Novo Renault Master: Conforto e consumos inéditos no mercado dos grandes comerciais

01.2010

NOVO RENAULT MASTER: CONFORTO E CONSUMOS INÉDITOS NO MERCADO DOS GRANDES COMERCIAIS


Após 12 anos de sucesso comercial e mais de um milhão de viaturas vendidas, a
Renault renova o Renault Master, com comercialização agendada para Abril de 2010.

 

Com um design simultaneamente atraente e robusto, o Novo Renault Master prefigura as novas orientações estilísticas dos furgões da Renault.
O habitáculo oferece o maior número de arrumos do mercado, especificamente concebidos para acolher os objectos do dia-a-dia dos clientes profissionais.


O Novo Renault Master pretende tornar-se na referência do segmento em matéria de conforto. A ergonomia do posto de condução foi totalmente modificada, a visibilidade ampliada e os numerosos equipamentos de conforto derivam dos automóveis de passageiros.


Com um consumo misto a partir de 7,1l/100km (187g CO2/km), a que corresponde a um ganho médio de 1l/100km em relação ao modelo actual, o Novo Renault Master é líder em consumo NEDC nas suas versões tracção*. Por outro lado, os custos de manutenção foram reduzidos em 40% em relação ao seu antecessor.


As novas versões de propulsão*, desenvolvidas a 100% pela Renault, foram concebidas com uma estrutura autoportante, oferecendo melhores prestações dinâmicas e de carga. A gama é alargada com uma nova carroçaria de comprimento L4 (volume útil até a 17m³), uma versão 3,5t e outra de 4,5t de rodado duplo e novas possibilidades de transformações da carroçaria.


O Novo Renault Master recebe o novo motor 2.3l dCi desenvolvido especificamente para as necessidades dos veículos utilitários. A oferta de motores cobre três níveis de potência (dCi 100, dCi 125 et dCi 150) e é idêntica nas versões tracção (montado transversalmente) e nas versões propulsão (montado longitudinalmente).

 

 * Tracção = tracção dianteira
Propulsão = tracção traseira

 

UM DESIGN FORTE


O Novo Renault Master apresenta um design atraente e robusto, sintomático da
qualidade
que preside aos novos padrões da gama de furgões da Renault.


A robustez do Novo Master traduz-se no equilíbrio das proporções, no imponente párachoques dianteiro e nos frisos laterais de protecção. Os faróis traseiros são agora mais largos do que no modelo anterior, o que contribui, também, para acentuar a robustez da viatura.


Interior Novo Renault Master

O habitáculo foi completamente redesenhado e o comprimento foi aumentado em 5,7cm para maior conforto, nomeadamente para as pessoas de elevada estatura. A concepção do interior foi ditada pela obtenção da melhor ergonomia e utilização prática dos espaços de arrumação. A qualidade dos materiais e os acabamentos foram igualmente objecto de um trabalho apurado: os materiais e os tecidos são concebidos para suportar as exigências de durabilidade de um uso profissional intensivo.


O NOVO RENAULT MASTER, A REFERÊNCIA EM ARRUMOS E CONFORTO


O espaço no habitáculo é um verdadeiro local de trabalho para os clientes profissionais que passam muito tempo ao volante e procuram uma posição de condução confortável e uma utilização prática. Assim, o conforto e os arrumos foram trabalhados para oferecer aos clientes a melhor resposta possível às exigências.


Um verdadeiro espaço de trabalho na cabina
O Novo Renault Master apresenta duas importantes inovações para melhorar o espaço de trabalho:
- Uma prateleira porta-documentos escamoteável, no painel de instrumentos.
- Uma mesa basculante orientada para o condutor, colocada nas costas do banco central.
Ao rebater o banco central, as costas do banco transformam-se num "escritório" que integra uma prateleira basculante particularmente adaptada para um computador portátil, dois portacopos
e um arrumo para o material de escritório.


Arrumos úteis, dedicados e numerosos
O Novo Renault Master propõe o maior número de locais de arrumação em cabina do seu segmento:
- Uma prateleira no tejadilho a toda a largura do habitáculo;
- Um local para o tacógrafo ao nível do tejadilho;
- Um porta-óculos;
- Um local integrado no painel de bordo para um computador portátil e/ou documentos A4;
- Um grande arrumo para pequenos objectos por cima do porta-luvas;
- Um apoio de telemóvel com tomada 12V para carregamento da bateria;
- Um local para o leitor MP3 perto de uma segunda tomada 12V e tomadas de conexão áudio;
- 4 porta-canetas e um cinzeiro amovível;
- Um grande porta-luvas refrigerado (com opção de climatização) de 7,6l, que pode conter duas  garrafas de 1,5l ou uma de 2l;
- Um grande local de arrumos na porta dividido com um espaço para uma garrafa de 1,5L;
- Um grande arrumo sob o banco, acessível quando levantada a base do banco. A ausência de compartimento permite colocar objectos mais volumosos;
- Vários arrumos para pequenos objectos: chaves, luvas, cigarros, guarda-chuva dobrável, etc.


Posto de condução confortável e ergonómico
As costas do banco do condutor mais inclinadas, o volante do tipo "berlina" de diâmetro reduzido, e a posição mais vertical, tornam a posição de condução muito idêntica à de um automóvel ligeiro. O condutor pode adaptar melhor a sua posição de condução graças a numerosos ajustamentos do banco, bem como através da regulação em altura do volante.


A visibilidade do Novo Renault Master está ao melhor nível do mercado. O novo corte do pára-brisas e dos vidros e a posição de condução sobrelevada de 49 mm permitem ganhar 1,3° em visibilidade vertical e 7,2° em visibilidade lateral.


Equipamentos para um conforto de berlina


O Novo Renault Master oferece equipamentos procedentes dos automóveis de passageiros, com o objectivo de tornar a vida a bordo mais confortável e agradável:
- O acesso mãos-livres permite fechar e abrir as portas sem utilizar a chave, accionando simplesmente os botões situados sobre os punhos das portas dianteira e traseira. Este equipamento revela-se muito prático aquando de cargas/descargas frequentes.
- Um novo sistema de ar condicionado regulável para a rápida obtenção das temperaturas desejadas, com ventilação silenciosa e melhor distribuição dos fluxos de ar.
- Equipamento áudio completo com 4 níveis de rádios. A oferta topo-de-gama inclui um rádio CD MP3 com conjunto mão-livres Bluetooth, bem como uma ligação multimédia USB e iPod.
- Sistema de navegação Carminat TomTom® com o sistema IQ Routes™*. O ecrã colocado na parte superior do habitáculo permite libertar espaço no painel de bordo em proveito dos arrumos. É orientável (direita/esquerda) para uma melhor visibilidade por parte do condutor.
- Bancos aquecidos (disponíveis em opção).
- Câmara de marcha-atrás (acessório).
- Divisória completa standard para um melhor isolamento acústico e protecção dos bens no espaço de carga.

*O sistema IQ Routes™ da TomTom® calcula os trajectos mais rápidos tendo em conta as velocidades reais medidas em estrada. Tal torna-se possível graças às bases de dados TomTom® enriquecidas pela experiência de condução de milhões de utilizadores. Estes dados permitem cálculos de itinerários optimizados em função do dia e hora específica do trajecto.


OS MAIS BAIXOS CUSTOS DE UTILIZAÇÃO DO MERCADO


O custo global de utilização (TCO: Total Cost of Ownership) é determinante na decisão de compra de um grande furgão. A Renault empenhou-se em reduzir duas componentes importantes do TCO: o consumo de combustível e os custos de manutenção.


O Novo Renault Master recebe o novo motor 2.3 dCi (M9T) que combina excelentes desempenhos com um reduzido custo de utilização.


Novo Motor 2.3 dCi: um “downsizing” eficiente e económico
Este motor, especialmente concebido para as necessidades específicas dos veículos utilitários, é uma variante do bloco 2.0 dCi (M9R) e oferece três níveis de potência (dCi 100, dCi125 e dCi150). Este motor é implantado transversalmente nos veículos de tracção e longitudinalmente nas versões de propulsão.


Líder em consumo NEDC nas versões tracção
O Novo Renault Master ilustra os progressos da Renault neste domínio. Em relação à geração anterior, o consumo é reduzido em média 1l/100km sobre as versões de tracção e até 2,7l/100km na versões de propulsão. Estes resultados posicionam o Novo Renault Master como líder em consumo NEDC sobre as versões de tracção. Os consumos do Novo Master começam nos 7,1l/100km (187g/km de CO2) e o modelo central da gama (L2H2 de 125cv) consome 7,8l/100km. O Renault Master pode percorrer mais de 1 400km com um epósito atestado, ou seja, perto de 200 km mais que o seu antecessor.


Custos de manutenção entre os mais baixos do mercado
Os custos de manutenção foram reduzidos em 40% em relação ao seu antecessor, o que representa uma economia de 500€ para 150 mil quilómetros/4 anos. Um ganho só possível graças:
- Ao aumento do intervalo de mudança de óleo para 40 mil quilómetros ou 2 anos, ou seja, mais 10 mil quilómetros/1 ano que anteriormente.
- À corrente de distribuição sem manutenção.
- Ao aumento em 20% da durabilidade dos discos e pastilhas de travão. O Novo Master está equipado com um testemunho luminoso, no painel de bordo, que indica o nível de usura destes  componentes.
- Maior longevidade do líquido de arrefecimento para 160 mil quilómetros, em vez dos 120 mil quilómetros do modelo anterior.


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