tecnologia E‑Tech hybrid, menos consumo
As nossas motorizações full hybrid E-Tech (não recarregáveis) e hyper hybrid E-Tech (recarregáveis) permitem reduzir o consumo de combustível graças a uma gestão eletrónica inteligente dos diferentes motores.
Em função das necessidades, a parte elétrica e a parte térmica funcionam de forma independente ou em conjunto, de modo a reduzir o consumo de combustível.
comparação
| full hybrid E-Tech |
hyper hybrid E-Tech | |
|---|---|---|
| redução do consumo de combustível | até 40% | até 75% |
| condução elétrica na cidade | até 80% *** | até 100% |
| velocidade de condução elétrica | até 130 km/h** | até 135 km/h |
| autonomia elétrica | até 5 minutos | até 105 km* |
| capacidade da bateria em kWh | até 2 kWh | até 22 kWh |
| carregamento através de tomada ou de posto de carregamento | não | sim |
| recuperação de energia | sim | sim |
| arranque elétrico | sim | sim |
| tecnologia | 1 bateria de tração + 2 motores elétricos (1 alternador de arranque, 1 motor principal dianteiro) + 1 motor térmico + 1 caixa automática |
1 bateria de tração + 3 motores elétricos (1 alternador de arranque, 1 motor principal dianteiro, 1 motor traseiro) + 1 motor térmico + 1 caixa automática |
* de acordo com os dados WLTP
** consoante o modelo e a versão
*** Com base em testes internos utilizando a fase urbana (baixa) do WLTC (“Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Cycle. A % do tempo de condução pode variar dependendo das condições reais de condução (tipo de estrada, estilo de condução e condições meteorológicas).
Os automóveis híbridos não recarregáveis foram concebidos para otimizar os seus trajetos e facilitar o seu dia-a-dia. Gasolina, eletricidade, «autonomia»: seguem-se algumas informações-chave relacionadas com a tecnologia full hybrid E-Tech.
poupança de combustível
A principal diferença em relação aos automóveis térmicos reside na poupança de combustível. É possível alcançar uma poupança de até 25% nos percursos designados «mistos» (fora da cidade em estrada livre), sendo possível alcançar uma poupança de até 40% dentro da cidade*.
* referências WLTP
gestão do consumo
A alternância entre os diferentes modos de tração (elétrico, híbrido e térmico) permite aos automóveis híbridos não recarregáveis consumir menos combustível do que os modelos térmicos equivalentes.
A otimização do consumo é realizada através da passagem automática de um modo para o outro e graças à travagem regenerativa. O automóvel, através do seu sistema de gestão de energia, controla o consumo de forma autónoma e contínua.
condução elétrica
Num automóvel híbrido não recarregável, não nos referimos a autonomia mas sim a tempo de circulação elétrica.
Este tempo de circulação é impossível de calcular num automóvel full hybrid E-Tech, uma vez que a bateria se carrega autonomamente consoante os momentos de travagem e de desaceleração do seu percurso e não é possível prever esses momentos. Por outro lado, calculamos que o tempo de circulação elétrica pode alcançar até 80% dos seus trajetos urbanos.
Com a sua motorização hyper hybrid E-Tech 4x4 de 300 cv, o grupo motopropulsor dianteiro – concebido a partir da base técnica do grupo motopropulsor full hybrid E-Tech de 200 cv – foi retrabalhado com um acréscimo de potência de 20 cv através da utilização de um novo turbocompressor, resultando numa potência térmica de 150 cv.
Está acoplado a um motor elétrico de 70 cv. As duas evoluções principais permitem dispor de mais potência e de tração às quatro rodas: a adição de um motor elétrico no eixo traseiro para um total de 300 cv e a integração de uma bateria recarregável de maior capacidade sob o piso. Esta configuração proporciona uma condução versátil, silenciosa e económica em termos de consumo de combustível.
ecologia e consumo
O seu automóvel hyper hybrid E-Tech leva a uma diminuição de até 75% de emissões de CO2 (ciclo WLTP) e até 100% se conduzir no modo 100% elétrico. Se não efetuar o carregamento do seu automóvel, este funcionará como um full hybrid, mas com um consumo excessivo, devido ao peso da bateria.
autonomia elétrica
Os automóveis hyper hybrid E-Tech apresentam uma autonomia de até 105 km*. Tal como acontece com um automóvel elétrico, esta autonomia irá depender de inúmeros fatores, como o seu estilo de condução ou a topografia da estrada. Assim, numa via rápida, a sua autonomia será, por norma, inferior.
* em ciclo misto WLTP
modo de carregamento
Os automóveis hyper hybrid E-Tech carregam principalmente através de um posto de carregamento elétrico e, em circulação, através do sistema de travagem regenerativa.
Quando a bateria está descarregada, o modo de funcionamento é igual ao de um automóvel full hybrid, em que a energia cinética gerada lhe permitirá recuperar até cerca de 10% da capacidade da bateria.

A tecnologia E-Tech está associada ao sistema de condução híbrida preditiva, que lhe permite otimizar a carga da bateria em função do seu destino.
Em função da sua localização, o automóvel sabe em que momento irá passar por uma cidade ou deparar-se com uma topografia particular e irá antecipar a condução térmica, híbrida ou 100% elétrica. Deste modo, pode otimizar o consumo e a autonomia, para além do desempenho do seu automóvel.

O modo e-save permite-lhe optar por conservar um mínimo de 40% da autonomia elétrica do seu automóvel para utilizá-la no momento mais oportuno.

Tal como acontece com um automóvel elétrico, aqueça previamente o habitáculo durante o inverno e ative o ar condicionado durante o verão, tudo isto remotamente através da aplicação My Renault, enquanto efetua o carregamento do seu automóvel. Tal permite-lhe iniciar o seu dia com o máximo de autonomia e um automóvel pronto a viajar.
as suas perguntas sobre o consumo de um automóvel híbrido
A bateria de tração serve para armazenar a energia necessária para o bom funcionamento do automóvel híbrido durante as viagens no modo híbrido ou no modo 100% elétrico.
O carregamento efetua-se de 3 formas diferentes:
Tal como acontece com as baterias dos automóveis elétricos, a Renault garante a reciclagem das baterias utilizadas na sua gama híbrida, graças a uma colaboração com parceiros industriais especializados.
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