COMO FUNCIONA UM automóvel HÍBRIDO?

E-Tech full hybrid - funcionamento - Renault

o princípio da tecnologia E‑Tech hybrid

A Renault optou por desenvolver 2 tecnologias: a tecnologia E-Tech full hybrid, para os automóveis híbridos não recarregáveis, e a E-Tech plug-in hybrid, para os automóveis híbridos recarregáveis - propondo, assim, automóveis económicos e ecológicos que aliam o prazer de condução è simplicidade do dia a dia.

 

Têm um funcionamento idêntico, diferindo apenas em 2 elementos:

  • a dimensão da bateria e, consequentemente, a capacidade de condução 100% elétrica,
  • o carregamento através de ligação à corrente elétrica, no caso dos automóveis E-Tech plug-in hybrid.

as nossas motorizações híbridas

Designam-se "híbrido em série paralelo", por oferecerem a possibilidade de funcionar nos modos 100% elétrico, híbrido (elétrico + térmico) ou apenas térmico.


Integram 2 motores elétricos e um motor térmico como complemento.


As tecnologias inovadoras integradas no automóvel (caixa de velocidades inteligente, sistema de gestão de energia, travagem regenerativa) permitem aos diferentes motores revezarem-se ou funcionarem em simultâneo, quando necessário. Tal permite otimizar o desempenho e o consumo do automóvel.

 

As motorizações E-Tech oferecem uma grande capacidade de aceleração, arranques dinâmicos, redução das emissões de CO2 e do consumo de combustível.

E-Tech full hybrid - motorizações híbridas - Renault
    • motor a gasolina
      motor a gasolina

      Os motores térmicos são especialmente concebidos para reduzir o consumo e as emissões de CO₂. Equipados com um filtro de partículas, aliam poupança, eficiência e desempenho.

    • motor elétrico principal
      motor elétrico principal

      Este permite efetuar o arranque do automóvel, garantir a condução 100% elétrica, acionar as rodas e carregar a bateria enquanto circula durante as fases de travagem ou de desaceleração.

    • um motor elétrico secundário

      É responsável pelo arranque e atua como gerador de alta tensão para a bateria. Serve igualmente de estabilizador nas mudanças de velocidades, evitando a ocorrência de sobressaltos e vibrações.

    • CAIXA DE VELOCIDADES AUTOMÁTICA INTELIGENTE MULTIMODO
      CAIXA DE VELOCIDADES AUTOMÁTICA INTELIGENTE MULTIMODO

      Associada ao sistema de gestão de energia, resultante da nossa experiência adquirida com os conhecimentos especializados na F1 do Grupo Renault, esta caixa de velocidades revolucionária oferece um desempenho ideal. Integra um total de 15 modos de condução, graças a 2 velocidades elétricas e 4 térmicas, que podem funcionar em conjunto ou em separado.

    • eletrónica de potência

      O sistema assegura, de forma contínua, a transferência e a conversão da corrente alternada (CA) em corrente contínua (CC) da energia elétrica entre a bateria de tração e o motor elétrico.

    • a bateria de tração
      a bateria de tração

      Uma bateria que armazena a energia necessária para deslocar o automóvel e assegura, em seguida, a sua circulação no modo elétrico. As suas dimensões variam bastante consoante o tipo de motorização: até 2 kWh num híbrido não recarregável e até 10,4 kWh num híbrido recarregável.

os diferentes modos de tração

Um motor híbrido é composto por 2 motores principais que se revezam ou funcionam em simultâneo para garantir a tração do automóvel. Descubra os diferentes modos de tração:

E-Tech full hybrid

tração elétrica

No arranque, o motor elétrico apenas aciona as rodas, pelo que o consumo de combustível é inexistente. Arrancar sempre em silêncio e circular a uma velocidade de até 130 km/h e durante até 5 minutos no modo totalmente elétrico, consoante o seu estilo de condução e os modelos.

 

tração híbrida

Este modo implica a utilização simultânea das duas fontes de energia para a tração do automóvel.

No caso de uma condução dinâmica, o motor a gasolina auxilia o elétrico para manter o desempenho. Os dois motores trabalham em conjunto, para aumentar a potência do seu automóvel. Trata-se, aqui, de um funcionamento híbrido em paralelo.

Em determinados casos, quando a bateria está fraca, os 2 motores funcionam ao mesmo tempo, mas apenas o motor elétrico assegura a circulação. Neste caso específico, a gestão eletrónica ativa o motor térmico para otimizar o consumo global e regenerar a bateria. Trata-se, aqui, de um funcionamento híbrido em série.

tração térmica

Quando o motor térmico funciona sozinho, é solicitado na sua rotação ideal, para acionar as rodas do automóvel e para carregar a bateria. O consumo global do automóvel é otimizado, e a energia suplementar é armazenada, o que permite renovar a circulação elétrica.

de uma tração para outra

É possível passar de um modo de tração para outro de duas formas:

 

  • automaticamente, através de um sistema de gestão eletrónica incorporado. Este sistema analisa o nível de carga da bateria, a solicitação para aceleração e o tipo de estrada e adapta o modo de tração em função destes fatores, permitindo deste modo otimizar o desempenho do automóvel.
 
  • manualmente, através do painel de instrumentos, apenas no híbrido recarregável, para privilegiar a condução 100% elétrica.

a gestão do carregamento 

E-Tech full hybrid - bateria - Renault

a bateria dos automóveis híbridos simples

carrega-se apenas enquanto circula, graças à energia cinética. Estes automóveis não requerem ligação à corrente elétrica, pois dispõem de um sistema que recupera energia ao travar e ao desacelerar. Isto basta para recarregar totalmente a bateria.

E-Tech plug-in hybrid - bateria - Renault

as bateria dos automóveis híbridos recarregáveis

é carregada sobretudo através da ligação do automóvel à corrente elétrica, mas também enquanto este circula (possibilidade de cerca de 10% do carregamento). Os automóveis híbridos recarregáveis integram uma portinhola adicional que permite carregar totalmente a bateria.

a gama Renault E-Tech full hybrid e E-Tech plug-in hybrid

E-Tech full hybrid - Renault Austral E-Tech full hybrid

E-Tech full hybrid

Automóveis compostos por 2 motores elétricos e um motor térmico, que se carregam enquanto o automóvel circula e permite circular no modo 100% elétrico durante até 80% do tempo (ciclo WLTP urbano).

E-Tech full hybrid - Renault Captur E-Tech

E-Tech plug-in hybrid

Automóveis compostos por um motor térmico e 2 motores elétricos com a possibilidade de carregamento da bateria, que permitem um tempo de circulação 100% elétrica durante até 50 km em utilização mista (ciclo WLTP correspondente a diversos tipos de estrada).

as suas perguntas sobre o funcionamento dos automóveis híbridos

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