tecnologia elétrica e componentes do motor
Sem cilindro, nem pistão e nenhum gás de escape… o motor de um automóvel elétrico é construído com base num conjunto de peças concebidas para converter a eletricidade em energia mecânica.
O motor utiliza uma corrente para gerar um campo magnético na parte fixa da máquina (estator), que, ao deslocar-se, coloca em movimento uma peça rotativa (rotor) e, assim, aciona as rodas do automóvel.
Há mais de 10 anos que a Renault adapta esta tecnologia aos desafios da mobilidade atuais e futuros, apostando na experiência e no fabrico francês.
Descubra abaixo os componentes de um automóvel elétrico.
a plataforma CMF-EV do Renault Megane E-Tech 100% elétrico
Esta plataforma CMF-EV integra uma bateria ultra plana de 60 kWh e um motor elétrico compacto de 160 kW. A agilidade e o espaço a bordo são maximizados graças a um piso totalmente plano, um centro de gravidade bastante baixo, uma repartição do peso otimizada e a uma distância entre eixos alargada.
que vantagens oferece?
O Renault E-Tech 100% elétrico integra uma tecnologia inovadora que permite proporcionar uma experiência de condução única e intuitiva.
a visão Renault para o futuro
A Renault dedica-se ao desenvolvimento de melhorias no rendimento dos nossos motores elétricos. Pretendemos desenvolver uma maior eficiência dos mesmos, com vista a reduzir o consumo e aumentar a autonomia.
Também prevemos intensificar o fabrico nas instalações francesas de Douai e Cléon.
A principal diferença entre um automóvel elétrico e um automóvel híbrido está na motorização e nas baterias.
Um automóvel elétrico possui um motor específico, alimentado exclusivamente pela energia elétrica proveniente de uma bateria.
Um automóvel híbrido possui um motor térmico combinado com 1 ou 2 motores elétricos.
Sim. Na realidade, os motores dos atuais automóveis elétricos são potencialmente tão potentes quantos os motores térmicos. Além disso, dispõem de uma maior capacidade de aceleração no arranque e, por conseguinte, proporcionam progressões mais dinâmicas e mais fluidas.
Os automóveis elétricos não oferecem todos a mesma relação em termos de potência, pois tudo depende da dimensão do motor e da capacidade da bateria. Por conseguinte, a potência depende dos desempenhos específicos de cada modelo de automóvel elétrico.
A principal especificidade de um automóvel elétrico é o seu motor.
Trata-se de um motor elétrico e não térmico, pelo que não é alimentado com gasolina nem gasóleo, mas sim pela eletricidade proveniente da bateria, localizada no interior do automóvel.
A sua potência e autonomia variam em função dos modelos. Por exemplo, o Renault Megane E-Tech 100% elétrico pode ir aos 220 cv e possui uma autonomia de até 470 km (norma WLTP).
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