Hoje: Inovação tecnológica

O que é a Segurança?

A Renault dispõe de uma vasta gama com a classificação máxima de 5 estrelas nos testes Euro NCAP.

O Laguna foi o primeiro veículo a obter a classificação máxima de 5 estrelas nos testes Euro NCAP.

Foi criado o programa "Segurança para todos", cujo objetivo é formar e sensibilizar os jovens para os princípios da segurança rodoviária. Este programa foi implementado em 20 países de todos os continentes e já permitiu sensibilizar 10 milhões de jovens.

Prevenção

A Renault desenvolve avançadas tecnologias para evitar o acidente.A prevenção começa na ajuda dada ao condutor para que possa antecipar os riscos.

A Renault oferece igualmente equipamentos que asseguram uma gestão automática das funções complementares, permitindo ao condutor manter-se concentrado na condução como, por exemplo, luzes e limpa-vidros automáticos.Os faróis de xénon ou bi-xénon, bem como a iluminação reforçada das curvas melhoram a visibilidade, otimizando assim o tempo de reação. Da mesma forma, o condutor pode ser avisado quando as condições não permitirem que controle o automóvel ou quando está numa situação de perigo iminente.

Correção

Os sistemas de ajuda à condução desenvolvidos pela Renault, altamente tecnológicos, foram concebidos para compensar as falhas do condutor e intervir eficazmente, podendo mesmo salvar vidas, em situações de condução extremas.

Disponível em vários modelos, o equipamento inclui um sistema de travagem otimizado com ABS e sistema de assistência à travagem de urgência (AFU), o ESP (sistema de controlo eletrónico de estabilidade) com controlo de subviragem CSV, alerta de transposição involuntária de faixa e um chassis 4CONTROL com quatro rodas direcionais, etc.

Proteção dos ocupantes

A segurança faz parte dos genes de qualquer veículo Renault. Toda a gama Renault foi concebida para oferecer a máxima proteção aos seus ocupantes. A estrutura do automóvel protege o condutor e os passageiros, absorvendo a maior parte da energia produzida durante o choque, ao mesmo tempo que os sistemas de retenção existentes no habitáculo absorvem a restante energia.

O SRP (System for Restraint and Protection) de terceira geração da Renault é uma inovação única no mercado em matéria de segurança. A nossa gama de sistemas de proteção dos ocupantes inclui airbags ativos antiescorregamento, bancos e apoios de cabeça de elevado desempenho, com amortecedores de choque traseiro, sensores de choques bilaterais e dispositivos avançados de segurança das crianças.

Proteção das crianças

Qualquer que seja a idade da criança, a Renault tem uma solução à sua medida.

Na Europa, 60 000 crianças sofrem anualmente ferimentos em acidentes, muitas vezes devido à ausência da cadeira para criança ou à utilização de uma cadeira não adaptada.

A Renault esforça-se constantemente para melhorar a segurança das crianças.

Consciente da fragilidade e vulnerabilidade das crianças e para compreender melhor como podem ser protegidas em caso de colisão grave, a Renault participou nos programas europeus de investigação CHILD e CREST, baseados nomeadamente na observação de 669 acidentes reais que envolveram veículos com crianças a bordo. Graças a estes estudos, a Renault pôde desenvolver o seu próprio método de testes para qualificar a segurança das suas cadeiras para criança, com o mesmo nível de exigência com que são afinados os sistemas de segurança destinados aos adultos. Para cada novo automóvel, a Renault assegura-se de que as cadeiras podem ser corretamente instaladas e que respeitam exigências de proteção particularmente rigorosas.

Sensibilização

Além das considerações técnicas, a estratégia de segurança rodoviária da Renault inclui um programa de sensibilização global. A educação dos utilizadores da estrada deve ser uma prioridade, na medida em que o condutor será sempre o elemento central da segurança rodoviária.