TecnologiaInovação e Vanguarda

Tecnologia

 

A Renault dá grande prioridade ao desenvolvimento de tecnologias eficazes que permitam em toda a sua gama "prevenir, corrigir e proteger". Assim, desde a genética à concepção dos seus veículos, tudo roda em torno da segurança: uma estrutura protectora, um comportamento controlado e previsível, uma visão dianteira optimizada, etc.

Os engenheiros da Renault analisam assim todos os pormenores desde a segurança, ao conforto e à sonorização, para que as viagens de automóvel sejam sempre uma experiência bastante satisfatória.

As seguintes, são apenas algumas das novas tecnologias aplicadas a uma larga escala dos nossos veículos.

 

Caixa de Velocidades

 

As Caixas de Velocidades dos modelos da Renault estão disponíveis em caixas de velocidades manuais ou automáticas.

 

Caixa de Velocidades manual, onde a decisão de mudar a velocidade é deixada inteiramente ao desejo do condutor, que pode adaptar o comportamento do carro como quiser, passando de uma condução desportiva, para uma condução mais económica.

 

Caixa de Velocidades automática, é controlada por um computador, que pode se requerido alterar a velocidade, adaptando-se à uma condução desportiva ou à uma condução da estrada. O computador pode igualmente escolher a melhor velocidade à fim de reduzir o consumo. Há actualmente três tipos principais de caixas de velocidades automatizadas, a Robotised, a automática e a CVT (Transmissão Continuamente Variável).

 

- A caixa de velocidades robotised é uma caixa de velocidade manual onde os servo-mecanismos são adicionados, isto é um "robô" que muda a velocidade e controle a embreagem de acordo com as instruções recebidas do computador.

 

- A caixa de engrenagens automática é capaz de mudar a velocidade sob carga, isto é sem uma ruptura no torque do motor, fornece um de nível elevado de conforto.

 

- CVT (transmissão continuamente variável) remove a noção das mudanças de velocidade. É um par de polias cónicas, ligadas por uma correia, que permite a variação contínua da transmissão.

 

 

Travagem Hidráulica dos Sistemas de Travagem

 

A travagem hidráulica constituiu um avanço significativo no conforto e na segurança, onde os cabos tradicionais foram todos substituídos por um circuito hidráulico. É mais fácil actuar na pressão fluida do que na tensão do cabo, esta tecnologia permitiu rapidamente o desenvolvimento da travagem de energia assistida, chamada originalmente de " servo-brake". Os sistemas complexos tais como ABS (sistema de travagem antibloqueio) e EPS (programa electrónico da estabilidade) são fornecidos agora em todos os modelos de Renault para realçar a segurança e o conforto para o condutor.

 

Travão de Estacionamento Automático

 

Muito mais do que apenas um travão de mão, o travão de estacionamento automático é um elemento para se conduzir em conforto e prazer. Controlado por um computador especial, o travão de estacionamento automático aplica a pressão de travagem nas rodas traseiras que é ajustada à inclinação da estrada. Actuando progressivamente quando libertado o travão, o sistema fornece a assistência real ao condutor em subidas inclinadas.

 

Limitador do Controle e da Velocidade de Cruzeiro

 

Enquanto seu nome indica, este sistema tem uma função dupla. É usado para adoptar uma velocidade de cruzeiro constante e para alterar uma velocidade máxima que não possa ser excedida. O limitador da velocidade sinaliza quando a velocidade fixa foi excedida. Isto assegura uma velocidade de cruzeiro constante independente da superfície de estrada, fornecendo um conforto de condução, e reduzindo o consumo de combustível.

 

Suspensão Triangular do Feixe de Torção

 

Para conforto e dinâmica, a suspensão traseira é apenas tão importante quanto a parte dianteira. Sendo um componente muito menor comparada com às suspensões padrão "H", a suspensão triangular do feixe da torção fornece uma condução de prazer realçado enquanto fornece, também, um espaço interior adicional da cabine.

 

A suspensão triangular do feixe da torção oferece igualmente um nível alto de qualidade, de conforto e de manipulação das rodas traseiras dos veículos, aumentando o controlo do condutor.

 

Tracção à Estrada

 

A Tracção à Estrada assegura um papel essencial na confiança do condutor e do carro. O estudo da tracção à estrada assegura que o veículo não reaja de uma maneira incomum, tornando-se assim, difícil de controlar durante a aceleração ou a travagem. A Renault está continuadamente à conduzir estudos numerosos para encontrar a melhor configuração destinada a cada tipo de veículo e a cada tipo de condutor.