serviço de manutenção conectada
As presente condições gerais de utilização (doravante “CGU”) definem os termos e condições da utilização do serviço de manutenção conectada (doravante “Serviço”) fornecido pela Renault s.a.s, uma société par actions simplifiée (sociedade por ações simplificada) francesa com capital social de €533.941.113, cuja sede social está situada em 122-122 bis avenue du Général
Leclerc, 92100 Boulogne Billancourt, e que está registada na Conservatória do Registo Comercial de Nanterre sob o número 780 129 987 (doravante designada “Renault”).
Nesta política encontrará informações relativas a:
Utilizando os dados transmitidos pela TCU do Automóvel e descritos no Anexo 1 abaixo, a Renault oferece
o seguinte Serviço individualizado ao Cliente que tenha subscrito o Serviço de Manutenção Conectada:
- informar quando deve ser efetuada a manutenção programada do respetivo Automóvel,
- alertar proactivamente quando um evento no Automóvel exigir uma visita a um reparador autorizado Renault,
- fornecer informações sobre o estado dos travões, baterias e pneus, e sugerir a substituição se necessário, utilizando mecanismos para antecipar o desgaste de peças.
Os dados recolhidos nos Automóveis de clientes que tenham subscrito o Serviço também permitem à Renault, por meio de uma análise agregada das causas de anomalias e possíveis avarias dos Automóveis ou do respetivo ambiente, propor soluções corretivas e/ou melhorias para aumentar a qualidade, fiabilidade e durabilidade dos Automóveis e serviços associados.
Estas soluções podem ser implementadas pela Renault nos clientes que tenham subscrito o Serviço, quando o Automóvel passar por um Estabelecimento Designado ou através de atualizações remotas ("over the air").
3.1. Subscrição do Serviço
Os clientes podem subscrever o Serviço através de um Estabelecimento Designado.
A subscrição é gratuita e implica a aceitação, sem reservas, das presentes CGU por parte do Cliente.
A Renault presta o Serviço gratuitamente. Irá variar consoante o modelo e versão do Automóvel, as opções e o equipamento escolhidos, o país de comercialização e a área de cobertura geográfica.
3.2. Ativação do Serviço
Para ativar o serviço, o Cliente tem de fornecer à Renault um número de telemóvel e/ou endereço de correio eletrónico válidos.
O endereço de correio eletrónico e/ou o número de telemóvel que o Cliente fornecer quando encomendar o Automóvel é necessário e será utilizado para prestar o Serviço. O Cliente poderá alterar o número de telemóvel e/ou o endereço de correio eletrónico em My Renault ou My Renault Web a qualquer momento durante a utilização do Serviço.
O Cliente é o único responsável pelos dados que fornece à Renault.
O Cliente também tem de transferir a App e identificar-se, sincronizar o seu Automóvel, estar equipado com uma TCU e ter conexão através da rede móvel do Automóvel.
O Serviço será ativado após o Cliente subscrever o Serviço. A ativação poderá demorar até 72 horas até ser efetiva. A ativação é efetuada automaticamente.
A recolha dos dados necessários para a implementação do Serviço não requer qualquer ação da parte do Cliente nas respetivas definições de privacidade ou a partir do ecrã multimédia do Automóvel se o
mesmo tiver esse equipamento.
O Cliente compromete-se a informar qualquer pessoa que utilizar o Serviço ou que circule no Automóvel que são recolhidos dados e que os mesmos são partilhados com a Renault.
O Serviço alertará o Cliente quando a manutenção programada do respetivo Automóvel deva ser efetuada ou se um evento requerer a sua visita a um reparador autorizado Renault. Além disso, o Cliente receberá alertas por antecipação relativamente ao desgaste de peças, especialmente o estado dos travões, baterias e pneus e, se necessário, sugestões para a respetiva substituição.
Durante as visitas a um Estabelecimento Designado ou através de atualizações remotas ("over the air"), o Cliente poderá beneficiar, mediante disponibilidade na Oficina, das mais recentes correções e melhorias desenvolvidas pela Renault.
O Serviço irá depender do modelo e versão do Automóvel, das opções e do equipamento escolhido, do país em que é comercializado e utilizado, bem como da área de cobertura geográfica.
4.1 Requisitos para a transmissão de alertas
A transmissão de alertas só é possível se os seguintes requisitos cumulativos estiverem cumpridos:
4.2 Transmissão de alertas
Se o Cliente tiver uma conta na App My Renault, irá receber notificações na App, bem como no endereço de correio eletrónico que tiver fornecido à Renault.
Se o Cliente não tiver uma conta na App My Renault, irá receber alertas por correio eletrónico no endereço que tiver fornecido à Renault.
Se o Cliente não tiver uma conta na App My Renault e não tiver fornecido um endereço de correio eletrónico, irá receber alertas por SMS no respetivo telemóvel cujo número tenha fornecido à Renault.
Consoante o tipo de alerta que o Cliente receber, o alerta poderá conter uma hiperligação a um sistema de marcações online que o Cliente poderá utilizar para efetuar uma marcação com o reparador autorizado da sua escolha.
O reparador autorizado do Cliente também receberá notificações de eventos e poderá contactar o Cliente diretamente para o notificar, fornecer informação e, se necessário, propor uma marcação.
A Renault prestará este Serviço a partir da data de ativação e pelo prazo inicial de oito (8) anos.
Quando o Serviço atingir final do prazo inicial, o Cliente receberá uma notificação a informá-lo desse facto e dos termos da eventual renovação.
6.1 Alterações ao Serviço
Durante a vigência do Serviço, a Renault poderá alterar unilateralmente o Serviço, total ou parcialmente, em particular para (i) oferecer uma ou mais funcionalidades adicionais, (ii) cumprir novos requisitos legais ou regulamentares, (iii) corrigir mal funcionamentos que possam ocorrer ocasionalmente, ou (iv) ter em consideração desenvolvimentos técnicos e alterações nas expectativas gerais dos clientes.
A Renault reserva-se no direito de modificar e/ou atualizar as presentes CGU em qualquer momento e informará antecipadamente o Cliente desse facto.
As CGU aplicáveis são as que estiverem em vigor à data em que o Cliente ligar e utilizar o Serviço.
As modificações efetuadas no Serviço poderão estar sujeitas ao consentimento expresso por parte do Cliente de uma nova versão das condições gerais de utilização.
6.2 Cessação do Serviço
A Renault poderá terminar permanentemente a prestação do Serviço por qualquer motivo, em particular se a(s) rede(s) de comunicação utilizada(s) para prestar o Serviço deixar(em) de estar disponíveis ou se tornar(em) fortemente saturada(s) caso o operador de telecomunicações desligue as redes 2G, 3G, 4G e 5G. Nesse caso, a Renault informará antecipadamente o Cliente, enviando uma notificação para o endereço de correio eletrónico e/ou número de telemóvel fornecido à Renault pelo Cliente e/ou no espaço pessoal do Cliente em My Renault e/ou através do respetivo Automóvel.
A Renault reserva-se o direito de terminar o Serviço remoto, em particular:
Se ocorrer algum dos casos acima, o Cliente deve informar a Renault contactando o Serviço de Apoio ao Cliente.
Se a Renault ficar a saber, por exemplo, através de uma chamada para o número de telemóvel fornecido pelo Cliente, que o Cliente já não é proprietário ou locatário do Automóvel, poderá terminar o Serviço.
Se o Cliente já não pretender beneficiar do Serviço, pode terminá-lo a qualquer momento, contactando o Serviço de Apoio ao Cliente.
Se o Serviço for terminado, o mesmo será desativado. O Cliente é informado pelo presente que a desativação não é instantânea e que poderá existir um lapso temporal entre a receção do pedido e a efetiva desativação do Serviço.
O Cliente compromete-se, pessoalmente e em nome de qualquer utilizador do seu Automóvel:
Se o Cliente vender o respetivo Automóvel, de modo a proteger os seus dados pessoais e os do comprador do Automóvel, o Cliente deverá:
- eliminar o Automóvel da respetiva conta My Renault de modo a terminar a sincronização entre o Automóvel e a respetiva conta Automóvel;
- eliminar os dados armazenados no Automóvel antes da venda em conformidade com as instruções disponíveis no Manual do Utilizador do Automóvel;
- informar a Renault contactando o Serviço de Apoio ao Cliente.
Quando a dessincronização estiver concluída, é recomendado que o Cliente contacte o Serviço de Apoio ao Cliente para verificar que a dessincronização foi efetiva.
8.1 Limitações do Serviço
Mesmo que o Serviço esteja tecnicamente disponível, só estará acessível se o Automóvel estiver localizado numa área de cobertura geográfica em que a TCU funcione.
Na medida do permitido pela legislação aplicável, a Renault não dá qualquer garantia, explícita ou implícita, relativamente à velocidade e/ou desempenho do Serviço.
Em particular, dentro da área de cobertura, o acesso ao Serviço a funcionar no modo conectado poderá ser temporária e periodicamente suspenso ou interrompido a qualquer momento por motivos técnicos.
8.2 Responsabilidade
A Renault tomará todas as precauções e medidas em conformidade com o estado da arte para assegurar o correto funcionamento do Serviço, mas não pode garantir que será isento de erros ou anomalias ou que não será acedido ilegalmente ou atacado, em particular por vírus, o que poderá causar mau funcionamento, interrupções, avarias ou perda de dados ou de informações.
A Renault está em qualquer caso isenta de responsabilidade:
O Cliente reconhece e aceita que os alertas são transmitidos apenas para fins informativos e que não cobrem todos os eventuais maus funcionamentos do Automóvel.
Além disso, os alertas transmitidos pela Renault não dispensam o Cliente de:
Se o Cliente não conseguir utilizar o Serviço por motivos técnicos, poderá consultar as informações disponíveis no website https://www.renault.pt/ ou em My Renault. O Cliente poderá também contactar o Serviço de Apoio ao Cliente.
O software, as interfaces e o conteúdo de qualquer natureza (imagens, sons, vídeos, bases de dados, etc.) do Serviço são propriedade da Renault.
Estão protegidos pela legislação de propriedade intelectual e/ou industrial e, por conseguinte, qualquer utilização ilegal pelo Cliente está sujeita a sanções civis e/ou penais com fundamento na violação dos direitos de propriedade intelectual.
O Cliente reconhece que não detém qualquer direito de propriedade intelectual ou industrial sobre todo ou qualquer parte do Serviço, nem sobre todo ou qualquer parte do respetivo conteúdo.
O Cliente tem o direito de utilizar o Serviço apenas para fins pessoais e não comerciais, ao abrigo de uma licença não exclusiva e intransmissível, concedida na medida estritamente necessária à respetiva utilização.
O Cliente não está autorizado a copiar, adaptar, digitalizar, reproduzir, distribuir, difundir, adaptar, sublicenciar, vender, alugar, incorporar, traduzir, modificar, publicar, representar, ceder ou criar trabalhos derivados com base em todo ou qualquer parte do Serviço.
O Cliente reconhece também que não tem o direito de contornar, remover, substituir ou modificar as medidas de segurança do Serviço e que não pode, em circunstância alguma, modificar ou remover as menções relativas aos direitos de autor do Serviço.
O Serviço poderá ser interrompido na ocorrência de um evento de força maior, como uma avaria parcial ou total devida a perturbações ou interrupções dos meios de comunicação fornecidos pelos operadores de telecomunicações, ou no caso de uma ordem das autoridades públicas que suspenda total ou parcialmente as operações do operador de telecomunicações necessárias para o funcionamento do Serviço.
As CGU estão sujeitas ao direito francês e são interpretadas e aplicadas em conformidade com este último, exceto no caso de o Cliente ser um consumidor e a lei local for obrigatoriamente aplicável.
Qualquer litígio relativo às CGU deve, primeiro, ser objeto de uma tentativa de resolução amigável entre as partes antes de ser submetido aos tribunais competentes da relação de Paris aos quais as partes atribuem competência exclusiva, não obstante a pluralidade de réus ou pedidos de indemnização provenientes de terceiros.
No caso de a lei local ser obrigatoriamente aplicável, qualquer litígio relativo às CGU deverá ser objeto, primeiramente, de uma tentativa de resolução amigável entre as partes antes de ser submetido aos tribunais judiciais competentes. O cliente consumidor tem ainda a possibilidade de recorrer a uma das entidades de resolução alternativa de litígios de consumo com competência territorial quanto ao local da celebração do contrato, elencadas no mapa detalhado disponível para consulta disponível em https://www.consumidor.gov.pt/parceiros/sistema-de-defesa-do-consumidor/entidades-de-resolucao-alternativa-de-litigios-de-consumo/ral-mapa-e-lista-de-entidades.aspx. O Cliente consumidor poderá, alternativamente decidir recorrer ao tribunal arbitral do Centro de Arbitragem do Sector Automóvel. Só os litígios de reduzido valor económico estão sujeitos à arbitragem necessária. Se o Cliente residir no espaço da União Europeia, tem também a possibilidade, nomeadamente e principalmente para as reclamações relacionadas com uma compra online, de recorrer à plataforma de Resolução de Litígios em Linha no caso dos serviços fornecidos pelas empresas da União Europeia (a «Plataforma ODR»), disponibilizada para todos os cidadãos europeus pela Comissão Europeia, através do link https://ec.europa.eu/consumers/odr.
Os seus dados pessoais serão tratados para fins de prestação do Serviço.
A tabela seguinte explica o contexto em que os seus dados são recolhidos e os fins secundários diretamente relacionados com a prestação do Serviço.
CATEGORIA |
FINS SECUNDÁRIOS |
TIPOS DE DADOS PESSOAIS |
---|---|---|
Dados relativos aos componentes do veículo (características técnicas) |
Identificação dos automóveis |
Número de identificação do automóvel (VIN) |
Números de identificação dos componentes do automóvel, especificações técnicas |
||
Rede e comunicação Ligação entre o automóvel e o servidor de gestão de dispositivos |
Endereço IP do veículo, IMEI, endereço MAC (Media Access Control - Controlo de acesso ao meio) |
|
Dados relativos à qualidade e manutenção do automóvel |
Estado do veículo Prestação do serviço (tal como interpretar notificações de alerta de manutenção e diagnóstico, manutenção programada) |
Verificação do motor, pressão e temperatura do óleo, sistema de refrigeração, sistema de travagem e controlo de estabilidade, bateria de 12 V, bateria de tração EV, direção, consumo de combustível, consumo elétrico do veículo e dos acessórios, gestão de energia, nível de AdBlue, nível de carga, funcionamento do airbag, quilometragem total, estado dos pneus, filtro de partículas, carregador e tração EV |
Avarias e diagnóstico para o contactar, caso o seu veículo necessite de manutenção e para sugerir uma marcação numa oficina |
Códigos de avarias, dados de manutenção |
|
Dados de comportamento do condutor e de condução, dados do ambiente do veículo e dados de carga |
Dados dinâmicos utilizados para calcular uma correlação entre grupos de dados, prever o desgaste dos componentes, tais como pneus, pastilhas de travões, baterias e filtros de ar Utilizados para dar contexto ao aparecimento de avarias |
Velocidade, quilometragem por viagem, aceleração, travagem, relação de transmissão, velocidade do motor, consumo de combustível, consumo por viagem (combustível ou eletricidade), utilização dos acessórios, travagem automática, nível de AdBlue, gestão dos dados de stop & start, temperatura externa, estado da carga da bateria de tração, potência de carga |
A Renault recolherá e tratará os dados pessoais do Cliente na qualidade de responsável pelo tratamento independente para a prestação do Serviço.
A Renault assegura o respeito pela legislação da proteção de dados pessoais, em particular o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados de 27 de abril de 2016, que entrou em vigor em 25 de maio de 2018 na União Europeia, bem como a Lei de Proteção de Dados francesa, Lei n.º 78-17 de 6 de janeiro de 1978 , com as alterações que lhe foram introduzidas, e os respetivos regulamentos de aplicação e quaisquer regulamentos subsequentes que os completem ou substituam.
Em conformidade, a Renault disponibiliza a sua Política de Privacidade
no seguinte endereço URL: https://www.renault.fr/donnees-personnelles.html ou https://www.renault.pt/politica-privacidade.html , que inclui, em particular, uma secção dedicada aos serviços conectados. A Política de Privacidade está também disponível, mediante pedido, no Estabelecimento Designado do Cliente. A Renault convida o Cliente a consultá-la para obter mais informações sobre as condições do tratamento dos respetivos dados pessoais, em particular em termos de duração, fundamento jurídico e destinatários.
A este respeito, o Cliente tem o direito de aceder, retificar e apagar os seus dados pessoais, e quando apropriado, limitar ou opor-se ao tratamento dos seus dados, bem como o direito de portabilidade dos dados nas condições estabelecidas na legislação de proteção de dados pessoais aplicáveis e conforme disposto na Política de Privacidade.
O Cliente poderá exercer os seus direitos e contactar o Encarregado da Proteção de Dados, das seguintes formas:
Por último, o Cliente tem o direito de apresentar reclamação à Agência de Proteção de Dados francesa (CNIL), a autoridade de supervisão em França ou à Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), a autoridade responsável pelo controlo em Portugal quando se tratar de um caso em que a lei local é imperativamente aplicável, entidades estas responsáveis por assegurar o respeito pelo cumprimento das obrigações em matéria de dados pessoais
saiba mais sobre a gestão dos seus dados
ativação e partilha dos seus dados pessoais
tratamento de dados para serviços conectados