67% dos condutores não utiliza os sistemas de ajuda à condução a menos que estes se ativem automaticamente*,
pelo que a Renault trabalha no sentido de inverter esta tendência.
* segundo um estudo de 2019 da SSHRC
Os ADAS (sistemas avançados de ajuda à condução) são sistemas inteligentes que utilizam tecnologias avançadas (radares, softwares, câmaras…) para assistir o condutor nas suas viagens.
Os ADAS atuam, na sua maioria, sem intervenção humana, como a travagem de emergência automática (AEBS Peão). Brevemente, novos sistemas irão permitir a chegada da condução automatizada. Há vários anos que o Grupo Renault integra nos seus automóveis sistemas de ajuda à condução.
Os ADAS dividem-se em 3 categorias: Segurança, Condução e Estacionamento.
Para que servem: aumentar a segurança e o conforto de utilização, ao mesmo tempo que reduzem os riscos de acidentes graves.
segurança
Os sistemas inteligentes de ajuda à condução analisam as condições de circulação, alertam o condutor dos riscos e podem atuar em caso de perigo iminente.
condução
As diversas tecnologias tornam a condução mais simples e a viagem mais tranquila e mais segura.
estacionamento
As tecnologias de ajuda ao estacionamento facilitam as manobras e contribuem para a segurança, protegem o seu automóvel e o ambiente que o circunda.
saída dos ocupantes em segurança
O automóvel alerta o condutor quando algum dos passageiros abre a porta. Caso exista um potencial risco, é ativado um sinal luminoso no retrovisor e um indicador visual e sonoro no painel de instrumentos.
sistema de deteção de ângulo morto
Ativo acima dos 15 km/h*, alerta o condutor, através de um sinal no retrovisor, da presença de automóveis não visíveis no seu campo de visão.
*ou 30 km/h, consoante o modelo
sistema de ajuda à travagem de emergência
Em caso de risco de colisão frontal, o sistema alerta o condutor para que este efetue as manobras de emergência adequadas. O sistema trava automaticamente caso o condutor não atue apesar dos vários alertas emitidos.
câmara de visão 360°
As 4 câmaras, cujas imagens reconstituem o redor direto do automóvel a 360°, permitem ao condutor realizar as suas manobras com total segurança.
sistema de prevenção de saída de faixa de emergência
O automóvel corrige automaticamente a trajetória se uma colisão for previsível.
leitura dos sinais de trânsito com alerta de excesso de velocidade
Respeite facilmente os limites de velocidade graças ao alerta de excesso de velocidade com leitura dos sinais de trânsito. Para os veículos equipados com um sistema multimédia easy link, é possível beneficiar
da atualização com o software Alliance Connect Toolbox.
disponibilidade dos sistemas avançados de ajuda à condução consoante os modelos |
Austral E-Tech full hybrid | Megane E-Tech 100% electric | Clio E-Tech full hybrid | Captur E-Tech full hybrid e plug-in hybrid |
Arkana E-Tech full hybrid |
---|---|---|---|---|---|
alerta de mudança de faixa de rodagem | x | x |
|||
alerta de transposição involuntária de faixa | x | x | x | x | x |
assistente de manutenção na faixa de rodagem | x | x | x | x | x |
sistema de deteção de ângulo morto | x | x | x | x | x |
sistema de deteção de ângulo morto e de prevenção de saída de faixa em caso de ultrapassagem | x | x | |||
alerta de saída de estacionamento em marcha-atrás | x | x | x | x | x |
comutação automática das luzes de máximos/médios | x | x | x | x | x |
faróis LED adaptative vision | x | x | |||
travagem de emergência automática em marcha-atrás | x | x | |||
travagem de emergência automática com função de cruzamento | x | x | |||
travagem de emergência automática em meio urbano/suburbano e com deteção de peões/ciclistas | x | x | x | x | x |
matrix LED vision | x | ||||
leitura dos sinais de trânsito | x | x | x | x | |
leitura dos sinais de trânsito com alerta de excesso de velocidade | x | x | x | x | x |
saída dos ocupantes em segurança | x | x | |||
sistema de vigilância da atenção do condutor | x | x |
disponibilidade dos sistemas avançados de ajuda à condução consoante os modelos | Austral E-Tech full hybrid | Megane E-Tech 100% electric | Clio E-Tech full hybrid | Captur E-Tech full hybrid e plug-in hybrid | Arkana E-Tech full hybrid |
---|---|---|---|---|---|
active driver assist | x | x | x | ||
head-up display de 9,3" | x | ||||
sistema de ajuda ao arranque em subida | x | x | x | ||
alerta de distância de segurança | x | x | x | x | x |
assistente de condução ecológica preditivo | x | ||||
condução híbrida preditiva | x | ||||
limitador de velocidade | x | x | x | x | x |
regulador de velocidade | x | x | x | x | x |
regulador de velocidade adaptativo | x | x | x | x | x |
regulador de velocidade adaptativo inteligente | x | x |
disponibilidade dos sistemas avançados de ajuda à condução consoante os modelos | Austral E-Tech full hybrid | Megane E-Tech 100% electric | Clio E-Tech full hybrid | Captur E-Tech full hybrid e plug-in hybrid |
Arkana E-Tech full hybrid |
---|---|---|---|---|---|
sistema de ajuda ao estacionamento traseiro | x | x | x | x | |
sistema de ajuda ao estacionamento frontal | x | x | x | x | |
sistema de ajuda ao estacionamento lateral | x | x | x | ||
câmara 3D visão 360° | x | x | x | x | x |
câmara de marcha-atrás | x | x | x | ||
estacionamento mãos-livres | x | x | x | x | |
retrovisores retráteis com memória | x | x |
segurança automóvel
tecnologia E-Tech
newsletter Renault