Motorizações Energy

-Motorizações ENERGY DCI
Motorizações ENERGY DCI+

Com base no 1.5l dCi, do qual foram produzidas mais de 1,1 milhão de unidades em 2011, a Renault criou novos motores ENERGY dCi 75, mais eficiente e tão económico na compra como na utilização. As novidades tecnológicas integradas neste motor permitem, com a mesma potência, reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2 em 13% relativamente às versões anteriores.

Para atingir este desempenho, os motores ENERGY dCi 75 beneficiam de um conjunto de tecnologias, da EGR (reciclagem de gases de escape) de baixa pressão e da gestão térmica (…), todas elas orientadas para o aumento da eficiência energética do motor: mais eficácia, mais prazer de condução e mais económico. O custo de utilização do Kangoo foi nitidamente reduzido, com um consumo de apenas 4,3 L/100 km* e emissões de CO2 / km* de 112 g, e graças a uma periodicidade de manutenção alargada para 40 000 km ou 2 anos (o primeiro a ocorrer), o que significa menos manutenção e menos impostos inerentes ao CO2. Com os novos motores ENERGY dCi 75, o Kangoo reduz ao mínimo o seu impacto ambiental e posiciona-se no 1.º lugar da sua categoria.

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-Stop & Start
Stop & Start+

Stop & Start e recuperação da energia de travagem

Os motores ENERGY dCi 75 e Energy dCi 90 (ENERGY dCi 110 a adaptar consoante a data de disponibilidade) recebem um conjunto de tecnologias destinadas a melhorar o rendimento do motor, para reduzir ao máximo o consumo e as emissões.

A tecnologia Stop & Start, aliada a um sistema de recuperação de energia da travagem/desaceleração, desliga automaticamente o motor quando o veículo está parado. Desta forma, a emissão de poluentes é nula.

Quando o condutor carrega no pedal da embraiagem, o arranque é quase instantâneo. Para assegurar os múltiplos arranques do motor, o motor de arranque (motor de arranque e coroa do volante) e o sistema de injeção (bomba e injetores de alta pressão) foram reforçados.

Toda a base do motor foi redimensionada para poder efetuar 410 000 ciclos de arranque (em 300 000 km), ou seja, cerca de sete vezes mais do que é possível com um motor clássico sem Stop & Start.

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-ENERGY DCI 110
ENERGY DCI 110+

ENERGY dCi 110: sobriedade e desempenho

Eficiente e económico tanto na compra como na utilização, o motor ENERGY dCi 110 equipa agora também o Kangoo. Carateriza-se por uma potência de 110 cv às 4000 rpm e um binário de 260 Nm (nas versões Euro6b) disponível a partir das 1750 rpm. Pelo facto de 80% deste binário estar totalmente disponível a partir das 1500 rpm, o ENERGY dCi 110 oferece ao condutor arranques dinâmicos e acelerações francas que lhe proporcionam um excecional prazer de condução.

O ENERGY dCi 110 é um concentrado de inovações tecnológicas. Para combinar na perfeição potência e economia de combustível, foi utilizada uma inovadora arquitetura do turbocompressor. A trajetória do ar de admissão foi simplificada, o que otimiza o rendimento do turbocompressor para oferecer melhores desempenhos com o mesmo consumo de combustível. A inércia do turbocompressor do motor ENERGY dCi 110 é muito fraca: o tempo de resposta a baixo regime foi melhorado, graças a um melhor dimensionamento da turbina.

Com a tecnologia Stop & Start, o motor desliga-se automaticamente quando o veículo para. Assim, para além da total ausência de emissão de poluentes, este sistema economiza mais de um litro de combustível aos 100 km* em circuito urbano. Quando o condutor carrega no pedal da embraiagem, o arranque é quase instantâneo. O prazer de condução faz parte, evidentemente, do caderno de encargos dos engenheiros que desenvolveram o novo ENERGY dCi 110.

Graças a esta combinação, o Kangoo consegue um consumo de 4,4 L/100 km* e emissões de CO2 de apenas 115 g/km*.

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* Consumos e emissões em curso de homologação

-ENERGY TCE 115
ENERGY TCE 115+

ENERGY Tce 115, a alternativa ao Diesel

Eficiente em termos de potência, binário e consumo, o motor ENERGY TCe 115 estará disponível no Kangoo. Tão à vontade na cidade como na estrada, este bloco de motor de alumínio consegue excelentes arranques e acelerações. É um 1.2L (1198 cm3) sobrealimentado, de injeção direta, com 4 cilindros e 16 válvulas. Estas características representam um downsizing (= diminuição de cilindrada) de 25% relativamente ao motor substituído.

Com a potência de 115 cv, desenvolve um binário máximo (binário = arranques e acelerações) de ótimo nível de 190 Nm, totalmente disponível das 2000 às 4000 rpm (90 % logo a partir das 1500 rpm. A potência de 100 cv/litro é totalmente inédita num motor 1.2 a gasolina.

Para além destes desempenhos, o Kangoo comprova a sua sobriedade por:
- um consumo de apenas 5,9 L/100 km*,
- emissões de CO2 de 140 g/km*.

Esta combinação de potência com excelente desempenho em termos de consumo e de emissões de CO2 foi possível graças à introdução de novas tecnologias. O binário disponível logo a partir dos regimes mais baixos resulta da sinergia entre a injeção direta, o duplo modificador da lei de distribuição e a sobrealimentação fornecida pelo turbocompressor-coletor integrado. Para limitar as perdas de energia, as fricções internas foram reduzidas e a bomba de óleo comandada de cilindrada variável otimiza a quantidade de óleo necessária: o motor consome menos combustível para fornecer a quantidade de energia solicitada.

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* Consumos e emissões em curso de homologação