Tecnologia: Condução

Sistema de ajuda ao arranque em subida

O sistema de ajuda ao arranque em subida ativa-se automaticamente logo que seja detetada uma inclinação do piso (igual ou superior a 10%).

O sistema impede que o veículo recue durante um período de tempo suficiente para voltar a arrancar sem ter que recorrer ao travão de estacionamento.

Durante o arranque em subida, a pressão de travagem é mantida automaticamente durante 2 segundos para que o condutor tenha tempo suficiente para efetuar a manobra.

Câmara de marcha-atrás

Para facilitar as manobras, o sensor de marcha-atrás avisa o condutor da presença de obstáculos situados atrás do automóvel através de uma sequência de bips. O sistema do sensor de marcha-atrás avisa o condutor da existência de possíveis obstáculos, graças a uma sequência de bips cuja frequência vai aumentando à medida que a distância até ao obstáculo diminui.

A câmara de marcha-atrás complementa o dispositivo e permite visualizar no ecrã do R-LINK/R-LINK2 o espaço disponível para estacionar, indicando a trajetória em função do ângulo do volante.

Sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro, lateral e traseiro

Para facilitar as manobras de estacionamento, o sistema de ajuda ao estacionamento avisa o condutor da presença de obstáculos situados à frente, atrás e ao lado do automóvel através de um sinal sonoro (sequência de bips cuja frequência vai aumentando à medida que o automóvel se aproxima do obstáculo), ao mesmo tempo que a câmara de marcha-atrás difunde, no ecrã do R-LINK/R-LINK2, o espaço disponível para estacionar.

Regulador/limitador de velocidade e Regulador de velocidade adaptativo

O regulador-limitador de velocidade permite definir uma velocidade de cruzeiro (função regulador) ou uma velocidade máxima (função limitador). Um comando no volante permite regular o tipo de velocidade escolhido.

O regulador de velocidade adaptativo permite adaptar a velocidade de regulação do automóvel em função da distância de segurança para o automóvel da frente.

4CONTROL

Inovação exclusiva da Renault, o chassis 4CONTROL com 4 rodas direcionais otimiza a agilidade, a manobrabilidade e a estabilidade em estrada. Na cidade, o chassis 4CONTROL controla a rotação das rodas traseiras para facilitar as manobras a baixa velocidade. Em estrada, as 4 rodas direcionais melhoram a estabilidade, adaptando as suas próprias reações às condições do piso e aos movimentos do condutor.

O chassis 4CONTROL está associado ao amortecimento pilotado. Graças a um conjunto de sensores dedicados, o sistema analisa continuamente as condições da estrada e adapta imediatamente, consoante o modo de condução MULTI-SENSE escolhido, o amortecimento do automóvel, para garantir o conforto da suspensão e a estabilidade em estrada.

MULTI-SENSE

O sistema MULTI-SENSE coordena o conjunto de tecnologias dedicadas ao prazer de condução e ao bem-estar a bordo (sistema 4CONTROL, amortecimento pilotado, direção, motor, caixa de velocidades, computador de bordo, ambiente luminoso, sonoridade do motor e função de massagem, quando existam no veículo) de acordo com as preferências do condutor. Existem 5 modos à escolha (Comfort, Sport, Eco, Neutral e Perso).

Easy Park Assist

O sistema Easy Park Assist mede o espaço disponível e define a trajetória. Apenas o acelerador, o travão e as mudanças ficam a cargo do condutor. Graças aos sensores dianteiros, traseiros e laterais e à câmara de marcha-atrás, o condutor beneficia de uma proteção de 360º contra os impactos com obstáculos ou outros automóveis.