os automóveis equipados com a tecnologia
Renault E-Tech plug-in hybrid
as bases da tecnologia E‑Tech plug-in hybrid
Os automóveis híbridos recarregáveis integram uma tecnologia idêntica à presente nos nossos modelos híbridos não recarregáveis. A principal diferença reside na possibilidade de beneficiar de uma maior capacidade de bateria e de carregar o automóvel numa tomada elétrica. Daí advém a designação plug-in.
Composto por dois motores elétricos e um motor térmico, que funcionam em conjunto, revezando-se em função do tipo de estrada, do estilo de condução, da carga da bateria… O sistema de gestão eletrónica automatiza a alternância entre os diferentes motores.
Os automóveishíbridos recarregáveis foram concebidos para reduzir até 75% do seu consumo de combustível e as emissões de CO2 (em ciclo WLTP) em comparação com um automóvel térmico.
Os automóveis híbridos recarregáveis são carregados diariamente no seu local de trabalho ou no domicílio, em postos de carregamento públicos ou privados. Graças à bateria recarregável de grande capacidade, pode antecipar os seus carregamentos em função dos seus trajetos e adiar a sua passagem pelo posto de abastecimento de gasolina.
Carregue a sua bateria onde quiser.
No arranque e a baixa velocidade, usufrua de um conforto inigualável graças à condução 100 % elétrica. A cidade está nas suas mãos e a poupança de combustível também. Para os seus outros trajetos, as motorizações elétricas e térmicas revezam-se, garantindo-lhe a otimização da autonomia do seu automóvel.
Caso se trate de um automóvel híbrido não recarregável, o carregamento da bateria efetua-se durante a condução, graças à energia cinética e ao motor térmico. A bateria carrega-se de forma totalmente autónoma, nas fases de travagem e de desaceleração. No entanto, pode atuar sobre o nível recuperativo, de forma a acentuar ou não o processo.
Caso se trate de um automóvel híbrido recarregável, também é possível carregá-lo mediante a ligação à rede elétrica, através de um posto de carregamento público ou do carregamento no domicílio. A potência dos carregadores dos nossos automóveis é de, no máximo, 3,7 kW.
A autonomia de um automóvel híbrido recarregável depende não só das características do automóvel, mas também das condições de utilização.
A autonomia elétrica depende sobretudo da capacidade da bateria de tração (expressa em kWh): quanto maior for, maior será a possibilidade de uma condução 100 % elétrica. No caso da nossa tecnologia híbrida recarregável, cuja bateria se carrega graças à ligação à rede elétrica e também durante a condução através da recuperação da energia cinética, a autonomia 100 % elétrica é assegurada a uma velocidade de até 50 km (numa utilização WLTP mista), ou seja, uma autonomia real que pode variar, aproximadamente, entre os 30 e os 60 km. Como é óbvio, para beneficiar plenamente do seu automóvel e da poupança de combustível, é necessário carregar o seu automóvel com a maior regularidade possível.
A autonomia total de um automóvel híbrido recarregável é superior à de um automóvel a gasolina, pois é possível alternar entre várias fontes de energia. Na cidade, quando o(s) motor(es) elétrico(s) assume(m) o comando, o motor térmico é pouco ou nada solicitado, o que, logicamente, permite poupar combustível. Em autoestrada, mesmo que a bateria de tração fique sem carga, beneficia do funcionamento da motorização híbrida para otimizar o seu consumo.
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