Especialista de produto: Michaël Grosjean
o automóvel
Não está previsto o desenvolvimento de outras versões. Trata-se do modelo mais potente e de maior desempenho da história da Renault, limitado a apenas 1980 exemplares.
O R5 Turbo E3 herdou os seguintes elementos do R5: para-brisas, retrovisores laterais, faróis traseiros, sistema de ar condicionado, painel de instrumentos e sistema multimédia (com interface de utilizador específica).
O preço de venda ao público recomendado previsto para o automóvel é de 160 000 euros, excluindo a personalização.
O Renault 5 Turbo 3E é comercializado na Europa, incluindo no Reino Unido, bem como no Médio Oriente, na Austrália e no Japão.
a marca
Um projeto único, o R5 Turbo 3E é um automóvel Renault que pertence à história da marca (a mesma família do Renault R5 Turbo, que data dos anos 80).
O R5 Turbo 3E não terá um rótulo Alpine, pois trata-se de um automóvel Renault, tal como o seu antecessor de 1980, o R5 Turbo.
Não. O projeto foi decidido e o desenvolvimento foi lançado, pelo que não existe qualquer risco de impacto.
Especialista de produto: Michaël Grosjean
reservas
Claro, esta é indicada na parte superior do seu pedido de reserva, imediatamente abaixo dos seus dados de contacto.
clube dos 1000
É membro da R5 Turbo 3E Society. Enquanto membro, poderá contar com informações e eventos exclusivos durante o período de espera.
Claro, terão a oportunidade de se reunir em eventos exclusivos.
Especialistas: Philippe Varet (engenharia) e Sandeep Bhambra (design)
interior
O automóvel terá o seu próprio sistema de som específico, atualmente em desenvolvimento.
Serão os normalizados. Serão instalados arnês de 6 pontos, nos bancos do condutor e do passageiro.
portas e carroçaria
Estamos a trabalhar para a melhor integração possível dos puxadores das portas e iremos informá-lo acerca desta matéria muito em breve.
Sim, a carroçaria será integralmente fabricada em fibra de carbono (estrutura, guarda-lamas, portas, tejadilho, capô e bagageira).
jantes e pneus
Escolhemos a tecnologia de alumínio forjado, que já se demonstra muito eficiente em termos de massa.
A Michelin é um dos fabricantes com quem trabalhamos para oferecer os melhores pneus para este automóvel.
protótipo
O primeiro protótipo foi apresentado ao público pela primeira vez em 26 de junho. Haverá várias fases de teste ao longo do seu desenvolvimento.
O protótipo é 95% representativo e haverá algumas alterações e ajustes eventuais no automóvel de série, nomeadamente no que se refere aos para-choques dianteiro e traseiro para otimizar a aerodinâmica.
dimensões e peso
O peso será inferior a 1450 kg. Temos como objetivo alcançar os 1400 kg.
As dimensões do R5 Turbo 3E são as seguintes: comprimento 4,08 m, largura 2,03 m, altura 1,38 m.
O R5 Turbo 3E tem uma distância ao solo de 118 mm.
potência e motor
A transmissão eficaz do binário para as rodas é obtida graças a um trabalho desenvolvido nos pneus e à distribuição do peso.
O binário de um motor de roda não é diretamente comparável ao de um motor convencional, uma vez que não existe uma relação de redução entre o motor e a roda. Por conseguinte, o desempenho mantém-se a um nível muito elevado, com um tempo de 0-100 km/h inferior a 3,5 segundos.
O motor de roda é, sem dúvida, uma inovação, mas trata-se de uma solução realista porque corrigimos o aumento da massa não suspensa através da conceção do eixo traseiro. Além disso, o motor de rodas oferece vantagens significativas, como o binário instantâneo, a agilidade e um centro de gravidade mais baixo, o que melhora o desempenho e o prazer de condução.
O R5 Turbo 3E passa dos 0 aos 100 km em menos de 3,5 segundos.
O automóvel irá gerar a mesma compressão do eixo traseiro que um motor convencional.
Não, pois embora estas massas não suspensas sejam mais elevadas do que as de um motor elétrico convencional, tivémo-las em conta no dimensionamento de todos os componentes associados (braços da suspensão, suportes dos cubos, amortecedores, molas, etc.), bem como na cinemática da suspensão.
Será efetuado mediante a gestão eletrónica, que será mais eficaz graças à arquitetura do motor na roda (comunicações mais rápidas entre o sensor da roda e o motor elétrico).
outros componentes
O sistema de direção é tradicional, não existe transmissão por cabo.
Atualmente, isso não está previsto.
Especialista de conceção: Sandeep Bhambra
calendário e processos
Poderá ser configurado durante o ano de 2026.
Certamente, e irá tratar-se de um configurador bastante específico. Saberá mais pormenores aquando da nossa transmissão em direto de dezembro.
personalização
A cor apresentada durante a transmissão em direto (inspirada na Tour de Corse) é uma das cores disponíveis como opção.
A oferta de personalização de interiores ainda não está finalizada. Mais tarde iremos apresentar-lhe a oferta final.
Estamos a estudar a possibilidade de propor um spoiler adicional, tendo em conta os requisitos de homologação.
Haverá apenas um tipo de jante, cujo design será similar ao apresentado durante a transmissão em direto.
Para efetuar uma hiper personalização, poderá agendar uma reunião com os nossos designers. Naturalmente, estes irão prestar-lhe apoio durante toda esta fase.
A personalização do automóvel poderá ser efetuada num estúdio de design do Technocentre (perto de Paris) ou no centro de Paris. Estamos a estudar uma solução remota para os clientes que não possam deslocar-se até lá.
Especialista de produto: Michaël Grosjean
eventos
As próximas transmissões em direto irão realizar-se em setembro e dezembro de 2025. Serão organizadas outras sessões em 2026.
Os próximos eventos são as transmissões em direto, organizadas em setembro e dezembro de 2025. Para além das transmissões em direto, iremos propor-lhe outros eventos exclusivos. Iremos mantê-lo informado sobre os eventos futuros.
Durante o período de espera, estamos a planear a realização de eventos para os entusiastas dos desportos motorizados. Temos algumas experiências exclusivas reservadas para si, que lhe daremos a conhecer em breve.
entrega e test drive
As primeiras entregas terão lugar em 2027.
Estão a ser avaliadas várias opções para a entrega do seu R5 Turbo 3E. Endereço original, no seu concessionário, etc. Dar-lhe-emos mais informações em breve.
Claro. Certamente haverá test-drives para que possa descobrir o R5 Turbo 3E. Iremos fornecer-lhe mais informações em breve.
Especialista de engenharia: Philippe Varet
elétrico
Sim, graças ao carregador CA bidirecional, o Renault 5 Turbo 3E será compatível com a função V2G. No entanto, a disponibilidade do serviço depende do país.
Sim, o seu concessionário poderá prestar-lhe aconselhamento sobre a instalação de uma tomada ou de um posto de carregamento.
Um posto de carregamento dedicado ou uma “wallbox” de até 11 kW será o ideal, uma vez que esta é a potência máxima de carregamento CA do automóvel. Até poderá utilizar uma tomada convencional ou reforçada de 220 V (mas o tempo de carregamento será, obviamente, superior).
Especialista de produto: Michaël Grosjean
A garantia da bateria será a mesma que a do R5 E-Tech: 8 anos/100 000 milhas.
Estamos a trabalhar para que corresponda às nossas previsões em relação a este tipo de automóveis.
A resistência dos motores é testada em banco de ensaio e num protótipo do automóvel, de acordo com os padrões habituais, e beneficia da mesma garantia que os demais motores.
1 A Renault está atualmente a trabalhar no desenvolvimento do automóvel. Alguns elementos desta secção de FAQ poderão sofrer alterações em harmonia com a evolução deste desenvolvimento. Esta secção de FAQ será atualizada à medida que o projeto for progredindo.