E-Tech full hybrid e plug-in hybrid - os conhecimentos especializados Renault
Encontre todas as respostas às perguntas que tem sobre as tecnologias Renault E-Tech full hybrid e E-Tech plug-in hybrid que equipam os nossos automóveis.
O adjetivo «híbrido» aplica-se a qualquer coisa composta por vários elementos.
Aplicada à indústria automóvel, a palavra «híbrido» designa os automóveis que combinam dois tipos de motor.
Estes associam uma motorização elétrica com uma motorização térmica para lhe permitir reduzir o seu consumo e aumentar o desempenho do seu automóvel.
Um automóvel híbrido conjuga dois tipos de motorização: uma motorização térmica (sempre a gasolina, no nosso caso) e uma ou mais motorizações elétricas. Estas estão associadas a uma bateria de tração, que armazena a energia elétrica.
As motorizações mild hybrid não são uma tecnologia E-Tech, pois não permitem uma condução 100% elétrica.
Trata-se de uma micro hibridação do automóvel, que permite apenas uma assistência eletrificada (12 V ou 48 V) do motor térmico nas fases de arranque e de aceleração para diminuir o consumo e melhorar o desempenho.
Por conseguinte, oferecem uma condução mais suave e dinâmica ao mesmo tempo que permitem poupar até 20%* de combustível em comparação com um motor a gasolina equivalente não eletrificado.
* solução técnica em 48 V. De momento esta motorização não está disponível em Portugal.
Um automóvel híbrido arranca apenas com a ajuda da motorização elétrica, a mais eficaz na fase de arranque. Esta alterna, em seguida, entre a tração elétrica (100% motor elétrico), a tração híbrida (motores a gasolina e elétrico), e a tração térmica (motor a gasolina).
A alternância dá-se automaticamente em função da aceleração solicitada, da topologia da estrada e do nível de carga da bateria de tração. Consoante os modelos, o botão EV está disponível para forçar a condução elétrica, caso contrário, o sistema de gestão da energia gere automaticamente as mudanças para garantir a melhor relação consumo/desempenho.
A principal inovação do automóvel híbrido é o facto de integrar dois tipos de motor num mesmo automóvel: um motor térmico e um ou mais motores elétricos.
Uma tecnologia incorporada gere automaticamente a alternância entre três modos de tração distintos: a tração elétrica, a tração térmica e a tração híbrida (que utiliza a energia térmica e a elétrica em simultâneo).
O principal interesse do automóvel híbrido é o facto de combinar o aspeto prático de um automóvel térmico com as vantagens ecológicas e económicas da motorização elétrica.
Graças à nossa experiência adquirida na F1, a gestão da energia e a caixa automática multimodo oferecem uma enorme polivalência no dia-a-dia ao mesmo tempo que oferece dinamismo e economia.
Um automóvel elétrico apenas possui um motor elétrico e, por conseguinte, apenas utiliza a motorização elétrica, durante 100% do tempo.
Naturalmente, a autonomia de condução 100% elétrica de um automóvel elétrico é geralmente mais reduzida do que num automóvel híbrido e permite percorrer até 625 km* de condução elétrica.
Um automóvel híbrido funciona com a ajuda de um motor a gasolina combinado com um (ou mais) motor(es) elétrico(s), e alterna entre os três modos de tração (híbrido, gasolina e elétrica) que esta associação de equipamentos possibilita.
Naturalmente, a autonomia de um automóvel elétrico é menor do que a dos automóveis híbridos, mas não deixa de aumentar para alcançar até 625 km* em condução 100% elétrica atualmente e mais num futuro muito próximo.
*dependendo do modelo e versão
Caso se trate de um automóvel híbrido não recarregável (ou E-Tech full hybrid), o carregamento da bateria efetua-se durante a utilização, graças à energia cinética e ao motor térmico. A bateria carrega-se de forma totalmente autónoma, nas fases de travagem e de desaceleração. No entanto, pode atuar sobre o nível de recuperação, de forma a acentuar ou não o fenómeno.
Caso se trate de um automóvel híbrido recarregável, é também possível carregá-lo mediante a ligação à rede elétrica, através de um posto de carregamento público ou privado (no domicílio). A potência dos carregadores dos nossos automóveis é de, no máximo, 3,7 kW.
Obviamente que os nossos automóveis híbridos são fiáveis e beneficiam dos nossos conhecimentos especializados de desenvolvimento nos domínios elétrico e térmico.
Devido à sua conceção híbrida, o motor térmico é menos solicitado nas fases com maior impacto, ao efetuar um novo arranque e ao acelerar…
Além disso, a conceção eliminou a embraiagem e a correia de acessórios, o que permite simplificar a manutenção e o custo de manutenção, ao reduzir as peças de desgaste.
Um automóvel híbrido possui um motor térmico e um ou mais motores elétricos. Ele solicita, em alternância, estes diferentes motores em função do perfil das estradas, da velocidade exigida e do nível de carga da bateria.
No que se refere aos automóveis híbridos Renault, estes beneficiaram da vasta experiência do construtor no domínio da motricidade elétrica. A Renault também forneceu formação a toda a sua rede acerca das especificidades dos automóveis híbridos: os conselheiros Renault já estão preparados para recebê-lo e prestar-lhe a assistência necessária para a manutenção do seu automóvel. Além disso, a bateria de tração dos automóveis híbridos tem uma garantia de 8 anos/160 000 km.
Um automóvel híbrido não recarregável carrega-se enquanto circula: o condutor não tem de fazer nada! Em contrapartida, os automóveis híbridos recarregáveis (E-Tech plug-in hybrid), podem ser carregados (postos de carregamento públicos; posto de carregamento doméstico; estações de carregamento rápido...) para lhe permitir otimizar os seus consumos. Recomendamos que sejam carregados diariamente, de modo a tirar partido de todas as suas vantagens (maior autonomia, velocidade mais elevada em tração elétrica, poupanças associadas ao consumo…).
Tenha em conta que, em todos os casos, o automóvel funciona perfeitamente com a ajuda de apenas um depósito de gasolina. Caso a bateria se encontre sem carga mas ainda exista gasolina, não corre nenhum risco de ficar imobilizado.
Caso pretenda não efetuar o carregamento manual do automóvel, opte antes por um híbrido não recarregável.
Sim, certamente! Um automóvel híbrido continua a circular mesmo quando a bateria de tração está sem carga (nesse caso, utiliza apenas a tração a gasolina). Além disso, esta carrega-se enquanto conduz, graças à energia cinética e à energia térmica gerada pelo motor a gasolina.
A autonomia do automóvel híbrido é, portanto, superior à de um automóvel a gasolina, pois pode alternar entre várias fontes de energia. Na cidade, quando o(s) motor(es) elétrico(s) assume(m) o comando, o motor térmico é pouco ou nada solicitado, o que, logicamente, permite poupar combustível.
E vai ainda mais longe! No caso do híbrido recarregável, cuja bateria se carrega enquanto conduz mas também através da ligação a um posto de carregamento, a autonomia 100% elétrica é ainda maior, de até 105 km em ciclo WLTP, consoante o carregamento e o tipo de estrada.
Seguem-se alguns conselhos para a condução do seu automóvel híbrido e a otimização da sua autonomia elétrica:
Tal como acontece num automóvel tradicional, uma condução suave é igualmente benéfica para o seu consumo, pois o motor elétrico irá recorrer a menos energia, o que irá aumentar a sua autonomia.
Nos automóveis híbridos recarregáveis, tire partido das funções incorporadas do seu automóvel:
Pode instalar um reboque no automóvel híbrido desde que o automóvel a rebocar esteja homologado. Todavia, tenha em conta que, com uma potência e binário equivalentes, a capacidade de reboque de um automóvel híbrido é por vezes inferior à de um automóvel a gasolina ou a diesel. Além disso, convém não esquecer que um reboque constitui uma carga adicional para o automóvel e provoca um aumento do consumo de energia.
Uma das diferenças que irá notar ao conduzir um automóvel híbrido é a existência de uma alavanca de velocidades automática. Tal como acontece com um automóvel elétrico, o automóvel híbrido não tem nem caixa de velocidades manual nem embraiagem, o que evita muitas manobras por parte do condutor!
O funcionamento do automóvel híbrido assenta numa tração elétrica, uma tração híbrida (gasolina + eletricidade) e uma tração 100% a gasolina. Em termos de experiência de condução, não comporta qualquer dificuldade acrescida para o condutor: todo o processo de alternância de um modo para o outro é gerido de forma automática.
Quando o automóvel se encontra com tração elétrica, a condução é mais suave, o automóvel oferece melhores progressões e melhores acelerações do que um automóvel térmico. É também mais silencioso e não tem o incómodo do odor da gasolina. Também sente menos vibrações enquanto conduz.
Tenha também em conta a ausência de constrangimentos para o híbrido: caso alguma vez a bateria fique sem carga, este tipo de automóvel irá funcionar exclusivamente com recurso ao motor a gasolina, como qualquer automóvel tradicional. Além disso, caso opte por um automóvel híbrido não recarregável, o carregamento de energia elétrica é efetuado enquanto conduz.
Claro que sim! Um automóvel híbrido pode perfeitamente circular em autoestrada, à mesma velocidade e com a mesma potência que um automóvel diesel ou a gasolina.
Com efeito, ele funciona com base numa associação entre um motor a gasolina e um (ou mais) motor(es) elétrico(s). Esta combinação de equipamentos permite-lhe alternar entre três modos de tração (híbrido, a gasolina e elétrico).
Na cidade, quando tiver de circular a velocidade reduzida ou em casos de trânsito congestionado, o seu automóvel híbrido irá passar para a tração elétrica autonomamente. Sempre que a bateria precisar de ser carregada ou a topologia da estrada assim o exija, o automóvel passará para tração híbrida ou 100% a gasolina.
Em autoestrada, quando o automóvel se encontrar numa velocidade estável, é sobretudo a tração do motor de gasolina que é solicitada. O automóvel funciona, assim, exatamente como um automóvel a gasolina de caixa automática!
Caso seja necessária uma forte potência e dependendo do estado de carga da bateria, será o modo híbrido a entrar em ação.
Tudo depende das suas necessidades e prioridades! Os automóveis elétricos, silenciosos e suaves, oferecem uma condução muito agradável, consomem pouco, requerem menos manutenção e são mais ecológicos. No entanto, é necessário que esteja disposto a efetuar o carregamento do seu automóvel elétrico regularmente nos postos de carregamento para o efeito. Caso percorra pequenas distâncias e em meio urbano, o automóvel elétrico deverá ser particularmente adequado para si e permitir-lhe-á poupar: deixará de consumir qualquer gasolina ou diesel nos engarrafamentos, ao passo que o custo do carregamento é significativamente inferior ao de um abastecimento completo do depósito de gasolina ou gasóleo.
Por outro lado, o automóvel híbrido é mais polivalente, uma vez que utiliza dois tipos de motorização. Em autoestrada, por exemplo, este passa para a tração térmica e funciona como qualquer outro automóvel a gasolina. Não necessita de ser carregado com a mesma frequência que um automóvel elétrico, ou mesmo nada, caso opte por um automóvel híbrido não recarregável, que se carrega exclusivamente durante a condução.
Não terá de se preocupar com o acesso a uma tomada, pois o híbrido não recarregável permite-lhe desfrutar do prazer de condução elétrica sem carregamento.
Assim, o híbrido combina o aspeto prático do automóvel térmico e as vantagens ecológicas e económicas do automóvel elétrico; já o automóvel 100% elétrico, é mais amigo do ambiente e o mais económico de utilizar, uma vez que apenas funciona com energia elétrica.
Os automóveis híbridos funcionam parcialmente graças à gasolina. Por conseguinte, o híbrido possui inúmeras vantagens em comparação com um automóvel alimentado a diesel.
Com um automóvel híbrido, atestar o depósito é menos frequente e a manutenção do motor menos dispendiosa do que a de um automóvel a diesel. A longo prazo, o seu custo de utilização será, portanto, vantajoso.
Quando utiliza a tração elétrica, um automóvel híbrido é significativamente mais ecológico do que um automóvel a diesel (uma vez que não emite CO2). Por esta razão, os automóveis híbridos não são abrangidos pelas restrições de circulação aplicadas aquando dos picos de poluição.
A Renault propõe automóveis híbridos recarregáveis para melhores desempenhos no modo de tração elétrica, mas também pode optar por um automóvel híbrido não recarregável caso pretenda não ter de carregar o seu automóvel; nesse caso, o automóvel híbrido não irá alterar em nada os seus hábitos em relação à utilização de um automóvel a diesel ou a gasolina (o carregamento do automóvel será feito enquanto conduz, sem qualquer intervenção da sua parte).
Além disso, os automóveis híbridos estão sempre disponíveis com uma caixa de velocidades automática, o que facilita a respetiva condução no dia-a-dia.
Ambos!
Pode conduzir em autoestrada com os dois tipos de automóveis sem qualquer problema.
O automóvel híbrido funciona com um ou mais motores elétricos e um motor térmico. Este alterna entre tração elétrica, tração híbrida (gasolina + elétrica) e tração a gasolina. Em autoestrada, será a tração a gasolina a solicitada, para permitir ao automóvel alcançar a potência necessária. Durante esse tempo, a bateria elétrica poderá carregar-se ao reutilizar a energia associada à travagem, graças a uma parte da potência proveniente do motor térmico convertida em energia elétrica!
As duas motorizações apresentam semelhanças em termos de nível de conforto e de condução. No entanto, a principal vantagem de um automóvel híbrido assenta no seu baixo consumo em comparação com os modelos a gasolina e numa manutenção mais simples.
Os automóveis híbridos dispõem de vários tipos de motores, incluindo um motor a gasolina que assume o comando quando o automóvel requer mais potência, por exemplo, em autoestrada.
Graças a esta alternância entre o(s) motor(es) elétrico(s) e o motor a gasolina, o automóvel híbrido consome menos gasolina, os abastecimentos completos do depósito de combustível são menos frequentes e o motor a gasolina é menos utilizado! Esta é a grande vantagem do automóvel híbrido face ao automóvel a gasolina tradicional. No entanto, importa salientar que o automóvel híbrido funciona como qualquer automóvel a gasolina no caso de bateria sem carga: como tal, é polivalente e prático.
Além disso, quando utiliza a tração elétrica, o automóvel híbrido apresenta as mesmas vantagens que um automóvel elétrico: polui menos, é mais silencioso e proporciona uma condução mais suave. Tal como o automóvel elétrico, não possui caixa de velocidades manual. Além disso, se conduzir mais de 35 000 km por ano, irá rapidamente amortizar o seu preço de compra!