Motorizações Energy

-Excelência Tecnológica
Excelência Tecnológica+

A excelência tecnológica Renault ao serviço de todos

O Captur propõe motorizações inovadoras, que aliam prazer de condução, economia de combustível, baixas emissões de CO2 e custos de utilização reduzidos. Na versão a gasolina, o Captur propõe o motor Energy TCe 90. A Diesel, o Captur está disponível com o motor ENERGY dCi 90, e estará disponível com um novo motor: ENERGY dCi 110.

Resultantes da perícia mecânica da Renault, de uma experiência de mais de 35 anos na Fórmula 1 e dos 11 títulos de Campeão do Mundo, estes blocos de motor modernos e perfeitamente otimizados associam novas tecnologias complementares, algumas delas provenientes diretamente da competição automóvel:
- a tecnologia "downsizing" utilizada permite a estes motores desenvolver a mesma potência com menos cilindrada,
- a gestão térmica visa favorecer o aquecimento do motor e, por conseguinte, o seu rendimento energético, 
- o Stop & Start favorece a economia de combustível, graças à desativação do motor quando o veículo para, com um rearranque quase imediato, suave e sem vibrações,
- na fase de desaceleração, com o sistema de recuperação de energia na travagem, conhecido por ESM (Energy Smart Management), o alternador carrega a bateria que alimenta os sistemas de aquecimento e de ar condicionado, o rádio, os faróis, a direção assistida elétrica…

A EDC, a caixa de velocidades automática de dupla embraiagem e 6 relações, equipará o motor dCi 90 do Captur. A caixa automática EDC marca uma verdadeira rutura: simultaneamente confortável, reativa e discreta, esta caixa consegue um consumo de combustível e emissões de CO2 comparáveis aos obtidos com uma caixa manual.

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-Caixa Automática EDC
Caixa Automática EDC+

Conforto, sobriedade, reatividade

A caixa de velocidades Efficient Dual-Clutch (EDC) da Renault é proposta para a versão a Diesel, associada ao motor dCi 90 do Captur. A EDC é uma caixa de velocidades automática de dupla embraiagem e 6 relações. Assegura conforto, prazer de condução e respeito pelo ambiente.

A caixa de velocidades automática de dupla embraiagem e 6 relações responde instantaneamente às solicitações do condutor, com mudanças de relação automáticas, rápidas e fluidas. Adota instantaneamente a melhor relação em função do perfil da estrada e do modo de condução (modo económico, modo standard ou modo dinâmico). Tem a mesma reatividade e a mesma suavidade de uma caixa de velocidades de comando manual. Por fim, o condutor pode, em qualquer momento, recuperar o controlo da sua caixa, graças ao modo impulsional.

A caixa automática EDC tem também a sobriedade de uma caixa de velocidades de comando manual, graças a:
- uma dupla embraiagem seca, que limita as fricções parasitas, 
- acionadores elétricos e económicos em termos de energia,
- emissões de CO2 e consumos comparáveis aos obtidos num veículo equipado com caixa de velocidades de comando manual.

Esta caixa de velocidades automática, com fiabilidade comprovada, oferece um desempenho ao melhor nível em termos do conforto e da eficácia esperados de uma caixa automática.

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-ENERGY TCE 90
ENERGY TCE 90+

Prazer de condução e sobriedade

O Captur beneficia do desempenho e da sobriedade do motor ENERGY TCe 90 que combina prazer de condução e uma utilização económica.
O turbocompressor de fraca inércia oferece excelente poder de aceleração logo a partir dos regimes mais baixos. O binário de motor de 130 Nm, que proporciona arranques enérgicos e acelerações francas, está disponível num intervalo de utilização muito amplo: Sem necessidade de mudar constantemente de relação, consegue, assim, oferecer mais suavidade e prazer de condução!

A sobriedade do motor ENERGY TCe 90 é evidente: consome apenas 4,9 l/100 km* e limita as suas emissões de CO2 a 113 g/km*.
O Stop & Start, rápido, eficaz, silencioso e seguro, coloca o motor em modo de suspensão, logo que o veículo para. Esta tecnologia, combinada com um sistema de recuperação de energia na travagem/desaceleração, permite reduzir ao máximo o consumo, a emissão de CO2 e de partículas poluentes e até mesmo o ruído.

O custo de utilização está controlado. Estas poupanças resultam de um consumo de combustível mais baixo e da redução das emissões de CO2, o que significa menos impostos aplicados na compra ou a pagar anualmente (a adaptar pelos países). Por último, os custos de manutenção foram reduzidos, graças à corrente de distribuição vitalícia e sem manutenção e, ainda, à periodicidade de mudança de óleo a cada dois anos ou 30 000 km. 

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* O consumo de combustível está homologado de acordo com um método padrão e a legislação em vigor. Idêntico para todos os construtores, permite comparar os veículos entre si. Em situação real, o consumo depende das condições de utilização do veículo, dos equipamentos instalados e do estilo de condução do condutor. Para otimizar o consumo, consultar os conselhos disponíveis aqui.

-ENERGY DCI 90
ENERGY DCI 90+

Desempenhos de topo

Com base no seu best-seller, o 1.5l dCi, cuja produção ultrapassou 1,1 milhões de unidades em 2012, a Renault criou um novo motor, o ENERGY dCi 90, ainda mais eficiente e mais económico, tanto na compra como na utilização. As inovações tecnológicas deste motor verdadeiramente metamorfoseado permitiram, com a mesma potência, reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2.

Para atingir este desempenho, o motor ENERGY dCi 90 beneficia de um conjunto de tecnologias, tais como o Stop & Start, a recuperação de energia da travagem, a reciclagem de gases de escape de baixa pressão (EGR), a gestão térmica (…), todas elas orientadas para melhorar o rendimento energético do motor e, desta forma, oferecer maior eficiência e mais conforto de condução com menos consumo.

O ENERGY dCi 90 oferece assim um binário de motor de 220 Nm que proporciona um verdadeiro prazer de condução e acelerações eficazes em todos os regimes. O consumo é uma incontestável vantagem deste motor: em ciclo misto, o Captur consegue um consumo de apenas 3,7 l/100 km* e emissões de CO2 a partir de 95 g/km*. Um verdadeiro recorde na sua categoria!

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* O consumo de combustível está homologado de acordo com um método padrão e a legislação em vigor. Idêntico para todos os construtores, permite comparar os veículos entre si. Em situação real, o consumo depende das condições de utilização do veículo, dos equipamentos instalados e do estilo de condução do condutor. Para otimizar o consumo, consultar os conselhos disponíveis aqui.