mais de 30 equipamentos de segurançaRenault 4

divididos em 3 categorias

  

sistemas avançados de ajuda à condução

Os ADAS (sistemas avançados de ajuda à condução) utilizam tecnologias modernas (radares, softwares, câmaras, etc.) para tornar a condução mais simples e segura. Assentam em três eixos principais:

 

 

  • Segurança: análise das condições rodoviárias, alerta dos riscos e intervenção em caso de perigo. 
  • Condução: assistência para uma experiência mais fluida, tranquila e segura.
  • Estacionamento: sistemas de ajuda às manobras para proteger o automóvel e o ambiente circundante.

sistemas de ajuda à condução

limitador de velocidade - Renault 4 E-Tech elétrico
limitador de velocidade
limitador de velocidade

Permite evitar os excessos de velocidade na estrada. O condutor indica a velocidade máxima a não exceder e o Renault 4 respeita a limitação. 

regulador de velocidade - Renault 4 E-Tech elétrico
regulador de velocidade
regulador de velocidade

Permite estabilizar o Renault 4 com a velocidade pretendida do automóvel para beneficiar de um enorme conforto de condução em autoestrada.

regulador de velocidade - Renault 4 E-Tech elétrico
regulador de velocidade adaptativo com função Stop & Go
regulador de velocidade adaptativo com função Stop & Go

Adapta a velocidade do Renault 4 em função das suas escolhas e da densidade do trânsito. O regulador atua sobre o travão até à imobilização, se necessário, quando a distância em relação ao automóvel da frente é demasiado curta e sobre o acelerador quando a estrada se encontra livre.

regulador de velocidade - Renault 4 E-Tech elétrico
regulador de velocidade adaptativo inteligente
regulador de velocidade adaptativo inteligente

Como complemento do regulador de velocidade adaptativo, analisa as condições da estrada (curva perigosa, rotunda,…) para ajustar antecipadamente a velocidade do Renault 4.

active driver assist - Renault 4 E-Tech elétrico
active driver assist
active driver assist

O regulador de velocidade adaptativo inteligente alia-se ao sistema de manutenção do automóvel centrado na via de rodagem para adaptar a respetiva velocidade ao trânsito existente, respeitar as distâncias de segurança e garantir a manutenção do automóvel centrado na via de rodagem. Em caso de trânsito intenso, o Renault 4 para e arranca automaticamente quando a via se encontrar livre.

alerta de distância de segurança - Renault 4 E-Tech elétrico
alerta de distância de segurança
alerta de distância de segurança

O sensor localizado na parte frontal calcula a distância de segurança do Renault 4 em relação ao automóvel da frente. Caso a distância se torne demasiado curta e exista um risco de colisão, o sistema ativa um aviso sonoro e visual.

sistema de ajuda ao arranque em subida - Renault 4 E-Tech elétrico
sistema de ajuda ao arranque em subida
sistema de ajuda ao arranque em subida

O sistema de ajuda ao arranque em subida ativa-se quando o automóvel arranca em inclinações superiores a 3 %. Os travões do Renault 4 mantêm-se ativos durante 2 segundos para permitir ao condutor acelerar sem o risco de deixar o automóvel descair.

sistemas de ajuda ao estacionamento

sistema de ajuda ao estacionamento traseiro - Renault 4 E-Tech elétrico
sistema de ajuda ao estacionamento traseiro
sistema de ajuda ao estacionamento traseiro

Os sensores localizados na parte traseira do Renault 4 indicam, através de sinais acústicos e visuais, a proximidade de eventuais obstáculos existentes atrás do automóvel.

sistema de ajuda ao estacionamento frontal - Renault 4 E-Tech elétrico
sistema de ajuda ao estacionamento frontal
sistema de ajuda ao estacionamento frontal

Os sensores indicam, através de sinais acústicos e visuais, a proximidade de obstáculos situados à frente do Renault 4.

sistema de ajuda ao estacionamento lateral - Renault 4 E-Tech elétrico
sistema de ajuda ao estacionamento lateral
sistema de ajuda ao estacionamento lateral

Os sensores facilitam as manobras do Renault 4, indicando, através de sinais acústicos e visuais, a proximidade de obstáculos laterais.

câmara de marcha-atrás - Renault 4 E-Tech elétrico
câmara de marcha-atrás
câmara de marcha-atrás

Ao engatar a marcha-atrás, a câmara transmite no ecrã uma vista traseira do ambiente existente atrás do Renault 4. As linhas dinâmicas tornam as manobras fáceis e seguras.

estacionamento mãos-livres - Renault 4 E-tech elétrico
estacionamento mãos-livres
estacionamento mãos-livres

O sistema deteta um espaço de estacionamento com as dimensões adequadas. Em seguida, assume o controlo da direção. O condutor mantém a gestão da velocidade do Renault 4 para estacionar tranquilamente.

alerta de saída de estacionamento - Renault 4 E-Tech elétrico
alerta de saída de estacionamento em marcha-atrás
alerta de saída de estacionamento em marcha-atrás

Seja devido a má visibilidade atrás ou a ângulos mortos, o sistema do Renault 4 alerta o condutor caso se aproxime de um obstáculo não visível por este.

sistemas de ajuda à segurança

sistema de deteção de ângulo morto - Renault 4 E-Tech elétrico
sistema de deteção de ângulo morto
sistema de deteção de ângulo morto

Através de um sinal luminoso situado no retrovisor exterior do Renault 4, o sistema alerta o condutor da presença de automóveis não visíveis no seu campo de visão (acima dos 15 km/h).

leitura dos sinais de trânsito - Renault 4 E-Tech elétrico
leitura dos sinais de trânsito com alerta de excesso de velocidade
leitura dos sinais de trânsito com alerta de excesso de velocidade

O sistema reconhece os sinais de trânsito e informa das alterações aos limites de velocidade através do ecrã openR. Alerta o condutor caso exceda a velocidade autorizada.

travagem automática - Renault 4 E-Tech elétrico
travagem automática de emergência
travagem automática de emergência

O sistema deteta um risco de colisão com peões, ciclistas ou automóveis e aciona automaticamente os travões para parar o Renault 4.

travagem de emergência - Renault 4 E-Tech elétrico
travagem de emergência automática em interseções
travagem de emergência automática em interseções

Alerta dos riscos iminentes de colisão com um automóvel que se aproxime de frente, por exemplo, ao virar à esquerda num cruzamento. Em caso de perigo e de ausência de reação, aciona automaticamente os travões do Renault 4.

alerta de transposição involuntária de faixa - Renault 4 E-Tech elétrico
alerta de transposição involuntária de via
alerta de transposição involuntária de via

Em caso de transposição involuntária de uma via com linha contínua ou descontínua, o sistema alerta o condutor através de vibrações no volante.

sistema ativo - Renault 4 E-Tech elétrico
sistema ativo de manutenção na via de rodagem
sistema ativo de manutenção na via de rodagem

Caso o condutor transponha uma linha contínua ou descontínua sem acionar os piscas, o sistema reconduz o Renault 4 para a respetiva via através de uma correção no volante.

deteção frontal e traseira - Renault 4 E-Tech elétrico
deteção frontal e traseira com correção de trajetória de emergência
deteção frontal e traseira com correção de trajetória de emergência

Se o sistema detetar um risco de colisão com um automóvel que ultrapassa o Renault 4 ou se aproxima de frente quando o condutor muda de via, alerta o condutor e corrige automaticamente a sua trajetória.

travagem de emergência - Renault 4 E-Tech elétrico
travagem de emergência automática atrás
travagem de emergência automática atrás

O Renault 4 deteta os obstáculos atrás aquando da realização de manobras. Em caso de colisão iminente, o sistema trava automaticamente para evitar ou atenuar o impacto, reforçando a segurança aquando de manobras em marcha-atrás.

saída em segurança - Renault 4 E-Tech elétrico
saída dos ocupantes em segurança
saída dos ocupantes em segurança

O Renault 4 alerta os passageiros quando a abertura de uma porta constitui um perigo (automóveis, ciclistas). Graças aos sensores, analisa o ambiente circundante e evita qualquer risco de saída perigosa do automóvel, para uma maior segurança.

vigilância - Renault 4 E-Tech elétrico
alerta de fadiga e sonolência do condutor
alerta de fadiga e sonolência do condutor

O Renault 4 monitoriza os sinais de fadiga ou de desatenção do condutor graças a sensores e análises de comportamento. Em caso de diminuição da atenção, emite um alerta para incentivar a efetuar pausas e garantir uma condução mais segura.

equipamentos de segurança

A Renault desafia incessantemente os limites da inovação em matéria de segurança: 

  • apoiando-se num laboratório dedicado à investigação e ao desenvolvimento de sistemas de segurança inovadores.
  • graças a uma colaboração única com os bombeiros, tendo já levado ao registo de mais de 2000 patentes para soluções como o QRescue, o Fireman Access e o SD Switch.
Evita o risco de agravamento do acidente, ao acionar automaticamente os travões após uma colisão. O sistema contribui para prevenir ou atenuar a gravidade de uma colisão secundária suscetível de ocorrer quando o condutor perde o controlo do Renault 4.
Aquando de um acidente, o Renault QRescue permite às equipas de salvamento ganhar até 15 minutos de tempo de intervenção. Basta-lhes ler um QR code afixado de série nos para-brisas dianteiro e traseiro do Renault 4 para aceder rapidamente às informações técnicas do automóvel.
O safety score avalia a sua condução com o Renault 4 a partir de dados (velocidade, trajetória, distâncias de segurança) recolhidos durante as viagens. No final de cada viagem, apresenta uma pontuação, variável de 0 a 100, e apresenta conselhos personalizados para tornar a sua condução mais segura.

segurança passiva

Há mais de 50 anos que a Renault é um importante protagonista da segurança rodoviária. Com o intuito de garantir sempre uma melhor proteção dos passageiros em caso de colisão, a empresa inova e melhora continuamente a segurança passiva dos seus modelos. 

Renault 4 E-Tech elétrico
    • airbags

      Para uma proteção ideal em caso de colisão, o Renault 4 integra 6 airbags no interior do habitáculo: airbags frontais para o condutor e o passageiro dianteiro, airbags laterais de cortina que cobrem os lugares dianteiros e traseiros e airbags laterais dianteiros.

    • estrutura anti-deformação

      Os materiais da estrutura oferecem uma elevada capacidade de absorção de energia, o que permite evitar deformações graves da estrutura em caso de colisões frontais, traseiras e laterais.

    • bateria integrada na estrutura

      A bateria do Renault 4 está diretamente integrada na sua estrutura. Esta conceção melhora a sua proteção em caso de colisão, além de reforçar a rigidez global do automóvel.

    • Fix4 Sure

      Solução da Renault que evita que os ocupantes deslizem sob o cinto de segurança em caso de colisão frontal (efeito de afundamento). Tal deve-se a uma posição baixa das fivelas do cinto de segurança e a uma conceção especial da armação dos bancos.