Renault Z.E.O Motor

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O Motor 

 

 

Num veículo elétrico, a bateria desempenha a função de reservatório de energia. O motor permite utilizar esta energia elétrica para a propulsão do veículo. 

A rede elétrica fornece corrente alternada, que a bateria armazena e restitui sob a forma de corrente contínua. O motor funciona com corrente alternada, mas de frequência e voltagem diferentes da que é fornecida pela rede. Os elementos que constituem o motor são, por conseguinte, parcialmente responsáveis por estas transformações: fazem a gestão dos fluxos e controlam as várias etapas do processo.

Primeira etapa: da tomada para a bateria. É necessário transformar a corrente alternada da carga na corrente contínua indispensável à bateria.

Segunda etapa: da bateria para o motor. É necessário transformar, novamente, a corrente em corrente alternada para alimentar o estator.

Uma vez em estrada, o veículo elétrico desloca-se com toda a suavidade e em total silêncio. Proporciona acelerações lineares, o seu motor nunca “vai abaixo” e não necessita sequer de embraiagem pois na realidade, não existe uma verdadeira caixa de velocidades.

 Para obter o funcionamento em marcha-atrás basta simplesmente fazer girar o rotor em sentido inverso. Uma última curiosidade: o motor elétrico consome energia, mas também a pode recuperar! Quando o condutor levanta o pé do acelerador, o motor desempenha a função de gerador e carrega a bateria: é a recuperação de energia por via da desaceleração.