Descubra a Renault Inovação / Vanguarda

09.2006

Nepta: Um Cabriolet Topo de Gama Para um Genuíno Prazer de Condução


Nepta: Um cabriolet topo de gama para um genuíno prazer de condução O interior acolhedor, espaçoso e confortável é incontestavelmente um topo de gama. «gran turismo».

 

Um Cabriolet Dinâmico e Sedutor

A Renault transmite a sua visão do prazer automóvel através de um cabriolet de 4 lugares de linhas fluídas e elegantes. O movimento em onda das linhas laterais realça a fluidez e o formato alongado do veículo, acentuado pela parte inferior da carroçaria, submetida a tratamento específico (embaladeiras e defletores dianteiro e traseiro), no tom de alumínio anodizado.

 

A face dianteira é simples e expressiva. Os faróis, formados por três conjuntos (luzes de dia, médios/máximos e luzes de viragem), funcionam por meio de díodos eletroluminescentes (LEDs). A tecnologia utilizada nos médios e nos máximos assenta no princípio da reflexão e da propagação da luz. O feixe luminoso, emitido pelos faróis principais, é refletido por blocos transparentes em forma de cristais. Este feixe luminoso, gerido eletronicamente, permite o comando exato da luz. A intensidade do seu fluxo e repartição adaptam-se assim às várias situações de condução. Os piscas, em forma de "boomerang" e com uma situação invulgar (na parte superior dos guarda-lamas dianteiros), realçam o seu formato curvo.

 

A traseira longa e bastante esguia, onde se destacam os vidros dos farolins, confere naturalmente ao Nepta uma maior noção de movimento. A traseira em consola (do eixo traseiro até à traseira do veículo), mais longa do que a dianteira em consola (do eixo dianteiro até à dianteira do veículo), faz destacar a elegância das proporções e a fluidez do conjunto. O Nepta remete assim para a época de ouro do estilo automóvel, se bem que seja um veículo moderno e inovador.O Nepta incorpora o sonho automóvel e o amor pela distinta engenharia mecânica, com portas elétricas em asa de borboleta que desvendam simultaneamente o interior e o motor, elegantemente alojado no respetivo compartimento. As dobradiças das portas, colocadas em posição central, são revestidas por uma peça de alumínio polido, que representa uma estrela cadente, a qual corre ao longo de todo o capô, contribuindo assim para o dinamismo do conjunto. Para maior segurança, as portas estão equipadas com uma função eletrónica de deteção de obstáculos e com um dispositivo antientalamento.

 

Um Interior Topo de Gama, Acolhedor e Espaçoso

O Nepta possui todas as referências comuns a um veículo topo de gama, que se juntam a uma tecnologia discreta, para um melhor conforto a bordo.

 

O painel de bordo parece estar suspenso. O para-brisas prolonga-se por alvéolos que deixam ver à transparência o conjunto dos pedais e aligeiram o posto de condução.

 

Os instrumentos de bordo em forma de ogiva estão ornados a couro. O seu grafismo presta tributo à tradição automóvel, enquanto que o acabamento em alumínio acrescenta um toque de modernidade. A conjugação da afixação analógica e da afixação digital reforça esta combinação entre o clássico e o moderno.

 

Os comandos de regulação do ar condicionado, situados na extremidade do painel de bordo, podem ser manipulados de forma independente por cada ocupante, sendo testemunho de uma tecnologia avançada e de uma ergonomia ideal.

 

Os comandos intuitivos são inspirados no princípio do "Touch Design". A alavanca das velocidades rotativa, situada na posição central, propõe uma ergonomia simplificada. O botão de comando das informações multimédia, porque perfeitamente colocado, facilita a manipulação; além disso, os comutadores e as patilhas de comando do volante casam perfeitamente com a forma da mão. Os bancos são fixos, sendo que o volante e o conjunto de pedais são reguláveis e adaptam-se à morfologia do condutor por meio de um mecanismo motorizado. O painel de bordo possui vários espaços de arrumação próprios, para óculos e para objetos de uso pessoal. A consola central possui também um compartimento de arrumação deslizante, entre os lugares traseiros.

 

O revestimento a couro vermelho transmite a sensação de continuidade entre o compartimento motor e o habitáculo. Os dois bancos corridos são revestidos a couro decorado com motivos serigrafados. Estes bancos, que oferecem 4 lugares confortáveis, estão fixos ao piso por escoras (quilhas de alumínio) que remetem para o mundo da vela.

 

A parte superior das costas do encosto dos bancos dianteiros está equipada com um ecrã, rebatível e com proteção, para DVD; a parte inferior é revestida a couro entrelaçado, que remete para o mundo da alta-costura, e oferece um espaço para arrumação de revistas. Os passageiros traseiros são protegidos da turbulência por meio de defletores de ar transparentes, situados entre os bancos dianteiros e traseiros.

 

Uma Mecânica que Beneficia o Prazer da Condução

O Nepta incorpora o autêntico prazer automóvel com o seu motor a gasolina 3.5 l V6, colocado na posição longitudinal. Os seus 420 cv permitem passar em apenas 4,9 segundos dos 0 aos 100 km/h. Este tipo de motor a gasolina de injeção.direta, associado a uma caixa de velocidades automática de 7 relações de comando impulsional no volante, proporciona um prazer de condução de alto nível, com uma redução notável do consumo de combustível e das emissões de CO2.