a velocidade
Quanto maior for a velocidade a que circula, maior será a quantidade de energia necessária para manter essa velocidade.
estilo de condução
Utilizar as tecnologias elétricas, como a desaceleração ou a travagem regenerativa, permite otimizar a sua autonomia.
a topografia
Em subida, o consumo de eletricidade tem um impacto na sua autonomia. Em descida, recupera a energia.
as condições climáticas
A bateria elétrica oferece, em média, uma autonomia máxima de 300km no verão e de 200km no inverno.
a carga do veículo
O peso do seu veículo em função da sua carga terá um impacto sobre a energia consumida.
O frio e o veículo elétrico
Tal como acontece com todas as baterias, as dos veículos elétricos conservam bastante menos a carga em situações de frio extremo do que à temperatura ambiente.
Todavia, o Novo ZOE foi submetido a testes de «frio extremo» em Kiruna, na Suécia, a uma temperatura de -20°C, onde funcionou com perfeita normalidade.
Por vezes, as temperaturas muito baixas poderão fazer aumentar o tempo de carga, influenciar a autonomia decorrente do armazenamento da energia ou aumentar o consumo associado à utilização do aquecimento.
Os aparelhos eletrónicos influenciam a autonomia do seu elétrico Renault, mas de uma forma muito reduzida comparativamente aos 4 principais fatores que reduzem a autonomia de um veículo elétrico:
Quando liga o seu veículo elétrico, não ouve nem sente nada. O mesmo acontece quando está imobilizado num engarrafamento.
O motor elétrico apenas consome energia quando utiliza a aceleração. Quando parado, o único consumo é efetuado pelos sistemas auxiliares, como o aquecimento e o ar condicionado, se estiverem ligados.
Num engarrafamento, as fases de paragem, arranque e desaceleração são favoráveis para os motores elétrico, que recuperam energia aquando da desaceleração e da travagem (situação que não se verifica na maioria dos motores a diesel ou a gasolina).
DESCUBRA A NOSSA TECNOLOGIA ELÉTRICA
TODAS AS SUAS QUESTÕES SOBRE OS MOTORES ELÉTRICOS