Uma tecnologia comprovada
O GPL é um Gás de Petróleo Liquefeito produzido através da colocação de butano e de propano sob pressão para obtenção de um estado líquido e, assim, reduzir o seu volume para facilitar o respetivo transporte e utilização.
A tecnologia GPL é um sistema de carburação dupla que permite aos veículos, equipados com este sistema, circular igualmente com a motorização térmica ou GPL e, deste modo, aumentar a sua autonomia.
GPL e gasolina: como funciona?
O GPL é um Gás de Propano Liquefeito obtido através da colocação de butano e de propano sob pressão, que os transforma do estado gasoso ao estado líquido para facilitar a sua utilização.
Os veículos GPL diferem dos veículos híbridos elétricos. Estão equipados com um sistema de carburação dupla com 2 depósitos. Um depósito habitual para gasolina e outro destinado ao GPL. Este compartimento está localizado no lugar do pneu sobresselente para preservar a capacidade da bagageira e é abastecido através de um orifício situado dentro da tampa de abastecimento.
Os veículos a GPL têm uma válvula de retenção, um limitador de enchimento de 80%, um limitador de fluxo e uma válvula de segurança, para garantir a sua utilização em segurança.
Faça as suas viagens a gasolina ou a GPL: o seu veículo alterna automaticamente entre um modo e outro quando um dos reservatórios fica vazio. Graças ao comutador, pode escolher livremente em que momento e altura pretende passar do modo térmico para o GPL.
Uma tecnologia simples de utilizar
Os veículos a GPL têm um depósito dedicado localizado estrategicamente no espaço do pneu sobresselente, de modo a não afetar a capacidade da bagageira. Pode abastecer o depósito em quase todas as estações de serviço convencionais, em menos de 2 minutos.
Um combustível de baixo custo
O consumo de GPL é aproximadamente 25% superior ao da gasolina, mas a presença do reservatório duplo permite uma autonomia bastante superior à de um veículo a Diesel.
Além disso, o GPL é mais económico, na medida em que o seu preço médio é 50% inferior ao da gasolina e 40% inferior ao do Diesel. O seu alto consumo é, assim, compensado pelo seu baixo preço, o que permite efetuar uma grande poupança.
Os veículos a GPL são menos poluentes do que a maioria dos veículos térmicos. Não contêm qualquer substância tóxica para o meio ambiente e não emitem quaisquer partículas tóxicas, sendo a principal alternativa para contribuir para a redução da poluição relacionada com os automóveis.
Os veículos Renault a GPL possuem ainda um filtro adicional para garantir que o veículo não emita quaisquer partículas.
Os veículos a GPL não são abrangidos pelas restrições de circulação aquando dos picos de poluição. Os progressos tecnológicos realizados nos últimos anos permitem-lhes usufruir das vinhetas Crit’Air 1 e aceder a todos os parques de estacionamento subterrâneos.
A transformação GPL é realizada aquando do fabrico do veículo, de modo a garantir o máximo de segurança.
O veículo possui um depósito mais resistente do que anteriormente e uma válvula de alta segurança, bem como uma válvula de retenção, um limitador de abastecimento de 80% e um limitador de fluxo para garantir o mínimo de risco. Além disso, os veículos a GPL têm uma garantia total do fabricante sobre o veículo e a transformação.
DESCUBRA TAMBÉM...