Descubra a Renault Inovação / Vanguarda

09.2008

Ondelios: Uma Viagem Ecológica de Longo Curso

 

 

Por ocasião do Salão de Paris, a Renault revelará o seu concept-car topo de gama: o Ondelios. Destinado a um público apreciador de longas viagens, sensível ao conforto e aos ambientes requintados, o Ondelios simboliza a visão Renault do crossover topo de gama: o prazer de viajar confortavelmente, respeitando o ambiente. Uma opção ilustrada,

nomeadamente, pelo design aerodinâmico, espaço interior e uma inédita motorização híbrida.

 

 

Um Design Estilizado: Um Convite à Viagem

Com 4,80 m de comprimento e 1,60 m de altura, o Ondelios proporciona um elevado rendimento aerodinâmico, inspirado no mundo da aviação, com um Cx de 0,29. Este automóvel de longo curso, com um design aerodinâmico estilizado, surpreende pela fluidez, parecendo evoluir no ar. O Ondelios materializa a visão do topo de gama da Renault.

«Inspirado pelo movimento, mais que pela velocidade, o Ondelios é um novo convite à viagem» explica Patrick Le Quément, Diretor do Design Renault. 

 

Associados a uma entrada de ar cor de alumínio, os blocos óticos transmitem a sensação de fluidez e movimento. Os faróis, que funcionam por díodos eletroluminescentes de alto desempenho, proporcionam, simultaneamente, durabilidade e eficiência acrescida.

Para ilustrar o espírito aerodinâmico do Ondelios, os farolins traseiros tipo «boomerang», alojados na carroçaria, são enquadrados por extratores destinados a controlar o fluxo de ar vindo das cavas-de-rodas.

A estrutura vidrada do tejadilho reforça o aspeto aerodinâmico do veículo, permitindo que a luz invada o interior do veículo. A forma como o para-brisas se prolonga até ao capô acentua o efeito de leveza do Ondelios.

 

«Tratado como se fosse um objeto feito de um só material, onde carroçaria e superfícies vidradas se confundem, representa o futuro do automóvel» conclui Patrick Le Quément.

As portas do Ondelios, tipo asa, acrescentam um toque de elegância ao estilo do veículo e sobem verticalmente, enquanto a embaladeira se prolonga para baixo, facilitando a entrada no automóvel.

A tonalidade da cor «dark blue» antracite da carroçaria combina harmoniosamente com a cor das superfícies vidradas, dando ao automóvel um aspeto homogéneo e indivisível a toda a estrutura do concept-car.

 

Assente em jantes de alumínio de 23 polegadas, com 7 raios, o Ondelios consolida a sua imagem estilizada. Semelhante à hélice de um avião, a conceção das jantes permite manter a passagem do ar junto à ilharga, evitando as turbulências aerodinâmicas. Este conceito de roda dotada de um cubo com capacidade de aspiração resultou da adoção de discos de travão periféricos.

 

Os pneus Michelin Pilot Sport (255/45) de grande diâmetro, garantem um excelente aerodinamismo com os sulcos concebidos para minimizar as deformações resultantes do contacto com o solo, que contribuem para diminuir o atrito do automóvel.

Na banda de rolamento, linhas de fluxo eficazes e dinâmicas, aliadas a um largo sulco longitudinal que favorece a drenagem da água, reforçam a imagem de pneu topo de gama e de alta tecnologia.

 

Uma Viagem Ecológica

Além do trabalho realizado em matéria de aerodinâmica, alguns elementos da estrutura do Ondelios foram concebidos em fibras naturais, à base de linho, para favorecer a reciclagem.

Para cumprir o objetivo de redução do peso do veículo, a carroçaria é de carbono e os vidros de policarbonato.

 

O Ondelios está equipado com uma motorização híbrida, composta por uma versão evoluída de 205 cv (150 kW) do motor 2.0 l dCi, associado a dois motores elétricos, instalados nas partes dianteira e traseira do veículo. Estes motores elétricos, de 20 kW cada, funcionam em utilização «mild hybrid» em complemento do motor térmico: fazem uso da tecnologia «brake & boost» de recuperação de energia em fase de travagem e de restituição de energia, para auxiliar o motor térmico na fase de aceleração. O motor, instalado à frente, é também do tipo «Stop & Start».

O motor elétrico, situado no trem traseiro, aciona as rodas traseiras quando os sensores

ESP detetam perda de motricidade, o que confere ao Ondelios capacidades 4x4. A bateria

de lítio-ião que equipa o Ondelios tem capacidade para fornecer até 4 kW/h.

Com um binário de 450 Nm, entre as 1700 e as 3800 rpm, o motor diesel proporciona conforto e suavidade em todos os regimes, para uma utilização em longo curso. O motor 2.0 l dCi permite ao Ondelios ir dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,8 segundos. Associada a uma caixa de 7 velocidades, de dupla embraiagem, esta motorização proporciona um excecional prazer de condução, com um consumo reduzido de 4,5 l/100 km e emissões de apenas 120 g de CO2/km, muito reduzidas para um veículo topo de gama.

Desta forma, a carroçaria, a conceção do chassis e a motorização híbrida contribuem de modo determinante para o respeito pelo ambiente.

 

O Ondelios é um Crossover aerodinâmico que convida a viajar, permitindo percorrer longos trajetos. Demonstra que conforto e ecologia podem ser compatíveis. Através deste concept-car, a Renault materializa a sua visão dos veículos topo de gama do futuro.

 

Faça download do comunicado completo AQUI