Recarregue o seu elétrico Renault com total simplicidade, onde quer que se encontre.
Tal como acontece nos veículos equipados com um motor de combustão, há diversos fatores que influenciam o consumo do seu veículo elétrico.
A VELOCIDADE
Quanto maior for a velocidade a que circula, maior será a quantidade de energia necessária para manter essa velocidade.
ESTILO DE CONDUÇÃO
Utilizar as tecnologias elétrica, como a desaceleração ou a travagem recuperativa, permite otimizar a sua autonomia.
A TOPOGRAFIA
Em subida, o consumo de eletricidade tem um impacto na sua autonomia. Em descida, recupera a energia.
AS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS
A bateria elétrica oferece, em média, uma autonomia máxima de 300 km, no verão e de 200 km, no inverno.
A CARGA DO VEÍCULO
O peso do seu veículo em função da sua carga terá um impacto sobre a energia consumida.
A garantia da bateria é diferente da do veículo e pode ir até 8 anos ou 160.000 km, com um desempenho mínimo de 70% (consoante o modelo).
PROMESSA CLIENTE E-TECH elétrico Renault
A Renault criou uma Promessa Cliente a pensar exclusivamente nos seus clientes com veículos elétricos. Descubra as vantagens mais abaixo e, para mais informações, contacte já o seu concessionário mais próximo.
VANTAGENS:
1. A Renault garante a assistência técnica à medida em caso de problemas técnicos durante a garantia contratual.
2. A Renault disponibiliza uma linha de Apoio ao Cliente – 808 20 2001 – com atendimento personalizado para os seus clientes de viaturas elétricas
3. A Renault disponibiliza aos seus clientes uma viatura para ensaio durante 24 horas.
Trata-se de uma medição da autonomia em conformidade com a norma europeia WLTP.
A autonomia real altera a autonomia de homologação em função de variáveis associadas à utilização real do veículo: o seu estilo de condução, o tipo de percurso, a velocidade e as condições climáticas. É por esta razão que a nossa informação tem por base uma autonomia real.
Propomos-lhe serviços conectados Z.E. que lhe permitem gerir a sua autonomia. Pode também gerir a sua autonomia à distância com a oferta My Z.E. Connect: onde quer que se encontre, pode visualizar, em tempo real, o nível de carga e a autonomia do seu veículo Renault Z.E.,o processo de carregamento em curso ou o histórico dos últimos carregamentos.
O seu tipo de condução também influencia diretamente a autonomia do seu Renault Z.E..
Seguem-se alguns conselhos simples de otimização:
Ao volante de um Renault Z.E., pode controlar o seu consumo imediato em tempo real através do económetro. No painel de instrumentos, poderá visualizar a autonomia restante, calculada em função do nível de carga da bateria e do seu consumo médio.
Pode ainda controlar o seu nível de carga e a autonomia restante remotamente, a partir de um computador ou de um smartphone, graças ao serviço My Z.E. Connect de série em todas as versões do Renault ZOE.
Pode maximizar o seu raio de ação de diversas formas.
A variável mais importante é o seu estilo de condução. Para ganhar em autonomia e tirar o máximo partido da recuperação de energia, deve, então, em primeiro lugar, adotar reflexos de condução ecológica: antecipar, utilizar o travão motor, circular com razoabilidade...
Siga os conselhos do seu tablet interativo R-LINK. No final de cada viagem, este elabora um relatório do seu percurso e dá-lhe conselhos de condução ecológica para melhorar a sua autonomia.
Ao ativar o modo de condução "ECO", obtém ainda mais autonomia. A potência do ar condicionado ou do aquecimento e os desempenhos dinâmicos do seu veículo diminuem para que consiga percorrer mais quilómetros. Cerca de 8 a 10% de autonomia.
Quando liga o seu veículo Z.E., não ouve nem sente nada. O mesmo acontece quando está imobilizado num engarrafamento. O motor elétrico apenas consome energia quando utiliza a aceleração. Quando parado, o único consumo é efetuado pelos sistemas auxiliares, como o aquecimento e o ar condicionado, se estiverem ligados. Num engarrafamento, encadeia as fases de paragem, arranque e desaceleração, o que é mais favorável para os motores elétricos, que recuperam energia aquando da desaceleração e da travagem (em comparação com a maioria dos motores a Diesel ou a gasolina).
Os aparelhos eletrónicos influenciam a autonomia do seu Renault Z.E.,mas de uma forma muito reduzida comparativamente aos 4 principais fatores que reduzem a autonomia de um veículo elétrico: tipologia do seu percurso, velocidade, utilização do ar condicionado ou do aquecimento e estilo de condução.
Como todas as baterias, as dos veículos Z.E. conservam bastante menos a carga em situações de frio extremo do que à temperatura ambiente. Todavia, o Renault ZOE foi submetido a testes de «frio extremo» em Kiruna, na Suécia, a uma temperatura de -20 °C, onde funcionou com perfeita normalidade.Por vezes, as temperaturas muito baixas poderão fazer aumentar o tempo de carga, influenciar a autonomia decorrente do armazenamento da energia ou aumentar o consumo associado à utilização do aquecimento.
Tal como o veículo, a bateria também dispõe de garantia.
A garantia da bateria é diferente da do veículo e pode ir
até 8 anos ou 160.000 km, com um desempenho mínimo de 66% (consoante o modelo).
As novas baterias de iões de lítio incorporadas nos veículos E-TECH Elétricos Renault não têm «efeito de memória». Por conseguinte, podem ser carregadas em qualquer momento, ainda que parcialmente, sem que tal origine a degradação prematura do seu desempenho. A tecnologia de iões de lítio é atualmente a mais eficiente do mercado: a sua enorme densidade energética permite armazenar um máximo de Wh por kg, para uma autonomia otimizada. O carregamento não tem limitações, podendo carregar a bateria mesmo que esta ainda não se encontre totalmente descarregada.
O nível de descarga diário da bateria é demasiado baixo para ser significativo. Seria necessário que o veículo estivesse imobilizado durante várias semanas para constatar uma redução notória da carga.
A maioria da rede comercial Renault está equipada com postos de abastecimento acelerado nos parques de estacionamento (com uma potência de 22 kW por posto de carregamento). Consulte a página abaixo para localizar um posto de carregamento https://rpc.gireve.com/pt/api/v1/customers/16/PT/website.html
Está interessado num veículo elétrico e reside num prédio com condomínio? Ao abrigo do decreto de 11 de junho de 2014, deve informar a administração de condomínio da sua intenção de equipar o seu espaço de estacionamento com uma posto de carregamento.Para obter mais informações, poderá consultar a ficha prática da UVE Portugal (Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos).
Os contratos de manutenção são iguais para veículos térmicos e elétricos. No entanto, a manutenção de um veículo elétrico é mais simples e mais económica do que a de um veículo térmico. Por exemplo, o óleo do motor de um veículo térmico deve ser mudado regularmente, de forma a assegurar uma lubrificação e um arrefecimento correto do seu bloco do motor. Com o veículo elétrico, acabou-se a mudança de óleo: um motor elétrico não carece de lubrificação. O mesmo acontece com as pastilhas de travões, os discos e os tambores, cuja vida útil é significativamente maior.
Sim, se circular com um veículo elétrico está tudo incluído. A assistência para todas as avarias está incluída na garantia. Em caso de quebra de energia, será assistido durante a duração do seu contrato de aluguer de bateria.
Atualmente, a maior parte das seguradoras propõe contratos de seguro específicos para os veículos elétricos. Os contratos de seguro Elétricos Renault adaptam-se perfeitamente ao seu veículo elétrico e tratam especificamente da bateria em caso de danos.
Em que consiste a conectividade? A subscrição da conectividade permite-lhe utilizar aplicações conectadas que necessitam de uma rede de telecomunicações. Pode aceder às aplicações conectadas através da R-LINK Store.
A garantia da bateria de tração está incluída no aluguer de bateria para os veículos novos e usados. Não existe um contrato específico para a garantia da bateria de tração.
Desde a compra à manutenção, passando pela conectividade ao dia a dia, descubra de que forma a vida elétrica facilita a vida do condutor.
e-tech
o grupo Renault acelera a estratégia de eletrificação com a sua revolucionária tecnologia
ler o artigoDrive to Better
Como não basta construir veículos elétricos, em PORTO SANTO juntámo-nos a RUI REBELO, CEO da EEM (Empresa de Eletricidade da Madeira), para participar na criação da primeira ilha inteligente do mundo livre de combustíveis fósseis.
Descubra a nossa gama de veículos elétricos
A nossa ambição: proporcionar-lhe uma experiência automobilística diferente, aliando a responsabilidade ambiental a um prazer de condução renovado.