Especialista de produto: Michaël Grosjean
o automóvel
Não está previsto o desenvolvimento de outras versões. Trata-se do modelo mais potente e de maior desempenho da história da Renault, limitado a apenas 1980 exemplares.
O R5 Turbo 3E herdou os seguintes elementos do R5: para-brisas, retrovisores laterais, faróis traseiros, sistema de ar condicionado, painel de instrumentos e sistema multimédia (com interface de utilizador específica).
O preço de venda ao público recomendado previsto para o automóvel é de 160 000 euros, excluindo a personalização.
O Renault 5 Turbo 3E é comercializado na Europa, incluindo no Reino Unido, bem como no Médio Oriente, na Austrália e no Japão.
Para já, esses "concorrentes" não passam de conceitos. Por outro lado, não se trata apenas de uma corrida pela potência, há que apresentar um produto muito consistente para a categoria: aceleração, agilidade, drift, velocidade de carregamento... Que é o que o Renault 5 Turbo 3E apresenta.
Formalmente, isso não está previsto. Todavia, o preço anunciado continua a ser um preço público recomendado provisório para o automóvel, que está sujeito a alterações aquando da abertura das vendas.
a marca
Um projeto único, o R5 Turbo 3E é um automóvel Renault que pertence à história da marca (a mesma família do Renault R5 Turbo, que data dos anos 80).
O R5 Turbo 3E não terá um rótulo Alpine, pois trata-se de um automóvel Renault, tal como o seu antecessor de 1980, o R5 Turbo.
Não. O projeto foi decidido e o desenvolvimento foi lançado, pelo que não existe qualquer risco de impacto.
Especialista de produto: Michaël Grosjean
reservas
Claro, esta é indicada na parte superior do seu pedido de reserva, imediatamente abaixo dos seus dados de contacto.
A ordem de fabrico é estabelecida de acordo com a ordem de reserva.
clube dos 1000
É membro da R5 Turbo 3E Society. Enquanto membro, poderá contar com informações e eventos exclusivos durante o período de espera.
Claro, terão a oportunidade de se reunir em eventos exclusivos.
Iremos enviar-lhe informações à medida que estiverem disponíveis através deste canal. Entraremos em contacto consigo nas próximas semanas para que o possa ativar.
Especialistas: Philippe Varet (engenharia) e Sandeep Bhambra (design)
interior
O automóvel terá o seu próprio sistema de som específico, atualmente em desenvolvimento.
Serão os normalizados. Serão instalados arnês de 6 pontos, nos bancos do condutor e do passageiro.
Não, não está prevista a homologação do arco pela Federação Internacional do Automóvel.
Sim, uma pessoa muito alta pode sentar-se a bordo. O banco tipo de estilo baquet tem regulação mecânica em altura com 3 posições.
O automóvel pode ser utilizado para pequenas deslocações ou viagens longas e estará equipado com ar condicionado, regulador de velocidade adaptativo, rádio, navegação e vários compartimentos de arrumação.
Não se trata de um volante padrão do Renault 5, mas sim do utilizado pela Alpine nos seus modelos A290 e A390 e que nos permite incluir o botão de regulação da travagem recuperativa e o botão overboost. No entanto, o revestimento do volante será uma exclusividade do R5 Turbo 3E e das opções de personalização escolhidas.
Os bancos e os arnês previstos são idênticos aos do A110 R. Estão ainda em processo de estudo, para determinar as melhorias a introduzir.
Quanto ao revestimento, será uma exclusividade do R5 Turbo 3E e das opções de personalização escolhidas.
carroçaria
Atualmente, estamos a analisar os puxadores das portas ocultos. Entraremos em contacto consigo quando o estudo estiver concluído e tiver sido tomada uma decisão tendo em conta os prós e os contras.
A plataforma é de alumínio com algumas peças em carbono, enquanto a superestrutura (secção superior) é em compósito de carbono.
Não, não existe um limpa-para-brisas traseiro.
Este difusor é bastante funcional, tal como todos os demais elementos do automóvel. Tudo no automóvel foi concebido a pensar no desempenho, na aerodinâmica e na eficiência.
Este aspeto ainda não está totalmente definido, mas ambas as soluções são possíveis.
Os espelhos retrovisores são idênticos aos do Renault 5 E-Tech elétrico e estão homologados também para este modelo.
Naturalmente, procurámos obter o máximo desempenho ao conceber este automóvel e, em particular, o nível ideal de apoio, mas também temos em conta o design e a segurança. A definição do difusor reflete o melhor equilíbrio possível.
As otimizações aerodinâmicas estão a ser desenvolvidas com os nossos protótipos. Ainda não está tudo homologado, mas se houver alterações, estas serão subtis.
jantes e pneus
Escolhemos a tecnologia de alumínio forjado, que já se demonstra muito eficiente em termos de massa.
A Michelin é um dos fabricantes com quem trabalhamos para oferecer os melhores pneus para este automóvel.
Tratam-se de jantes robustas, pelo que serão pretas.
Os pneus traseiros têm as dimensões 275/35 R20 e os pneus dianteiros são 245/35 R20.
Sim, os amortecedores serão reguláveis manualmente.
protótipo
O primeiro protótipo foi apresentado ao público pela primeira vez em 26 de junho. Haverá várias fases de teste ao longo do seu desenvolvimento.
O protótipo é 95% representativo e haverá algumas alterações e ajustes eventuais no automóvel de série, nomeadamente no que se refere aos para-choques dianteiro e traseiro para otimizar a aerodinâmica.
DIMENSÕES E PESO
O peso será inferior a 1450 kg. Temos como objetivo alcançar os 1400 kg.
As especificações técnicas do R5 Turbo 3E são as seguintes: comprimento 4,08 m, largura 2,03 m, altura 1,38 m.
O R5 Turbo 3E tem uma distância ao solo de 118 mm.
potência e motor
A transmissão eficaz do binário para as rodas é obtida graças a um trabalho desenvolvido nos pneus e à distribuição do peso.
O binário de um motor de roda não é diretamente comparável ao de um motor convencional, uma vez que não existe uma relação de redução entre o motor e a roda. Por conseguinte, o desempenho mantém-se a um nível muito elevado, com um tempo de 0-100 km/h inferior a 3,5 segundos.
O motor de roda é, sem dúvida, uma inovação, mas trata-se de uma solução realista porque corrigimos o aumento da massa não suspensa através da conceção do eixo traseiro. Além disso, o motor de rodas oferece vantagens significativas, como o binário instantâneo, a agilidade e um centro de gravidade mais baixo, o que melhora o desempenho e o prazer de condução.
O R5 Turbo 3E passa dos 0 aos 100 km em menos de 3,5 segundos.
O automóvel irá gerar a mesma compressão do eixo traseiro que um motor convencional.
Não, porque, mesmo que estas massas não suspensas sejam superiores às de uma motorização elétrica convencional, tivemos isso em conta no dimensionamento de todos os elementos relacionados (braços de suspensão, cubos de roda, amortecedores, molas, etc.), bem como na cinemática da suspensão.
Será efetuado mediante a gestão eletrónica, que será mais eficaz graças à arquitetura do motor na roda (comunicações mais rápidas entre o sensor da roda e o motor elétrico).
Não está prevista a criação de interrupções de binário para simular a engrenagem de mudanças, uma vez que tal não se inscreve no objetivo de obtenção do máximo desempenho. Por outro lado, estamos a trabalhar no aspeto acústico para conferir ao Renault 5 Turbo 3E um universo sonoro singular, para maximizar as sensações ao volante.
outros componentes
O sistema de direção é tradicional, não existe transmissão por cabo.
Atualmente, isso não está previsto.
Os discos de travão apresentam um diâmetro de 380 mm à frente e 450 mm atrás. O grande diâmetro dos discos traseiros deve-se à arquitetura do motor do cubo de roda e ao facto de ter um disco periférico.
Especialista de conceção: Sandeep Bhambra
calendário e processos
Poderá ser configurado durante o ano de 2026.
Poderá escolher de entre uma gama de cores e pinturas que remetem para as cores históricas dos Renault 5 Turbo de estrada e de competição. Iremos igualmente proporcionar o máximo de personalização, em que poderá fazer uma marcação com os nossos designers para escolher as cores do seu exemplar. Poderá saber mais na nossa próxima transmissão em direto.
Para efetuar uma hiper personalização, poderá agendar uma reunião com os nossos designers. Naturalmente, estes irão prestar-lhe apoio durante toda esta fase.
A personalização do automóvel poderá ser efetuada num estúdio de design do Technocentre (perto de Paris) ou no centro de Paris. Estamos a estudar uma solução remota para os clientes que não possam deslocar-se até lá.
personalização
A cor apresentada durante a transmissão em direto (inspirada na Tour de Corse) é uma das cores disponíveis como opção.
A oferta de personalização de interiores ainda não está finalizada. Mais tarde iremos apresentar-lhe a oferta final.
Estamos a estudar a possibilidade de propor um spoiler adicional, tendo em conta os requisitos de homologação.
A cor das jantes poderá ser personalizada, bem como outros elementos do automóvel. Entraremos em contacto consigo quando chegar a altura da personalização.
Sim, estará disponível uma roda sobresselente como opção.
Pode consultar as especificações técnicas e a lista dos principais equipamentos na ficha técnica da sua página R5 Turbo 3E Society.
Não, neste momento isso não está previsto.
O R5 Turbo 3E está disponível exclusivamente na versão de automóvel de 2 lugares. Apenas está previsto um tipo de banco (banco de estilo baquet com arnês de 6 pontos). Poderá personalizar o banco em termos de cores e materiais.
Especialista de produto: Michaël Grosjean
eventos
As próximas transmissões em direto terão lugar em 2026.
Os próximos eventos são as transmissões em direto, que terão lugar em 2026. Para além das transmissões em direto, iremos propor-lhe outros eventos exclusivos. Iremos mantê-lo informado sobre os eventos futuros.
Durante o período de espera, estamos a planear a realização de eventos para os entusiastas dos desportos motorizados. Temos algumas experiências exclusivas reservadas para si, que lhe daremos a conhecer em breve.
entrega e test drive
As primeiras entregas terão lugar em 2027. Irão decorrer ao longo de 3 anos, a um ritmo de cerca de 660 exemplares por ano.
Estão a ser avaliadas várias opções para a entrega do seu R5 Turbo 3E. Endereço original, no seu concessionário, etc. Dar-lhe-emos mais informações em breve.
Claro. Serão organizados test-drives para que possa descobrir o R5 Turbo 3E. Iremos fornecer-lhe mais informações em breve.
É um tema no qual estamos a trabalhar e entraremos em contacto consigo assim que tivermos novidades.
THE ORIGINALS STORE
A miniatura é uma das surpresas à sua espera.
O fabrico foi iniciado em meados de setembro. Estão atualmente a ser fabricadas na nossa oficina em Portugal.
Irá recebê-las entre novembro e dezembro.
Enquanto membro do clube de milhas, ao preencher o nosso formulário, tratámos as informações que nos forneceu para lhe enviarmos o seu par de sapatilhas no final do ano. Para qualquer par adicional, as sapatilhas estarão disponíveis online no Website da The Originals Store durante o mês de novembro, na secção Novidades. Mantê-lo-emos informado.
Pode encontrar toda a coleção R5 Turbo 3E no Website da The Originals Store.
Especialista de engenharia: Philippe Varet
Sim, graças ao carregador CA bidirecional, o Renault 5 Turbo 3E será compatível com a função V2G. No entanto, a disponibilidade do serviço depende do país.
Um posto de carregamento dedicado ou uma “wallbox” de até 11 kW será o ideal, uma vez que esta é a potência máxima de carregamento CA do automóvel. Até poderá utilizar uma tomada convencional ou reforçada de 220 V (mas o tempo de carregamento será, obviamente, superior).
Será um posto de carregamento normalizado, que permite o carregamento em CA a 11 kW. No modo CC, o carregamento poderá ser efetuado até 330 kW, o que permite carregar de 15 a 80% em menos de 15 minutos.
Não está previsto um indicador de carga externo para o R5 Turbo 3E, sobretudo por questões de poupança de peso.
A tecnologia da bateria do R5 Turbo 3E é já bastante avançada (química NMC, arquitetura elétrica de 800 V, carga CC de 330 kW). Continuamos a trabalhar no seu desempenho, para que possamos estar ao mais alto nível em 2027.
Sim, será possível substituir a bateria, se necessário.
Não, isso não está previsto.
É difícil fornecer um valor de autonomia real, pois tal depende muito do perfil de condução (em cidade, estrada aberta, autoestrada, circuito...). Pretende-se que o automóvel possa ser utilizado no dia a dia e capaz de realizar sessões de condução em pista satisfatórias. Em termos de homologação WLTP, deveremos ultrapassar os 400 km.
Especialista de produto: Michaël Grosjean
serviços
A garantia da bateria será a mesma que a do R5 E-Tech elétrico: 8 anos/160.000 km.
Estamos a trabalhar para que corresponda às nossas previsões em relação a este tipo de automóveis.
A resistência dos motores é testada em banco de ensaio e num protótipo do automóvel, de acordo com os padrões habituais, e beneficia da mesma garantia que os demais motores.
A manutenção do Renault 5 Turbo 3E será efetuada em toda a rede Renault.
1 A Renault está atualmente a trabalhar no desenvolvimento do automóvel. Alguns elementos desta secção de FAQ poderão sofrer alterações em harmonia com a evolução deste desenvolvimento. Esta secção de FAQ será atualizada à medida que o projeto for progredindo.