115 Anos de Sucesso

Os Primórdios

Muito cedo, Louis Renault toma consciência da importância dos feitos desportivos no desenvolvimento da imagem da marca. No dia 24 de dezembro de 1898, demonstra a superioridade da sua primeira grande inovação: a transmissão de tomada direta. A sua voiturette Tipo A é o primeiro veículo a subir a íngreme rua Lepic, em Montmarte.

Incentivada por este sucesso, a Renault aventura-se na competição automóvel e conquista uma série de vitórias em Grandes Prémios. O Renault tipo K, equipado com o primeiro motor concebido pela Renault, destaca-se nomeadamente em 1902, no Paris-Vienne.

A Primeira Guerra Mundial impõe uma paragem da competição automobilística na Europa, mas a Renault não se mantém afastada do desporto automóvel por muito tempo. A marca do losango regressa em força nos anos 1920 com o impressionante Renault 40CV. Vencedor do Rali de Monte Carlo em 1925, ganha fama ao bater numerosos recordes de velocidade em circuito na época.

A Chegada do Gordini

Em 1958, a Renault escolhe o construtor de origem italiana Amédée Gordini para assumir o comando da divisão de desporto automóvel. Nasce o mítico Renault 8 Gordini, que se tornará um símbolo de sucesso para toda uma geração de pilotos. A imensa popularidade deste carro leva à criação, em 1966, do Troféu Renault 8 Gordini: o precursor dos campeonatos específicos das marcas.

Em julho de 1970, o lançamento do Renault 12 Gordini é marcado pelo "G-Day", uma imensa concentração de proprietários de Gordini no circuito Paul Ricard. O espírito desta concentração extraordinária perpetuou-se até aos nossos dias, com as World Series by Renault. A Fórmula Renault nasce na mesma época, com os primeiros veículos equipados com o motor do Renault 12 Gordini. A França recebe o seu primeiro campeonato de Fórmula Renault em 1971.

O Resgate do Alpine

Em 1973, a Renault torna-se o principal acionista de Alpine, criada por Jean Rédélé, um pequeno construtor francês com o qual a marca tinha uma parceria há já muitos anos. O ano 1973 revela-se um bom ano para a marca, com a vitória do Alpine A110 "Berlinette" no primeiro Campeonato Mundial de Ralis.