5 Estrelas Euro NCAP

RENAULT ZOE: MELHOR CITADINO DE 2013

Segundo o Euro NCAP, o Renault ZOE é o melhor citadino de 2013 em matéria de segurança, no conjunto dos modelos térmicos e elétricos. Esta nova distinção acaba de ser anunciada pelo organismo de testes independente, no âmbito da sua publicação anual dos "best in class cars". Depois de ter recebido a classificação máxima de 5 estrelas em março de 2013, atribuída no contexto da realização de testes ainda mais rigorosos, em vigor desde o início de 2013, este resultado é mais uma garantia para os clientes do ZOE e uma agradável recompensa para os engenheiros da Renault responsáveis pela segurança.

Durante o desenvolvimento do Renault ZOE, as diretivas eram claras: "Zero compromissos em termos de segurança". O ZOE, uma berlina 100 % elétrica, deveria ser tão seguro quanto um veículo térmico Renault. Os seus genes integram toda a experiência e os conhecimentos técnicos da Renault em matéria de segurança passiva e ativa. Desde a sua conceção até aos numerosos ensaios de validação, nada foi deixado ao acaso. Para além do que constituía uma exigência do Euro NCAP, a Renault concentrou particularmente os seus esforços em duas importantes especificidades associadas à propulsão elétrica: a bateria e o silêncio de funcionamento.

A bateria, por ser um elemento tão sensível como um depósito de combustível, foi o centro das atenções dos engenheiros responsáveis pela segurança. A estrutura de proteção foi reforçada para garantir a integridade dos seus módulos. A implantação da trajetória da cablagem no veículo foi estudada de modo a evitar o perigo de sofrer quaisquer danos. Por fim, a bateria foi submetida a numerosos e exaustivos testes ditos "abusivos", de forma a comprovar a sua conformidade com o caderno de encargos de segurança. Testes de fogo, imersão, combustão, sobrecarga elétrica, curto-circuito externo, teste do "prego" (aplicado no centro de uma célula), compressão, queda... A nada foi poupada. No final do teste de colisão, a bateria estava intacta e, como medida de precaução, foi ainda instalado um comando que ordena o corte imediato da corrente através de um disjuntor automático.

Dado que, até aos 30 km/h, um veículo elétrico é particularmente silencioso, o ZOE foi equipado com o Z.E. Voice, um som audível no exterior e que alerta os peões para a sua aproximação. Este som é emitido entre 1 e 30 km/h. Parado, o veículo é totalmente silencioso. O som foi trabalhado para criar uma identidade sonora correspondente ao espírito do ZOE. Foi desenvolvido em parceria com a equipa Perception et Design Sonores do IRCAM (Instituto de Investigação e Coordenação Acústica/Música). O condutor pode escolher entre 3 sons diferentes: "Pure", "Glam" e "Sport" e também pode desligá-lo, pressionando simplesmente o interruptor. Na próxima vez que a ignição for ligada, o som será automaticamente recuperado.


Para mais informações:
http://www.euroncap.com/home.aspx