Motorizações Energy

-EXCELÊNCIA TECNOLÓGICA
EXCELÊNCIA TECNOLÓGICA+

A EXCELÊNCIA TECNOLÓGICA RENAULT AO SERVIÇO E TODOS

O Novo Renault Clio Sport Tourer propõe motorizações inovadoras, que aliam prazer de condução, economia de combustível, baixas emissões de CO2 e custos de utilização reduzidos. A gasolina, o Clio propõe um novo motor: Energy TCe 90. A Diesel, há várias potências disponíveis com os motores Energy dCi 90 e dCi 75.

Resultantes da perícia mecânica da Renault, de uma experiência de mais de 35 anos na Fórmula 1 e dos 11 títulos de Campeão do Mundo, estes blocos de motor modernos e perfeitamente otimizados associam novas tecnologias complementares, algumas delas provenientes diretamente da competição automóvel:
- Apesar de mais compactos e com menor cilindrada, estes motores desenvolvem a mesma potência.
- A gestão térmica visa acelerar o aquecimento do motor e, por conseguinte, o seu rendimento energético.

- O Stop & Start permite economizar combustível, graças à paragem do motor quando o veículo para e ao rearranque quase imediato, suave e sem vibrações.
- Na fase de desaceleração, com o sistema de recuperação de energia na travagem, conhecido por ESM (Energy Smart Management), o alternador carrega a bateria que alimenta os sistemas de aquecimento e de ar condicionado, o rádio, os faróis, a direção assistida elétrica…

A EDC, a caixa de velocidades automática de dupla embraiagem e 6 relações Renault, equipará os motores dCi 90. Disponível no Novo Renault Clio Sport Tourer, a caixa automática EDC marca uma verdadeira rutura: simultaneamente confortável, reativa e discreta, esta caixa consegue um consumo de combustível e emissões de CO2 comparáveis aos obtidos com uma caixa manual.

Para mais informações sobre as tecnologias Renault F1® ao serviço de todos, clique aqui.

-ENERGY TCe 90
ENERGY TCe 90+

PRAZER DE CONDUÇÃO E DISCRIÇÃO

Com o Energy TCe 90, o Novo Renault Clio Sport Tourer propõe um motor eficiente e sóbrio, que combina prazer de condução e economia de utilização.

O turbocompressor de fraca inércia oferece excelente poder de aceleração logo a partir dos regimes mais baixos. O binário de motor de 135 Nm – que proporciona arranques enérgicos e acelerações francas – está disponível num intervalo de utilização muito amplo: 80% do binário entre as 1650 rpm e as 5200 rpm. Sem necessidade de mudar constantemente de relação, oferecendo assim mais suavidade e prazer de condução!

A sobriedade do motor Energy TCe 90 é evidente: consome apenas 4,5 litros aos 100 km*, ou seja, perto de menos de 1 litro do que o motor TCe 100 no Clio Sport Tourer. As emissões de CO2 foram reduzidas para 104 g/km*, em vez das 125 g/km* anteriormente atingidas pelo motor TCe 100 (ou seja, uma redução de 17%).

O Stop & Start rápido, eficaz, silencioso e seguro, controla o motor, logo que o veículo para. Esta tecnologia, combinada com um sistema de recuperação de energia na travagem/desaceleração, permite reduzir ao máximo o consumo, o CO2, os gases poluentes e até mesmo o ruído.

O custo de utilização está controlado. Estas poupanças resultam de um consumo de combustível mais baixo e da redução das emissões de CO2, o que significa menos impostos na compra ou anuais (a adaptar pelos países). Por último, os custos de manutenção foram reduzidos, graças à corrente de distribuição vitalícia e sem manutenção e, ainda, à periodicidade de mudança de óleo a cada dois anos ou 30 000 km.

Para mais informações sobre as tecnologias Renault F1® ao serviço de todos, clique aqui.

* O consumo de combustível está homologado de acordo com um método padrão e a legislação em vigor. Idêntico para todos os construtores, permite comparar os veículos entre si. Em situação real, o consumo depende das condições de utilização do veículo, dos equipamentos instalados e do estilo de condução do condutor. Para otimizar o consumo, consultar os conselhos disponíveis aqui.

-ENERGY dCi 90
ENERGY dCi 90+

DESEMPENHOS DE TOPO

Com base no seu best-seller, o 1.5l dCi, cuja produção ultrapassou o milhão de unidades em 2011, a Renault criou um novo motor, o Energy dCi 90, ainda mais eficiente e mais económico, tanto na compra como na utilização. As suas inovações tecnológicas deste motor verdadeiramente metamorfoseado permitiram, com a mesma potência, reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2 em %.

Para atingir este desempenho, o motor Energy dCi 90 beneficia de um conjunto de tecnologias, tais como o Stop & Start, a recuperação de energia da travagem, a reciclagem de gases de escape de baixa pressão (EGR), a gestão térmica (…), todas elas orientadas para melhorar o rendimento energético do motor, oferecendo, assim, maior eficiência e mais conforto de condução com menos consumo.

O motor Energy dCi 90 oferece, assim, um binário de motor de 220 Nm para proporcionar um verdadeiro prazer de condução e acelerações eficazes em todos os regimes (+20 Nm relativamente ao dCi 90 do Clio III Break). O consumo misto (versão otimizada) foi reduzido par 3,2 L/100 km* e emissões de CO2 a baixo regime desde 83 g/km*, um verdadeiro recorde na categoria!

E, para oferecer ainda mais conforto, está previsto em 2013 o lançamento de uma versão dCi 90 com a caixa de velocidades automática de dupla embraiagem e 6 relações.

Para mais informações sobre as tecnologias Renault F1® ao serviço de todos, clique aqui.

* O consumo de combustível está homologado de acordo com um método padrão e a legislação em vigor. Idêntico para todos os construtores, permite comparar os veículos entre si. Em situação real, o consumo depende das condições de utilização do veículo, dos equipamentos instalados e do estilo de condução do condutor. Para otimizar o consumo, consultar os conselhos disponíveis aqui.

-CAIXA AUTOMÁTICA EDC
CAIXA AUTOMÁTICA EDC+

CONFORTO, SOBRIEDADE, REATIVIDADE

A caixa de velocidades EDC ( Efficient Dual Clutch) da Renault estará disponível (durante 2013) com o motor Diesel dCi 90, motorização que está no centro da gama do Novo Renault Clio Sport Tourer. A EDC é uma caixa de velocidades automática de dupla embraiagem e 6 relações. Assegura conforto, prazer de condução e respeito pelo ambiente.

A caixa de velocidades automática de dupla embraiagem e 6 relações responde instantaneamente às solicitações do condutor, com mudanças de relação automáticas, rápidas e fluidas. Adota instantaneamente a melhor relação em função do perfil da estrada e do modo de condução (modo económico, modo standard ou modo dinâmico). Tem a mesma reatividade e a mesma suavidade de uma caixa de velocidades de comando manual. Por fim, o condutor pode, em qualquer momento, recuperar o controlo da sua caixa, graças ao modo impulsional.

A caixa de velocidades automática de dupla embraiagem e 6 relações tem também a sobriedade de uma caixa de velocidades de comando manual, graças a:
- uma dupla embraiagem seca, que limita as fricções parasitas, 
- acionadores elétricos e económicos em termos de energia,
- emissões de CO2 e consumos comparáveis aos obtidos num veículo equipado com caixa de velocidades de comando manual.

Esta caixa de velocidades automática, com fiabilidade comprovada, oferece um desempenho ao melhor nível em termos de conforto e de eficácia esperado de uma caixa automática.

Para mais informações sobre as tecnologias Renault F1® ao serviço de todos, clique aqui.