Descubra

Em que consiste o programa Driving Eco2 integrado no R-LINK/R-LINK2?

Descubra o programa Driving Eco2 no menu do R-LINK/R-LINK2 do seu automóvel. As opções propostas neste menu permitem poupar 25% em combustível, consoante as condições de circulação, do tipo de condutor e do seu estilo de condução.

Driving Eco2

A eco-condução agrupa as boas práticas de utilização do automóvel, para que o condutor possa reduzir o consumo de combustível e as emissões de gases com efeitos de estufa. Manter uma velocidade regular, antecipar de forma a evitar a utilização do pedal de travão, verificar regularmente a pressão dos pneus são alguns dos novos reflexos que devem ser adotados.Por isso, a Renault compromete-se a equipar os seus automóveis com computadores de bordo que dão conselhos para que o condutor tenha um comportamento ao volante mais amigo do ambiente:

  • Indicador de mudança de relação de caixa: uma seta indica-lhe o momento ideal para engrenar a mudança.
  • Relatório do trajeto: o Driving Eco2 indica o consumo instantâneo relativamente ao consumo médio.
  • Pontuação Eco: o Driving Eco2 apresenta-lhe um relatório qualitativo sobre o seu estilo de condução com uma classificação geral entre 0 e 100 (sendo 100 atribuído à condução perfeita de um perito), bem como três índices que analisam detalhadamente as suas capacidades para:
  1. anticipar
  2. gerir a velocidade e as acelerações
  3. gerir as mudanças de velocidade. Os resultados apresentados permitem obter uma visão pormenorizada da sua condução.
  • O Eco-conselho é dado consoante as classificações obtidas e exibe conselhos adaptados para melhorar os hábitos de condução.

Os veículos elétricos

Também no veículo elétrico, é possível otimizar o consumo energético e, por conseguinte, maximizar a autonomia, graças a alguns princípios simples:

  • Criar um conforto térmico com a versão específica Driving Eco2 para os veículos elétricos.
  • Acelerar apenas quando é necessário.
  • Limitar a velocidade: manter tanto quanto possível uma velocidade constante em piso plano, aliviar o pedal do acelerador nas descidas e não procurar a todo o custo manter a velocidade nas subidas.
  • Antecipar: a melhor forma de economizar energia é não a desperdiçar. Por isso, é conveniente utilizar a função de recuperação de energia (zona azul do económetro) e limitar as travagens, recorrendo ao travão-motor que, num veículo elétrico, permite carregar a bateria.