compromisso sustentável - Renault

para uma mobilidade mais sustentável

A Renault está empenhada na redução da sua pegada de carbono e no desenvolvimento de uma mobilidade mais sustentável: desde a conceção dos seus veículos, maximizando a utilização de materiais reciclados, passando pelo pós-venda, com uma oferta de serviços e peças provenientes da economia circular, até à reciclagem dos seus veículos em fim de vida.

conceção ecológica dos veículos - Renault

conceção ecológica dos veículos

utilização de materiais reciclados

utilização de materiais reciclados

A Renault utiliza materiais reciclados e limita a utilização de matérias-primas virgens, otimizando assim a sua pegada de carbono. Estes materiais inovadores oferecem desempenhos equivalentes em termos de qualidade percetível, durabilidade e conforto.
materiais provenientes da economia circular nos nossos veículos em 2030 
0 %
alternativa à pele

alternativa à pele

As peças em pele dos estofos, volantes e alavancas das mudanças são substituídos por tecidos revestidos texturizados parcialmente reciclados*. Resultados: 10 vezes menos água utilizada no fabrico e menos 30% de densidade equivalente.
em toda a gama  
0 pele de origem animal
* incorporando pelo menos 12% de materiais reciclados ou de origem biológica e com um desempenho equivalente ao da pele em termos de tato, conforto, conforto térmico, qualidade percetível e durabilidade
Renault Scenic E-Tech elétricoO Renault Scenic integra 27% de materiais provenientes da economia circular¹, incluindo 17% de plásticos reciclados (40 kg)² e, pelo menos, 92% de fibras recicladas² para os têxteis dos bancos³.
Renault 5 E-Tech elétrico O Renault 5 integra 19,4% de plásticos reciclados (40 kg)¹, 100% de têxteis reciclados² ⁴ e uma estrutura de painel de instrumentos fabricada com materiais 100% reciclados ou naturais.
Renault Clioo novo Renault Clio integra 33,9% de materiais provenientes da economia circular¹: revestimentos em plástico, tecidos dos bancos e jantes que integram, pelo menos, 50% de alumínio reciclado⁵.
Scenic E-Tech elétrico - compromisso sustentável
Renault Scenic E-Tech elétrico O Renault Scenic integra 27% de materiais provenientes da economia circular¹, incluindo 17% de plásticos reciclados (40 kg)² e, pelo menos, 92% de fibras recicladas² para os têxteis dos bancos³.
Renault 5 E-Tech elétrico - compromisso sustentável
Renault 5 E-Tech elétrico O Renault 5 integra 19,4% de plásticos reciclados (40 kg)¹, 100% de têxteis reciclados² ⁴ e uma estrutura de painel de instrumentos fabricada com materiais 100% reciclados ou naturais.
reciclabilidade - compromisso sustentável

reciclabilidade

reciclabilidade dos veículos

reciclabilidade dos veículos

Os veículos Renault têm uma taxa de reciclagem de 85-90% e são recuperáveis em mais de 95% no final da sua vida útil*.
O Scenic é maioritariamente reciclável em 
90% da sua massa
* taxas de reciclabilidade e de recuperabilidade (incluindo a recuperação energética) em conformidade com a Diretiva 2005/64/CE
reciclabilidade das baterias

reciclabilidade das baterias

Marca pioneira de veículos eléctricos, há 15 anos que a Renault recolhe as baterias de iões de lítio dos seus veículos em fim de vida para as reciclar ou lhes dar uma segunda vida. Pelo menos 65% dos materiais contidos nas baterias* são reciclados.
número de baterias já recicladas 
+ de 10 000
* obrigação regulamentar europeia: nível mínimo de 65% de reciclagem das baterias a partir de 31/12/2025
economia circular - compromisso sustentável

economia circular

A missão estratégica de THE FUTURE IS NEUTRAL é recolher e desmantelar veículos em fim de vida, e reutilizar, remanufaturar e reciclar as peças e materiais para reintroduzi-los no ciclo de vida de um veículo. É a única empresa na Europa que propõe esta oferta completa a todos os intervenientes da indústria automóvel.
The Future is neutral - compromisso sustentável

descobrir também

tecnologia E-Tech

 tecnologia E-Tech - compromisso sustentável

a marca Renault

marca Renault - compromisso sustentável

criadora de "voitures à vivre"

criadora de "voitures à vivre" - Renault

tecnologias ao serviço da experiência

as tecnologias Renault - criadora de "voitures à vivre" (veículos para serem vividos)

¹ em média ponderada dos volumes de produção, incluindo materiais reciclados de acordo com a norma ISO 14021 e os excedentes de produção reincorporados nos processos de fabrico no mesmo local industrial.

² de acordo com a norma ISO 14021 

³ nas versões techno e esprit Alpine

⁴ nas versões techno e iconic cinco 

⁵ na versão esprit Alpine