Manutenção

MANUTENÇÃO

Deseja fazer a manutenção do seu veículo a pouco e pouco, sem desequilibrar o seu orçamento?

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REVISÃO DE MANUTENÇÃO

Toda a experiência da rede ao seu serviço

Na revisão do seu automóvel, o programa de manutenção preconizado pelo construtor é rigorosamente respeitado.

Cada etapa é escrupulosamente cumprida. Desta forma, ficará seguro de viajar num automóvel em perfeito estado... durante muito mais tempo.

Antes de cada longa viagem, não se esqueça de mandar verificar o seu veículo na rede Renault. Para usufruir plenamente das suas férias com toda a tranquilidade, verifique no seu livro de manutenção, com alguma antecedência, se todas as revisões foram efetuadas.

Sobretudo mande verificar:

A pressão dos pneus, os níveis dos líquidos, os faróis, os pisca-piscas, as luzes de stop, os retrovisores e o funcionamento dos limpa-vidros.

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FILTROS

> Filtros de combustível e filtros de óleo

A duração de vida de um motor também depende da qualidade dos filtros e da regularidade da sua substituição.

São importantes para evitar o desgaste prematuro devido a uma lubrificação deficiente, os ruídos do motor, o consumo exagerado de combustível e uma poluição excessiva.

> Filtro do habitáculo

O filtro do habitáculo permite preservar a qualidade do ar no interior do veículo. Filtra as partículas nocivas contidas no ar, como sejam o pólen ou resíduos de gases. Por isso, um filtro de habitáculo substituído regularmente contribui para o bem-estar e para a segurança do condutor e dos seus passageiros, porque atua como uma barreira contra a poluição do ambiente exterior, evitando ainda que uma película gordurosa se deposite no para-brisas e prejudique a sua visibilidade.

É indispensável respeitar os intervalos de substituição dos filtros preconizados pelo construtor do seu automóvel. A rede Renault tem o cuidado de substituir os filtros de fluidos em cada operação de manutenção ou de revisão. O filtro do habitáculo deve ser substituído todos os anos, particularmente se circula sobretudo na cidade.

SEGURANÇA

DIAGNÓSTICO ELETRÓNICO

A eletrónica a bordo do seu veículo.

Atualmente, a eletrónica está presente em múltiplos órgãos integrados no seu veículo, nomeadamente nos órgãos responsáveis pela segurança (ESP, sistema de controlo de estabilidade dinâmica, travagem ABS, airbags...).

Para que a eletrónica contribua para a otimização da sua segurança a bordo do veículo, é necessário que o funcionamento destes órgãos seja controlado e submetido regularmente a operações de manutenção.

> Ferramentas com tecnologia de ponta

Na sua rede de concessionários e agentes Renault, o técnico qualificado utiliza ferramenta específica, sofisticada, que permite verificar e/ou intervir com precisão em cada um destes órgãos.

O aparelho de diagnóstico CLIP, por exemplo, permite-lheverificar fiabilidade dos calculadores presentes no automóvel, como sejam o calculador de injeção a gasolina ou diesel, de ignição, da travagem ABS, do ar condiconado, dos airbags, da suspensão e dos cintos de segurança com pré-tensores.

Em caso de incidente, o seu conselheiro técnico comunica diretamente com os serviços de engenharia Renault para encontrar as melhores soluções técnicas, de forma a imobilizar o seu veículo durante o menor período de tempo possível.

 

TRAVAGEM

Indícios de desgaste do sistema de travagem

O aumento da distância de travagem, o alongamento do curso do pedal de travão, os ruídos de fricção e as vibrações e o desvio da direção do veículo ao travar são os principais sintomas de desgaste do sistema de travagem.

> Os órgãos do sistema de travagem devem ser verificados regularmente.

Os discos e as pastilhas de travões são peças fundamentais do sistema de travagem. O desgaste excessivo dos discos aumenta a distância necessária para parar em caso de travagem. Por conseguinte, por razões de segurança e conforto de condução, mande verificar os discos do seu automóvel.

Além disso, a não-substituição atempada das pastilhas de travões provoca o desgaste prematuro dos discos.

As pastilhas de travões devem ser substituídas, em média, todos os 30 000 km. A substituição de um jogo de discos de travões deve ser efetuada,em média, em cada três mudanças de pastilhas (ou seja, aproximadamente todos os 90 000 km).

 

AMORTECEDORES

Os amortecedores são fundamentais para a sua segurança.

Alguns sinais ajudá-lo-ão a detetar um desgaste destes órgãos:

Estabilidade em estrada irregular e perda de aderência em curva sobre piso molhado, distâncias de travagem mais longas, instabilidade da iluminação em condução noturna, aparecimento de fugas, desgaste anormal dos pneus, degradação do conforto em geral, sensibilidade do veículo ao vento lateral, sensação de oscilação da carroçaria e consumo excessivo de combustível.

> Uma perfeita estabilidade em estrada, qualquer que seja o estado do piso.

Amortecedores defeituosos podem tornar o seu veículo incontrolável, com uma sensação de sobrecarga. Conheça o estado dos amortecedores do seu automóvel para preservar o seu conforto de condução e a sua segurança. Mande verificar os amortecedores todos os 20 000 km.

Preconiza-se a sua substituição entre os 40 000 e os 60 000 km.

 

CORREIAS

Correias de distribuição e de acessórios: elementos fundamentais para a segurança e bom funcionamento do seu automóvel:

Estes órgãos devem ser alvo de uma atenção muito especial e regular para garantir a saúde do motor do seu veículo.

A correia de acessórios permite acionar o alternador, a bomba da direção assistida e o compressor do ar condicionado. Por isso o seu veículo poderá ficar imobilizado quando esta correia se parte.

A correia de distribuição transmite o movimento de rotação da cambota à(s) árvore(s) de cames. O envelhecimento desta correia pode ditar o desincronismo entre os dois órgãos, que a ocorrer, resulta imediatamente em grandes danos no motor.

As correias devem ser substituídas no máximo todos os 120 000 Km, tendo esta periodicidade a ver com o tipo de utilização.

PNEUS

Os elementos de contacto do seu veículo com a estrada.

Quaisquer que sejam as condições climatéricas ou o estado do piso, os pneus condicionam a trajetória do veículo, a suspensão, o poder de travagem... e, portanto, o seu conforto e a sua segurança, quilómetro a quilómetro.

Verificações regulares permitir-lhe-ão detetar e rapidamente corrigir eventuais anomalias.

Vigie particularmente o desgaste, a pressão (uma vez por mês) e a equilibragem dos pneus do seu automóvel.

A posição dos pneus

Se não substituir simultaneamente os 4 pneus, para sua segurança, aconselhamo-lo a montar os pneus novos nas rodas traseiras. Desta forma, assegurará uma melhor estabilidade ao travar sobre piso escorregadio, uma melhor aderência em curva e, por conseguinte, um melhor controlo da trajetória do seu veículo em situações difíceis.

Preço tudo incluído.

VISIBILIDADE

ESCOVAS LIMPA-VIDROS

Uma boa visiblidade para sua segurança

As esvovas de limpa-vidros asseguram-lhe uma boa visibilidade, tanto para a frente como para trás.

Indícios de desgaste:

Estrias, um «véu» ou zonas não-limpas visíveis no para-brisas;

As escovas deslocam-se aos «soluços»;

A borracha da escova gasta ou com uma curvatura anormal;

A escova afastada do braço.

As escovas devem ser substituídas, em média, uma vez por ano, dado que, com o passar do tempo, se deterioram naturalmente.

 

REPARAÇÃO PARA-BRISAS

Os impactos no seu para-brisas põem em perigo a sua segurança.

Apenas são reparáveis os impactos em bolha, em estrela, em semibolha, em bolha e em estrela localizados fora do campo de visão do condutor.

Qualquer impacte situado no campo de visão do condutor implica a substituição imediata do para-brisas, por razões de segurança (prejudica a visibilidade).

Não espere para reparar o seu para-brisas... o impacte poderá agravar-se e tornar-se irreparável.

Logo que chegue ao representante Renault, os especialistas farão um diagnóstico e informá-lo-ão se o impacto presente no seu para-brisas pode ser reparado.

AMBIENTE

PANELA DE ESCAPE

Uma manutenção deficiente pode provocar um desgaste prematuro.

A linha de escape foi concebida para condicionar a libertação dos gases de combustão do motor e baixar a sua temperatura. Permite, por um lado, controlar o nível de ruído do veículo e, por outro, limitar as emissões de gases poluentes, de forma a respeitar a legislação em vigor.

Dado que o sistema de escape atinge a sua temperatura normal de funcionamento apenas ao fim de pelo menos 5 km, os pequenos trajetos são propícios à corrosão prematura das panelas de escape. A isto juntam-se os choques térmicos devidos às frequentes situações de paragem e arranque do motor.

Elemento verificado na inspeção técnica, a panela de escape é um dos principais motivos de nova inspeção. Não deixe de a mandar verificar regularmente na sua rede de concessionários e agentes Renault.

Em média, o sistema de escape deve ser substituído todos os 80 000 km.

 

AR CONDICIONADO

O ar condicionado não é apenas um elemento de conforto (distribuição de ar quente ou frio). Participa também na segurança passiva e no bem-estar dos ocupantes do veículo. No inverno, o ar condicionado assegura uma melhor eficácia do desembaciamento e um degelo mais rápido.

> Por que razão é necessária a manutenção do ar condicionado?

Trata-se de um órgão mecânico que necessita de uma manutenção semelhante à do motor.

A limpeza do sistema de ar condicionado permite eliminar as bactérias responsáveis pelos cheiros desagradáveis no habitáculo e pelas irritações das vias respiratórias. A sua manutenção proporcionar-lhe-á um habitáculo, mais são e menos carregado de micróbios.

ARRANQUE

BATERIA

Para que serve a bateria?

Indispensável ao arranque do motor, a bateria é também fonte de energia para todos os componentes elétricos (luzes, autorrádio, alarme...) e eletrónicos.

Os choques térmicos associados às variações da temperatura exterior estão, muitas vezes, na origem de falhas técnicas. Uma verificação regular antes do inverno e do verão proporcionar-lhe-á arranques sem surpresas, sejam quais forem as condições climatéricas, a preservação do motor e do catalisador, evitando as avarias imobilizantes.

As baterias Renault beneficiam de uma garantia de dois anos e a longevidade média de uma bateria é de quatro anos. A sua substituição deve ser feita por um profissional.

Assim, antecipe-se: mande verificar a bateria do seu automóvel na sua rede de concessionários e agentes Renault (esta verificação está incluída nas operações de revisão de manutenção para os veículos comercializados a partir de março de 1999).

 

VELAS

Órgãos indispensáveis ao arranque

Velas de ignição ou de pré-aquecimento gastas provocam:

• emissão elevada de gases poluentes;

• consumo de combustível excessivo;

• arranques difíceis com tempo frio;

• ruídos do motor;

• um envelhecimento prematuro do motor;

• dificuldade no arranque do motor.

Aconselhe-se junto do seu concessionário ou agente Renault sobre a substituição das velas do seu veículo. Em média, as velas de ignição devem ser substituídas entre cada 15 000 e 30 000 km e as velas de pré-aquecimento todos os 40 000 km, aproximadamente.

Além disso, recomendamos que mande verificar o estado das velas em cada operação de revisão e que as mande substituir, pelo menos, quando essa operação está prevista no livro de manutenção. De preferência, substitua as quatro velas simultaneamente, para evitar um desgaste desigual das velas do seu automóvel.