Descubra a Renault Inovação / Vanguarda

Altica: um Break Desportivo e Prático

 

O ALTICA é a expressão dinâmica do break, com uma grande qualidade de vida a bordo; conjuga o espírito desportivo de um coupé e o sentido prático de um break.

 

Fluido e Desportivo

 

"O ALTICA consubstancia o equilíbrio entre a fluidez das suas linhas e a performance desportiva. Este veículo, visão futurista e original do break, adota uma identidade gráfica forte e inovadora", explica Patrick le Quément, Diretor do Design Industrial da Renault.

 

 

O para-brisas panorâmico e o óculo traseiro realçam a fluidez das linhas aerodinâmicas. A pintura em dois tons acentua a linha dos painéis laterais e faz sobressair a identidade gráfica do ALTICA.

O seu aspeto geral - silhueta baixa, capot longo, guarda-lamas salientes - e as suas proporções são a expressão das qualidades dinâmicas de um veículo desportivo.

Os painéis laterais traseiros, formados por um conjunto de mosaicos quadrangulares transparentes, infundem movimento.

 

 

 

O interior, desportivo e dinâmico, combina com o design do exterior. O posto de condução é suspenso por meio de uma estrutura de quatro tirantes perfilados que remetem para o mundo da Fórmula 1.

O teto transparente e o para-brisas panorâmico, abertos para o exterior, deixam entrar amplamente a luz no habitáculo. Os mosaicos translúcidos dos painéis laterais traseiros deixam passar os raios solares como se de vitrais se tratasse, tornando ainda mais acolhedor o ambiente do interior. A disposição e a orientação destes elementos deixam ao condutor uma boa visibilidade traseira (3/4), indispensável em manobras de estacionamento.

Os faróis, que propõem quatro modos de utilização (luzes de dia, mínimos, médios e máximos), funcionam por meio de rampas de díodos.

Estes faróis introduzem ainda, na função de luzes de dia, um efeito de auréola luminosa, que se obtém de duas formas. Em primeiro lugar, cada módulo de cobertura da lâmpada de policarbonato possui milhares de pequeníssimos entalhes obtidos por meio de microgravação a laser. Estes entalhes, que não se veem à vista desarmada, não têm qualquer influência sobre o feixe luminoso pois deixam passar a luz. Em contrapartida, na posição de luzes de dia, a superfície do módulo é iluminada lateralmente e desta forma o raio luminoso espalha-se pelo interior do material do módulo e expande-se como um fluído por toda a superfície, produzindo o efeito de uma auréola original e eficaz para as funções de luzes de dia e mínimos.

 

 

Um Break com Sentido Prático

 

 

As portas laterais em asa realçam o caráter desportivo do ALTICA. Além disso, o seu design facilita enormemente o acesso a este veículo baixo.

O seu amplo espaço interior torna o ALTICA, verdadeiramente, num veículo com grande qualidade de vida a bordo, apesar do seu caráter desportivo. Todos os seus quatro lugares individuais proporcionam uma comodidade de alto nível.

A posição dos bancos é fixa. O posto de condução e os pedais são reguláveis e adaptam-se à morfologia do condutor, graças a um mecanismo motorizado. O apoio-de-braço central regula-se automaticamente assim que o condutor se senta e pode ser regulado em altura.

A implantação em comprimento do quadro de instrumentos, inspirado no mundo da aeronáutica, permite que o condutor forme um bloco com o veículo.

O conta-quilómetros oferece dois modos de leitura. A posição "confort" (conforto) afixa a velocidade no centro do ecrã e, no perímetro, surgem as velocidades máximas permitidas que passam a vermelho quando ultrapassadas. Na posição "sport" (desportiva), a velocidade é sempre indicada no centro e, no perímetro, surge um conta-rotações digital, assim como um indicador de pressão do turbo. O ecrã de grande definição humaniza a tecnologia pelo seu grafismo, correspondendo a uma procura de precisão e de sofisticação que remete para o mundo da relojoaria.

 


O ALTICA propõe astuciosos espaços de arrumação: um porta-luvas em forma de concha, arrumos em forma de carteira nos apoios-de-braço e na consola central, e um lugar para arrumação sob o piso traseiro. O encosto dos bancos traseiros pode também ser rebatido sobre o grande piso plano, que está, aliás, equipado com cintas de fixação para amarrar objetos pesados de maiores dimensões. O ALTICA transforma-se então num coupé desportivo de dois lugares com um porta-bagagens imenso de 1300 L. A porta do porta-bagagens permite um fácil acesso e uma altura ao solo muito baixa.


Prazer de Condução, Potência e Controlo

 

 

O ALTICA é um break dinâmico e desportivo. O prazer de condução que proporciona sublinha a sensação de potência e de controlo do veículo. Com o seu capot longo, as suas dimensões de veículo desportivo (4,27 m de comprimento e 1,83 m de largura) e o seu centro de gravidade muito baixo, o ALTICA oferece notáveis qualidades de estradista.

O seu novo motor diesel 2.0 dCi de 177 cv, com filtro de partículas, permite passar de 0 a 100 km/h em 7,5 s. Associado a uma caixa de seis velocidades, este tipo de motor tem uma capacidade de aceleração e de resposta muito elevada. O binário máximo é de 380 Nm. Mas, para o ALTICA, performance rima com sobriedade. Este motor, resultante da Aliança Renault-Nissan, é muito económico com um consumo equivalente a 140 g/km de emissão de CO2. Estas características fazem dele o melhor diesel em performance e em prazer de condução da sua categoria.

Este baixo consumo resulta, também, de uma performance aerodinâmica pouco comum. Situado na extremidade do tejadilho, onde o fluxo do ar se separa do veículo, existe um discreto sistema mecânico que produz jatos de ar alternadamente soprados e aspirados através de uma fenda de 2 mm de largura. Designado por jato sintético, controla a evacuação do fluxo de ar de forma ativa, em função da velocidade do veículo. Este sistema inovador, que reduz a resistência e controla a estrutura, foi registado com patente Renault; por consumir apenas 10 Watts, permite ganhar 15% de Cx a 130 km/h.

 


Valeo

 

As funções de iluminação do ALTICA são feitas por meio de díodos eletroluminescentes (Leds) de alta performance.

As funções de médios e máximos estão agrupadas num bloco funcional único, sublinhado por um farol direcional linear. O comando de Leds permite adaptar, constantemente, às condições de condução a quantidade e a repartição da luz.

Em autoestrada, os Leds, que proporcionam uma visão de longo alcance, são automaticamente ativados e modulados, garantindo continuamente a melhor visão sem encadeamento. A cor dos Leds, próxima da luz do dia, reforça o conforto visual e aumenta a visibilidade.

As luzes de dia, ativas a maior parte do tempo, utilizam também os Leds. O seu elevado rendimento luminoso e a pouca quantidade de energia que consomem reduz, de forma significativa, a energia necessária para o efeito se comparada com a energia consumida por uma fonte comum. Além disso, a duração dos Leds é nitidamente superior à de todas as fontes de luz atuais.

 


Em estreia mundial, a função de mínimos é assegurada por um véu de luz que cobre todo o projetor. É uma aplicação da tecnologia exclusiva Micro-Ótica desenvolvida pela Valeo.