovadores destinados a melhorar a segurança dos ocupantes.
*estudos naturalísticos/projetos europeus/IBSR, estudo belga
o futuro da segurança na Renault
A política de segurança rodoviária da Renault assenta em 5 eixos: sensibilizar, prevenir, corrigir, proteger e socorrer. Surgem permanentemente inovações, como por exemplo os dispositivos Safety score, Safety coach e Safety guardian, que vão revolucionar a segurança ao volante.
safety by Renault: segurança pela Renault
(1) como padrão a partir de 2022 para novos modelos Renault
(2) em todos os veículos elétricos
(3) em veículos E-Tech 100% elétrico e E-Tech plug-in hybrid