Design

Estratégia de design industrial

A estratégia de Design da Renault, lançada em 2010 sob a direção de Laurens van den Acker, articula-se em torno do conceito do ciclo da vida. Esta estratégia, que faz do ser humano o foco central, associa a Renault aos seus clientes em todas as etapas da sua vida. Todos os concept-car revelados após o Salão de Paris 2010 iniciam uma etapa deste ciclo: DeZir, Captur, R-Space, Frendzy, Twin'Run e INITIALE PARIS.

O ciclo da vida

Atualmente, inspirado pela assinatura da Marca, «Drive the change», e sob a liderança de Laurens van den Acker, Diretor de Design Industrial da Renault, o departamento de Design procura expressar toda a dimensão humana da empresa através de uma nova estratégia baseada no ciclo da vida.

Uma estratégia que coloca a vida e o ser humano no centro de tudo e que é acompanhada por uma nova linguagem inspirada em três palavras-chave, em consonância com a visão da Marca: "simples", "sensual" e "acolhedor". Estes novos códigos de estilo irão sendo progressivamente aplicados aos novos veículos da gama.

Cada etapa da vida, equivalente às "pétalas" da estratégia de Design de Laurens van den Acker, é representada por um concept-car.

A emoção antes de mais!

  • O DeZir estreou a nova estratégia de Design do ciclo da vida em 2010. Este constitui a primeira etapa do ciclo da vida: "Apaixonar-se". O DeZir materializa o compromisso da Renault com um design mais emocional e exprime, com as suas linhas sensuais e a cor vermelho vivo, a paixão pelo automóvel. Equipado com um motor elétrico, combina o respeito pelo meio ambiente com a elegância automobilística.
  • O Captur apoia-se no estilo introduzido pelo concept-car DeZir, com uma vertente mais técnica, mais funcional. Apresentado em fevereiro de 2011, este concept-car aborda a etapa "Explorar" da nova estratégia de Design.
  • A terceira etapa do ciclo da vida, concretizada no R-Space, reúne elementos que durante muito tempo foram considerados opostos: a família e o espírito desportivo.
  • O Frendzy simboliza a etapa "Trabalho" desta estratégia. É o automóvel ambivalente por excelência: um automóvel comercial e, ao mesmo tempo, de turismo. É 100% elétrico e está equipado com um grande ecrã de 37”, um teto em tela que se adapta às formas dos objetos grandes que desejar transportar e duas portas vidradas que funcionam em sentidos opostos.
  • O Twin´Run apresentado pela Renault no 71.º Grande Prémio do Mónaco. Este concept-car corresponde à 5.ª etapa da estratégia de Design da Renault. Cultiva o espírito desportivo da marca e a paixão pelo automóvel, equipado com um chassis tubular criado especialmente para o universo da competição e com um motor V6 de 320 cavalos instalado em posição central traseira, inspirado no do Mégane Trophy. Descubra o Twin'Run.
  • Com o INITIALE PARIS, apresentado pela primeira vez no salão de Frankfurt de 2013, a Renault ilustra a arte de viajar em classe Executiva. Dotado do dinamismo de uma berlina, do caráter de um SUV e da luminosidade de um monovolume, este concept-car é a sexta pétala da margarida da estratégia de design da Renault: "Wisdom", devido à sua sabedoria e mente aberta... Descubra a gama Renault Initiale Paris.