Descubra a Renault Inovação / Vanguarda

03.2007

A Qualidade dos Veículos de Série e Fórmula 1

 

Obsessão Qualidade, Obsessão Cliente...


Materiais agradáveis ao toque, acabamento irrepreensível, comportamento dinâmico de exceção, fiabilidade a qualquer prova ou prazer de condução, são os fatores citados na maior parte das vezes, quando se trata de definir o conceito de qualidade no mundo do automóvel.

 

Porém, o conceito de qualidade global, tal como a Renault o interpreta, começa muito antes da utilização do veículo. Quer se trata do programa de Fórmula 1, quer da conceção do novo Clio, a filosofia seguida é a mesma. Nos dois casos, a procura da qualidade começa na fase de conceção e abrange todas as áreas: organização das equipas, seleção dos fornecedores, inteligência do design, eficácia da produção, isto só para citar algumas delas.

Longe de se limitar às propriedades de um material ou ao acabamento de uma montagem, o conceito de qualidade, na Renault, tornou-se mais do que um valor. Hoje em dia, faz parte da cultura da empresa. 


O que é a Excelência em Qualidade?

Na Renault, a noção de qualidade congrega todos os métodos que permitem conceber especificamente um produto destinado a um determinado cliente.


Do Projeto à Produção

Desde a conceção do projeto à entrada em fabricação são utilizados uma organização e métodos de trabalho precisos e rigorosos. A qualidade é já um fator-chave.


Da Produção ao Pós-Venda

Fabricar conforme é um objetivo crítico da qualidade mas dentro dos prazos estipulados. A satisfação do cliente é essencial mas devemos também antecipar as suas necessidades. Eis a equação que temos de resolver e que consiste, juntamente com a qualidade, em colocar o cliente no coração da empresa.