67% dos condutores não utiliza os sistemas de ajuda à condução a menos que estes se ativem automaticamente*,
pelo que a Renault trabalha no sentido de inverter esta tendência.
* segundo um estudo de 2019 da SSHRC
Os ADAS (sistemas avançados de ajuda à condução) são sistemas inteligentes que utilizam tecnologias avançadas (radares, softwares, câmaras…) para assistir o condutor nas suas viagens.
Os ADAS atuam, na sua maioria, sem intervenção humana, como a travagem de emergência automática (AEBS Peão). Brevemente, novos sistemas irão permitir a chegada da condução automatizada. Há vários anos que o Grupo Renault integra nos seus automóveis sistemas de ajuda à condução.
Os ADAS dividem-se em 3 categorias: Segurança, Condução e Estacionamento.
Para que servem: aumentar a segurança e o conforto de utilização, ao mesmo tempo que reduzem os riscos de acidentes graves.
segurança
Os sistemas inteligentes de ajuda à condução analisam as condições de circulação, alertam o condutor dos riscos e podem atuar em caso de perigo iminente.
condução
As diversas tecnologias tornam a condução mais simples e a viagem mais tranquila e mais segura.
estacionamento
As tecnologias de ajuda ao estacionamento facilitam as manobras e contribuem para a segurança, protegem o seu automóvel e o ambiente que o circunda.
saída dos ocupantes em segurança
O automóvel alerta o condutor quando algum dos passageiros abre a porta. Caso exista um potencial risco, é ativado um sinal luminoso no retrovisor e um indicador visual e sonoro no painel de instrumentos.
sistema de deteção de ângulo morto
Ativo acima dos 15 km/h*, alerta o condutor, através de um sinal no retrovisor, da presença de automóveis não visíveis no seu campo de visão.
*ou 30 km/h, consoante o modelo
sistema de ajuda à travagem de emergência
Em caso de risco de colisão frontal, o sistema alerta o condutor para que este efetue as manobras de emergência adequadas. O sistema trava automaticamente caso o condutor não atue apesar dos vários alertas emitidos.
câmara de visão 360°
As 4 câmaras, cujas imagens reconstituem o redor direto do automóvel a 360°, permitem ao condutor realizar as suas manobras com total segurança.
sistema de prevenção de saída de faixa de emergência
O automóvel corrige automaticamente a trajetória se uma colisão for previsível.
disponibilidade dos sistemas avançados de ajuda à condução consoante os modelos | Austral E-Tech full hybrid | Megane E-Tech 100% electric | Clio E-Tech full hybrid | Captur E-Tech full hybrid e plug-in hybrid |
Arkana E-Tech full hybrid |
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active driver assist | x | x | |||
head-up display de 9,3" | |||||
sistema de ajuda ao arranque em subida | |||||
alerta de distância de segurança | |||||
assistente na autoestrada e de trânsito | |||||
assistente de condução ecológica preditivo | |||||
condução híbrida preditiva | |||||
limitador de velocidade | |||||
regulador de velocidade | |||||
regulador de velocidade adaptativo | |||||
regulador de velocidade adaptativo inteligente | |||||
regulador de velocidade adaptativo inteligente, active driver assist | |||||
câmara traseira |
disponibilidade dos sistemas avançados de ajuda à condução consoante os modelos | Austral E-Tech full hybrid | Megane E-Tech 100% electric | Clio E-Tech full hybrid | Captur E-Tech full hybrid e plug-in hybrid |
Arkana E-Tech full hybrid |
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sistema de ajuda ao estacionamento traseiro | x | x | |||
sistema de ajuda ao estacionamento frontal | |||||
sistema de ajuda ao estacionamento lateral | |||||
câmara 3D visão 360° | |||||
câmara de marcha-atrás | |||||
estacionamento mãos-livres | |||||
retrovisores retráteis com memória |
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