tecnologia E-Tech
Encontre todas as definições úteis relativas aos componentes da tecnologia E-Tech 100% elétrico, E-Tech full hybrid e E-Tech Plug-in hybrid.
A
A autonomia de um veículo com a tecnologia E-Tech corresponde ao número de quilómetros que este tem capacidade para percorrer, com um carregamento ou com um carregamento e um depósito cheio. O valor é definido tendo em conta o consumo estimado de acordo com o protocolo WLTP.
Para um veículo elétrico E-Tech 100% elétrico, a autonomia corresponde à capacidade do veículo para circular desde um estado de carga de 100% até 0% no ciclo WLTP. Esta autonomia será mais baixa em condições reais.
Para um veículo híbrido recarregável, podem ser mencionados 2 tipos de autonomia:
Para um veículo híbrido não recarregável E-Tech full hybrid, a autonomia é considerada como a de um veículo térmico tradicional, mas esta será maior graças a uma diminuição do consumo.
B
Tal como acontece com todos os seus aparelhos eletrónicos que funcionam com bateria, a bateria do seu veículo é o componente que permite armazenar e redistribuir a energia no seu veículo eletrificado.
A bateria do seu veículo elétrico é composta por células eletroquímicas. São estas que armazenam a energia de que o seu veículo necessita para fazer funcionar o motor.
A capacidade é expressa em kWh.
Equipamento destinado ao aquecimento do habitáculo do seu veículo elétrico. A bomba de calor reduz significativamente o consumo de energia elétrica e maximiza a autonomia de condução do seu veículo a partir de uma temperatura exterior inferior a 15°C.
C
A corrente alternada, distribuída pela rede, é a forma mais comum e, por conseguinte, a mais utilizada. É fácil de transportar, de transformar e diminui as perdas. Este tipo de corrente é encontrada nos postos de carregamento padrão, bem como nas tomadas domésticas, nas tomadas Green’up, nas Wallbox e nos postos de carregamento públicos.
Para os carregamentos rápidos dos veículos elétricos ou híbridos recarregáveis: Este cabo é necessário para carregar o seu veículo num posto de carregamento doméstico ou nas infraestruturas públicas, com uma potência de até 43 kW.
Em conformidade com as normas europeias, integra um conector de tipo 2 em cada um dos seus terminais e utiliza o modo 3 para garantir a comunicação entre o veículo e o posto de carregamento
Cabo de carregamento que permite ligar um veículo a uma tomada elétrica doméstica reforçada ou não (com ligação à terra). Concebido para o carregamento ocasional no domicílio. O cabo integra uma caixa de comunicação e de controlo que permite garantir um carregamento totalmente seguro (modo 2).
Este tipo de cabo possui 2 tipos de conectores, consoante os respetivos terminais. De um lado, é compatível com o padrão europeu do veículo (Tipo 2) e a outra extremidade é compatível com as tomadas domésticas.
A capacidade total de uma bateria define a quantidade de energia máxima que a bateria consegue armazenar para garantir o respetivo funcionamento ao longo do tempo mantendo o seu desempenho para o cliente. O seu valor é expresso em kWh.
Por outras palavras, a capacidade total representa a totalidade de energia na bateria, ao passo que a capacidade útil representa a quantidade de energia realmente disponível para o veículo circular.
A capacidade útil consiste na quantidade de energia que a bateria contém e que pode ser realmente utilizada pelo seu Renault equipado com a tecnologia E-Tech.
Valor expresso em kWh.
A capacidade útil pode ser influenciada por diversos fatores, como a temperatura, a idade da bateria e os ciclos de carregamento/descarregamento. A capacidade útil determina a distância real que um veículo elétrico pode percorrer com apenas um só carregamento.
Trata-se do método de carregamento mais convencional para os veículos elétricos e utiliza a corrente alternada.
Quando liga um veículo elétrico a um posto de carregamento CA, a corrente é convertida no interior do veículo antes de entrar na bateria, graças ao carregador integrado.
O carregamento CA é, geralmente, mais lento do que o carregamento rápido CC, mas é mais frequente e está disponível em muitos locais, nomeadamente, no domicílio ou no trabalho.
O carregamento CC consiste no carregamento de um veículo elétrico através de uma corrente contínua (CC). O carregamento CC é mais rápido do que o carregamento CA e pode ser efetuado em postos de carregamento rápido específicos, habitualmente disponíveis nas imediações das autoestradas.
A corrente contínua é diretamente armazenada na bateria com uma potência elevada, o que permite reduzir consideravelmente o tempo de carregamento. No entanto, os postos de carregamento rápido CC são menos comuns e comportam, geralmente, um custo adicional de utilização.
A corrente CC é a segunda forma de corrente possível e é sob este formato que a eletricidade é armazenada nas baterias dos veículos.
A conversão de CA para CC é diretamente realizada pelos terminais específicos, para obter um carregamento ultrarápido.
Acrónimo de Combo Charging System - Tipo 2. Combina o conector de Tipo 2 padrão, para o carregamento lento, e um conector adicional, para o carregamento rápido através do sistema de carregamento combinado (CCS), que é o padrão europeu de conector de carregamento em corrente contínua (CC).
Quase todos os veículos elétricos comercializados na Europa integram atualmente uma porta Combo CCS, pois esta é bastante potente, flexível e fácil de usar. O conector Combo CCS pode fornecer potências superiores a 300 kW.
E
Tecnologia Renault que reúne todos os veículos capazes de circular no modo 100% elétrico. As tecnologias mild hybrid não integram este grupo.
A tecnologia subdivide-se em 3 subtecnologias:
Este modo de condução disponível nos nossos veículos permite-lhe preservar a autonomia elétrica do seu veículo. Permite-lhe um consumo menor, ao reduzir o desempenho de determinadas funções, como o aquecimento ou o ar condicionado.
K
Unidade de medida da potência de um equipamento elétrico, é a abreviatura de quilowatt.
O quilowatt pode indicar a potência de um motor de um veículo elétrico ou térmico, mas também pode ser utilizada para indicar a potência de carregamento de um posto de carregamento.
Note-se que 1 kW = 1,36 cv
Unidade de medida da quantidade de energia armazenada numa bateria de tração, é a abreviatura de quilowatt-hora.
Tecnicamente, corresponde a uma potência de 1 kW consumida durante uma hora. Na prática, para uma bateria de 60 kWh, significa que está é teoricamente capaz de fornecer 60 kW durante 1 hora.
Unidade de medida do consumo médio de energia de um veículo elétrico ou híbrido recarregável aos 100 quilómetros. Trata-se do equivalente dos «litros aos cem quilómetros» para os veículos elétricos.
Os nossos veículos E-Tech 100% elétrico têm um consumo de aproximadamente 15 kWh/100 km, ou seja, 15 kWh de eletricidade consumida para uma distância de 100 km. Medição efetuada de acordo com o protocolo WLTP.
M
Os cabos de carregamento dos veículos elétricos podem dividir-se em 3 modos, no caso de um carregamento em corrente CA:
Modo 1: Este modo de carregamento é o mais simples e o mais antigo. Utiliza um cabo padrão com uma tomada doméstica e um conector do tipo 2 para o veículo elétrico. Este modo é o menos rápido, mas também é o mais fácil de utilizar. Salienta-se que este modo não integra segurança nem controlo do carregamento.
Modo 2: Este modo de carregamento é mais rápido do que o Modo 1, mas requer um cabo especificamente concebido, com um sistema de proteção integrado. Equipado com funções de proteção contra picos de corrente e curto-circuitos, permite uma maior segurança quer para o veículo quer para o ambiente.
Modo 3: Este modo de carregamento é o mais rápido e o mais avançado. Utiliza um posto de carregamento específico (privado ou público), com uma função de gestão de carregamento diretamente integrada para um controlo mais preciso e uma maior segurança.
P
Fornece uma intensidade amplamente superior à de uma tomada elétrica doméstica convencional, para um carregamento mais eficaz e mais rápido. Graças aos dispositivos de controlo do carregamento e de proteção contra sobretensão, permite um carregamento no domicílio mais seguro, com potências entre os 3,7 kW e os 22 kW. As potências mais comuns são a de 7,4 kW CA monofásica e a de 11 kW em CA trifásica.
Um posto de carregamento é considerado rápido quando tem capacidade para oferecer uma potência superior a 43 kW. Para alcançar esta potência, tem de estar ligado em modo trifásico e irá proporcionar corrente contínua (CC).
O cabo de carregamento diretamente integrado no posto de carregamento alimenta a bateria sem utilizar o carregador incorporado do seu veículo e permite, assim, potências de carregamento elevadas.
Frequentemente, permitem recuperar 80% de autonomia em 30 minutos. Os postos de carregamento mais potentes conseguem fornecer até 350 kW.
T
Padrão europeu de conector de carregamento obrigatoriamente presente nos veículos elétricos. Está atualmente integrado no conector global Combo CCS. O tipo 2 aceita até 43 kW de potência.
O conector de Tipo 2 é um conector-padrão europeu para o carregamento de veículos elétricos e híbridos recarregáveis com corrente alternada (CA). Está atualmente integrado no conector global Combo CCS, outro padrão europeu utilizado não só na Europa, mas também em outros países.
Oferece uma ligação eficaz e um controlo preciso do carregamento, permitindo carregar eficazmente os veículos.
O conector de Tipo 2 é habitualmente utilizado com os modos de carregamento 2 e 3 e pode ser encontrado nos postos de carregamento públicos e privados.
O princípio da travagem regenerativa consiste na transformação de energia cinética em corrente elétrica, o que permite ao veículo carregar automaticamente a sua bateria. Sistema de recuperação de energia ao travar, que permite aumentar a autonomia do veículo. A bateria carrega quando o condutor levanta o pé do pedal do acelerador ou aciona ligeiramente o pedal do travão.
W
Acrónimo inglês que se traduz pelo Procedimento de teste global harmonizado para os veículos particulares e veículos comerciais ligeiros.
Este protocolo define as condições exatas de realização dos testes dos veículos independentemente do construtor e permite, deste modo, informar e comparar as informações importantes para o consumidor e o legislador, tais como: